Cuidar de physa


Marta Loureiro

Recommended Posts

Boa tarde!
Bem, recentemente ofereceram-me um aquário pequeno com dois caracois! Um deles não sei bem a especie, mas um deles tenho quase a certeza tratar-se de um pequeno physa.
Nunca tinha tido caracois, mas como me queria iniciar na aquaroflia, os meus pais acharam boa ideia iniciar-me com eles e mais tarde passar para os peixes.

Gostava então que me dessem informações sobre os physa: o que comem? Devo pôr plantas no aquário? Plantas de alguma especia especifica? Qual a capacidade do aquario, temperatura e ph perfeitos? Que tipo de comida lhes devo dar? Como é a reprodução dos physa? São hermofroditas? E se tiverem mais alguma informação de como posso cuidar destes pequenotes, digam, por favor :)

Cumprimentos, Marta Loureiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... normalmente o pessoal considera as physas como uma praga.

 

Na realidade elas dão-se em qualquer tipo de água (ácida ou alcalina) sendo preferível uma água com uma dureza relativamente elevada para não danificar a casca. A temperatura vai dos 18º aos 30º, por isso não tens qualquer problema. São hermafrodita completo, o que quer dizer que basta uma para se reproduzirem (daí terem tendência para virar praga, desde que tenham comida).

 

Quanto à comida, aceitam qualquer coisa. Desde comida para peixes, algas, vegetais como courgete ou alface cozida... Podes pôr umas plantas no aquário, elas vão-se entreter a comer as algas que sempre se vão formando nas folhas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, foi muito útil!
Sim, também já me apercebi que deve ser bizarro alguém os ter como criação :P
Só mais uma pergunta..que tipo de planta posso comprar e que sobreviva no mesmo tipo de ambiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta devia ser: que planta comprar que se dê bem no meu aquário. :tongue:

 

Como não sei que aquário tens... vou sugerir uma anúbia nana. Não são muito grandes e não precisam de muita luz nem grandes cuidados especiais. E têm umas folhas largas para as physas limparem.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bem... normalmente o pessoal considera as physas como uma praga.

 

Na realidade elas dão-se em qualquer tipo de água (ácida ou alcalina) sendo preferível uma água com uma dureza relativamente elevada para não danificar a casca. A temperatura vai dos 18º aos 30º, por isso não tens qualquer problema. São hermafrodita completo, o que quer dizer que basta uma para se reproduzirem (daí terem tendência para virar praga, desde que tenham comida).

 

Quanto à comida, aceitam qualquer coisa. Desde comida para peixes, algas, vegetais como courgete ou alface cozida... Podes pôr umas plantas no aquário, elas vão-se entreter a comer as algas que sempre se vão formando nas folhas.

 

Cumps.

por experiencia propria eles sobrevivem e procriam em agua gelada, neste momento tenho um bidão de guardar agua da chuva, mal meto as mãos lá dentro quase que ficam roxas, e todas as semanas apanha umas dezenas para servirem de alimento, são mesmo resistentes, acima dos 18 acredito que cresçam muito mais rapido :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais