Aquários para CRS e Red Cherry


tomas.santos

Recommended Posts

Boas!

Mantenho já a algum tempo num aquário uma colónia de CRS que ao final de alguns meses, decidiram ter uma postura sem eu me conseguir aperceber disso.. Tudo isso coincidiu com o upgrade que estava a preparar..

Neste momento conto com dois aquários, um que esta todo montado com uma colónia de CRS, a pequenada e uma colónia de red cherry e outro aquário maior ainda por montar..

Neste momento estou com algumas dúvidas..

Construí uma estrutura para apoiar três aquários, um nano salgado e os dois nanos dos camarões..

Vou montar os dois nanos para os camarões mas nao sei como deixar a sua população..

Devo separar os CRS adultos das crias? De maneira a apurar a grade? Ou devo mante.los com os pais e só tentar apurar com a próxima postura?

Os aquários tem 45x28x30 e 40x25x20 (em funcionamento com as duas colónias)

Digam.me o que fazer pois estou com algumas dúvidas em relação ao que será melhor..

Mais tarde irei postar algumas fotos para ilustrar melhor o que estou a tentar dizer...

Cumprimentos,

Tomás Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, visto que ninguem me ajuda, vou começando a apresentar algumas coisas que já tenho aqui pela cabeça..

 

Em relação a setup para o aquário de 45*28*30 fica:

 

Iluminação: 1x PL 18W

Filtro: Cascata de 120 l/h

Termostato: Jagger 50W

 

Agora estou com pequenas duvidas em relação a flora..

Tenho algumas doses de musgo de Java, fissidens e riccardia, isso vou por de certeza..

Mas queria adicionar algumas plantas de tapete..

As minhas opções seriam:

-Glossostigma elatinoides

-Hemianthus callitrichoides ''cuba''

-Pogostemon Helferi

A minha duvida é: Tendo um bom substrato fertil aliado ao new amazonia, consigo manter estas plantas sem adição de CO2?

 

O hardscape será apenas com uma pedra dragon stone que ca tenho e possivelmente um tronco mangrove

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora sem perceber muito da coisa acho que será difícil pelo menos as plantas fazerem um bom tapete, primeiro porque a iluminação é escassa embora possa ser suficiente para "manter" as plantas e segundo porque a cuba pelo menos acho que é mais ou menos exigente mas nunca mantive nenhuma das duas (glosso e cuba) espera que mais alguém opine xD

 

Quanto aos invertebrados penso que o ideal é teres um aqua só para o apuramento dos CRS e no outro juntares CRS low grade e Red's daí que vais mantendo os adultos de melhor grade e substituindo os "piores" pela descendência que vá surgindo com melhor qualidade, acho que não estou a dizer nenhuma asneira mas mais uma vez se calhar não é pior esperares por alguém mais expert na coisa ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vais conseguir manter nenhua das plantas de tapete que indicaste sem co2, a luz até que nem é o teu maior problema, mas se tivesses outra igual mais co2 já conseguias fazer qualquer coisa.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sim, mas visto que e um aquario so para manutencao e reproducao de crs, queria evitar meter co2, nao va o diabo tece.las..

Visto isto, que opcoes e que tenho para plantas de tapete e medio plano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao percebo porque é que queres separar os crs que nasceram dos adultos. nao estas a apurar nada assim ...

 

deixa a colonia crescer ... deixa os juvenis crescerem ... depois disso tudo é que podes separar os camaroes de melhor grade para outro aquario ( ou tirar os piores ... tanto faz ).

 

so com uma duas desovas nao vais ter grande coisa para separar.

 

se fosse eu , deixava estar rcs num e crs noutro. com o tempo e varias desovas, é que separava os melhores dos piores. isto tanto com os rcs como os crs.

 

eu fiz isso com os meus rcs e é o que vou fazer com os crs. mas primeiro deixa-los criar á fartazana.

 

atençao aos parametros dos aquas ... 2 aquas tendem a ter 2 parametros diferentes.

os red cherry nao se chateiam muito ... ja os crystal red ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

por isso e que coloquei aqui essa duvida em relacao ao apuramento..

Sim, é essa a minha ideia principal, crs num aqua e rcs noutro..

Mais logo vou a minha fishroom e vou tirar fotos para mostrar o andamento da coisa.. O movel ja esta montado, apenas falta pintar, isso ainda me vai ocupar o resto da semana, queria ver se este domingo ja conseguia por o aquario a ciclar, mas como tenho o de 1,5m para montar, nao sei se consigo..

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais