Transformador 12 V com 1A ou com 500mA?


Recommended Posts

Boas,

gostava de colocar a seguinte questão:

numa fita de leds smd, qual dos transformadores dá mais luz?
Um com output 12V 1A ou um com output 12V e 500mA?
Ou dão ambos o mesmo?

Testei ambos e confesso que não encontrei diferença à vista desarmada.

Ela existe?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existe diferenças ,mas se o consumo da fita nao ultrapassar os 500ma nao vais ver a diferença.

agora se a fita tiver um consumo de 700ma entre um e outro vais notar que trabalha na masma com o de 500ma mas com um brilho muito inferior e pode ate nao arrancar.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convém teres um transformador com o dobro da amperagem q a fita de leds consome! ñ para dar mais luz mas para uma vida prolongada do transformador!

 

se tiveres uma fita de leds q te consuma 0.5A (500ma), se usares um transformador de 500ma ñ te vai durar mt pq vai estar sempre a trabalhar á máxima capacidade.

 

convinha saberes o debito máximo da fita para escolheres o transformador correcto... na duvida liga antes o de 1A (1000ma).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

Na página do fitas não diz mas andei à procura noutros vendedores e há um que vende as mesmas fitas e também vende transformadores de 12V e 5A.
Segundo ele, é o indicado...

Lembrei-me que talvez fosse possível usar uma fonte de alimentação de um PC velho... Aquilo debita 12V mas não faço ideia com que amperes trabalha.
E ocorreu-me outra questão. Uma fonte de PC que seja de 450 ou 500W consome esse valor por hora para debitar energia a 12V?
Julgo que não mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

 

Na página do fitas não diz mas andei à procura noutros vendedores e há um que vende as mesmas fitas e também vende transformadores de 12V e 5A.

Segundo ele, é o indicado...

 

Lembrei-me que talvez fosse possível usar uma fonte de alimentação de um PC velho... Aquilo debita 12V mas não faço ideia com que amperes trabalha.

E ocorreu-me outra questão. Uma fonte de PC que seja de 450 ou 500W consome esse valor por hora para debitar energia a 12V?

Julgo que não mas...

 

se dizem q o indicado é 5A então as fita deve consumir uns 2.5A (caso seja isso a fita debita uns 30Watts)

 

a fonte do PC tem um lado positivo e um negativo!

 

o positivo é q se for uma boa fonte tem uma eficiencia alta (superior a 80%) o q costuma ser de longe melhor q um simples transformador no entanto nem todas lidam mt bem qd sujeitas a potencias mt baixas (as PSU's qd normalmente qd sujeitas a cargas inferiores a 20% ñ conseguem ser mt eficientes). na label de lado da fonte consegues ver as especificações da mesma!

 

tens de procurar a potencia do rail de +12v no caso de ser single-rail ou +12v1/+12v2, etc no caro de ser multi-rail. mesmo sendo uma fonte barata e sem grande qualidade deverá facilmente conseguir debitar 10/15A no rail de 12v.

 

mesmo q uma fonte seja de 500W, 1000W ou até mesmo de 1500W só vai consumir o q o periférico lhe pedir!

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela explicação!

e esse excesso de amperes não é um problema?

Agora arrependo-me de ter mandado fora um velho PC que tinha aqui em casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela explicação!

e esse excesso de amperes não é um problema?

Agora arrependo-me de ter mandado fora um velho PC que tinha aqui em casa...

 

não! qq fonte de alimentação só fornece o q lhe é pedido (á excepção da voltagem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, não querendo abusar, pergunto se estes transformadores serviriam?
Em alternativa à fonte de PC... usava um por cada 1M.
Na verdade vou usar 80cm em cada aqua, mas ficava servido em excesso :)

http://www.ebay.co.uk/itm/AC-100V-240V-to-DC-12V-5A-Switching-Power-Supply-Converter-Adapter-5-5mm-x-2-5mm-/350632945681?pt=UK_Sound_Vision_Other&hash=item51a35a2811

 

É que vejo ali AC e DC e tenho receio que não possa usar pois os leds precisam de corrente contínua, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, não querendo abusar, pergunto se estes transformadores serviriam?

Em alternativa à fonte de PC... usava um por cada 1M.

Na verdade vou usar 80cm em cada aqua, mas ficava servido em excesso :)

 

http://www.ebay.co.uk/itm/AC-100V-240V-to-DC-12V-5A-Switching-Power-Supply-Converter-Adapter-5-5mm-x-2-5mm-/350632945681?pt=UK_Sound_Vision_Other&hash=item51a35a2811

 

É que vejo ali AC e DC e tenho receio que não possa usar pois os leds precisam de corrente contínua, certo?

 

podes perfeitamente!

 

o Input Power é AC, corrente alterna (corrente electrica das nossas casas). depois o Output Power é DC. corrente continua! q é o tipo de corrente q precisas para alimentar as leds!

 

EDIT: tendo em conta as especificações, está com um preço brutal! espero q tenha qualidade!

 

se tiveres por aí uma fonte de alimentação de um pc portatil, caso seja de 12v e nao o precises tb o podes usar!

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso seria perfeito, mas não tenho... :)
Vou ver se consigo arranjar a fonte de alimentação. Se não conseguir, mando vir disto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso seria perfeito, mas não tenho... :)

Vou ver se consigo arranjar a fonte de alimentação. Se não conseguir, mando vir disto!

 

aquele q me mostras-te é perfeito... só desconfio é da qualidade por causa do preço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo! Quando questionas a qualidade, referes-te ao tempo que ele vai durar antes de avariar, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo! Quando questionas a qualidade, referes-te ao tempo que ele vai durar antes de avariar, certo?

 

normalmente nas fontes de alimentação de baixa qualidade o problema ñ é o tempo q demoram a avariar mas o q levam a traz qd avariar :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edit: falso alarme... pensei que tinha encontrado uma alternativa aos transformadores que coloquei acima :)

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação: já tenho fonte de PC!
Mas com alguns receios pois pouco ou nada percebo disto.

 

Ora bem, como se vê na img abaixo, ela debita 12V com 18A. Boa, certo!?

DSC_0220-2_zpscb59cb52.jpg


Segundo pesquisei online, os fios amarelos são os que transportam a corrente com esta voltagem e amperagem.

Sem instrumentos é possível dizer com toda a certeza quais são?
Tudo o que encontrei online diz que são os amarelos mas não me apetecia nada queimar uma tira de leds a experimentar os errados...

 

Outra coisa é que ela não liga quando a ligo à tomada mas isso deve ser porque preciso de ligar um cabo verde a um dos pretos, certo?
Pelo menos foi o que vi em

Acho que vou fazer aqui mas dentro da caixa. Fica mais bonitinho...

 

Em suma, tenho de ligar o verde ao preto para que ela fique a funcionar e devo usar um amarelo e um preto para alimentar as tiras de leds.
Só não sei se devo ligar cada fita num amarelo ou todas as fitas num amarelo. Presumo que o ideal seria um amarelo por cada fita, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-te aqui esta imagem q te pode ajudar a localizar na ficha molex os +12v, +5v e um truque para obteres +7v.

 

PS: os fios pretos (COM) é sempre o negativo (-)

 

7vmod.jpg

 

Para ligares a fonte tens de fazer um chant entre o fio verde e um preto!

 

atxpowerbypass.jpg

 

 

Como a fonte só tem um rail de 12v podes ligar todas as fitas num só fio amarelo! se quiseres podes distribuir... é indiferente!

 

o ideal (convinha teres o minimo de conhecimento de electrónica) era limpares a fonte de tantos fios! se tiveres duvidas é melhor ñ fazeres nada ñ vás costar algum fio q seja preciso :roflroll2:

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha pensado em cortar e isolar todos os fios de outras cores que não vou usar.

Tenho a certeza que, todo o fio que sair para fora da caixa da fonte, e que não seja preto e/ou amarelo, não vou precisar dele :)


E o chant vou fazê-lo dentro da caixa da fonte para não ficar à vista.

 

Penso que vou ligar uma fita por cada fio. Fica mais barato... ;)

 

Quanto aos 7V, qual é o truque? E para que preciso de 7V?
Para alimentar uma ventoinha, por exe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha pensado em cortar e isolar todos os fios de outras cores que não vou usar.

Tenho a certeza que, todo o fio que sair para fora da caixa da fonte, e que não seja preto e/ou amarelo, não vou precisar dele :)

 

E o chant vou fazê-lo dentro da caixa da fonte para não ficar à vista.

 

Penso que vou ligar uma fita por cada fio. Fica mais barato... ;)

 

Quanto aos 7V, qual é o truque? E para que preciso de 7V?

Para alimentar uma ventoinha, por exe?

 

o truque é na ficha molex usar o fio amarelo e o vermelho, sendo NESTE CASO o amarelo o positivo (+) e o vermelho negativo (-)

 

serviria basicamente para o caso de ñ quereres tanta luz (normalmente as led's tb trabalham a voltagens inferiores dando assim menos intensidade de luz, era questão de consultares os dados técnicos das fitas)

 

PS: em informatica é uma maneira barata de se "calar" um pouco as Fans já q as vezes a 12v são mt ruidosas mas a 5v fica com pouco airflow. a 7v costuma ficar no ponto.

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob pelas dicas!


Já fiz a pequena alteração e a fonte já funciona quando a ligo à corrente.

 

Já testei ligar os leds aos fios amarelo e preto e tudo ok!

 

Agora debato-me com a dificuldade em soldar fios às extremidades das tiras de leds.
A solda não agarra e acho que vou ter mesmo de comprar destas pecinhas: http://www.ebay.co.uk/itm/10x-LED-Strip-Connector-15cm-Wire-8mm-10mm-For-RGB-3528-5050-Strips-/180856644669?pt=UK_Home_Garden_Night_Lights_Fairy_Lights&var=&hash=item2a1be5643d

 

De qualquer forma, obrigado por toda a tua ajuda, João Reis! :thumbup3: :thumbup3: :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob pelas dicas!

 

Já fiz a pequena alteração e a fonte já funciona quando a ligo à corrente.

 

Já testei ligar os leds aos fios amarelo e preto e tudo ok!

 

Agora debato-me com a dificuldade em soldar fios às extremidades das tiras de leds.

A solda não agarra e acho que vou ter mesmo de comprar destas pecinhas: http://www.ebay.co.uk/itm/10x-LED-Strip-Connector-15cm-Wire-8mm-10mm-For-RGB-3528-5050-Strips-/180856644669?pt=UK_Home_Garden_Night_Lights_Fairy_Lights&var=&hash=item2a1be5643d

 

De qualquer forma, obrigado por toda a tua ajuda, João Reis! :thumbup3: :thumbup3: :thumbup3:

 

pois... depende do tipo de solda e ferro q usas! parece q o estanho é todo igual mas ñ! se ñ consegues, ñ forces pq podes queimar isso tudo com o ferro! nesse caso fazes bem comprar isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas!!!


Nunca tinha ouvido falar em flux. Já vou pesquisar.

 

Como não gosto de me sentir 'derrotado', hoje de manhã fui a uma loja de electricidade perto do meu trabalho e lá, gentilmente, ofereceram-me um bocado da solda que eles usam.
Vou ver se corre melhor.

 

Quanto ao ferro, não percebi em que é que pode influenciar. A sua função é aquecer, certo? Este aquece o suficiente para derreter a solda.
Por isso julgo que sirva...

 

Lá também me explicaram como devo proceder:
1º colocar um pingo de solda no local onde pretendo soldar o fio. Deixar solidificar.
2º cobrir o fio que pretendo soldar com solda.

3º soldar o fio ao pingo de solda que tinha sido anteriormente feito no passo nº 1


Fica a explicação para quem, como eu, seja :n00b: eheheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão. Tenho-a cá mas a soldadura não correu bem. Por mais que tentasse não os consegui fixar.
Deve ser nabice minha...


Talvez amanhã a leve à loja de artigos electricos perto do meu trabalho para eles me soldarem os fios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.