Ajuda Novo Filtro - Externo


Recommended Posts

Boa tarde,

à cerca de um ano recomecei um aquario com a vossa ajuda depois de várias tentativas falhadas (peixes agua fria, filtragem, ciclo azoto, TPA, etc, etc erros atrás de erros...) e por agora está tudo a correr bem.

tenho 6 guppies, 1 corydora, 2 neons, 2 platy, musgo java, feto java, anubia ana num aquario de 50x30x30 e com filtro interno sera fil60 (esponja+sera mini siporax+lã de vidro).

 

neste momento tenho tudo estabilizado mas cheguei à parte do "comodismo". já me chateia todas as semanas/ou de duas em duas andar a meter as mãos no aquario para limpar o filtro, levantando e saíndo sujidade, pelo que pretendia passar para filtro externo.

 

Problema: qual o filtro externo adequado? não prevejo a curto/médio prazo autorização da patroa para mudar para um aquario maior.

 

Eheim ecco pro 120 - 2032 será uma boa opção? filtro de cascata não.

 

ou devo continuar mesmo com o interno??

 

obrigado desde já.

mike

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada??

resta dizer que não me importo de pagar por um bom filtro, desde que adequado para a litragem.

vi este na pet4you:

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/boyu-ef-05.html BOYU EF-05

e

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/tetratec-ex400.html TETRATEC EX 400

e

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/fluval-105.html

serão adequados?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite, ora vamos la começar, se não me enganei nas contas o teu aquário conta com perto de 45L, se quiseres por um filtro externo que te de pouco trabalho de limpeza terás de ter uma filtragem perto das 5X da litragem que tens.... se contarmos que os débitos dos filtros são calculados com eles vazios, com as mangueiras sem curvas e com o filtro ao lado do aquario... tendo em conta que podem perder até 50% do debito indicado pelo fabricante, nao te recomendo um filtro com menos de 400 LH

 

queres intervalos grandes sem manutenção, por isso a escolha de um filtro que cumpra a litragem que precisas e com uma boa quantidade de materias filtrantes deve ser a tua prioridade.

 

o teu aquario é relativamente comprido, vais precisar de alguma corrente para te "levar" o lixo do fundo para o filtro... mas corrente a mais também pode desarrumar o aquario, mas podes conseguir gerir essa corrente com o direcionamento da saida do filtro, ou com o uso de uma flauta.

 

dos que disseste:

 

este:
http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/boyu-ef-05.html

 

parece-me ser fraco demais

 

este:
http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/tetratec-ex400.html

tem o caudal que precisas mas estás limitado pela altura da coluna de agua de 60Cm... o que praticamente so te permite ter o filtro ao lado do aquario.

 

e este:

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/fluval-105.html

existem poucos detalhes sobre este, faz a litragem necessária, e aparenta ter bom balde, no entanto nao encontrei informaçoes sobre o consumo, e isso tambem deve ajudar a decidires. no entanto os filtros fluval tambem limitam a utilização pelo tipo de mangueiras com que veem fornecidos, pois é algo muito especifico que nao te permite trocar facilmente.

o da eheim que referiste:
http://www.aquaristic.net/Eheim-ecco-pro-130-2032.html

 

tens aqui um site que te compara a maioria dos filtros do mercado

http://www.thetropicaltank.co.uk/pi-extf.htm

dos que viste é o que se ajusta melhor à função, mas apresenta pouca capacidade para matérias filtrantes, no entanto é economico, quer na aquisição quer no consumo diário.

 

se não te importas de gastar um pouco mais talvez seja de ponderar adquirires este: Ecco Pro 200 -2034 que ja leva quase 1 litro a mais de materias filtrastes, ou então um 2213 em que tens 3L de matérias filtrantes disponíveis e 400L de debito

 

http://fish.aquaristic.net/Eheim-ecco-pro-200-2034-external_aquarium_filter.html

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-classic-2213-plus.html


os filtros da eheim não teem por costume criar demasiada agitação da agua, por isso é que te os proponho com alguma litragem a mais, no entanto podes sempre controlar um pouco do caudal ajustando as torneiras de saida.

 

tens inumeras opçoes, cada uma delas com os seus pros e contras, eu estou habituado a duas marcas que recomendo interamente, a Eheim e a JBL.

com este longo texto não te quis encaminhar para nenhum dos filtros em especifico mas mostrar o que julgo que deves ter em conta na aquisição de um. que na minha opinião e por esta ordem deve ser, Debito, capacidade de matérias filtrantes, consumo por hora, facilidade em fazer a manutenção ou em arranjar peças e so por fim o preço de aquisição.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro utilizar um caudal reduzido com plantas.

 

Mais barato - Eheim 2211 (apenas 5w de consumo)

Para gastar um pouco mais - EHEIM ECO Pro 130 (um pouco mais caro mas também 5w de consumo)

São muito silenciosos e fiáveis.

O filtro de mochila seria uma boa opção se não ficar feio [um 'calhamaço' no vidro...], alguns utilizadores queixam-se do ruído ao fim de algum tempo.

 

Para os peixes e plantas que tens eu não iria para maior filtragem (leva isto como apenas mais uma opinião).

Olha para o teu ecosistema e pensa se realmente precisas de mais caudal (a menos é mau, mas a mais também pode ser prejudicial).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos, em particular ao brunosilva39 pela detalhada explicação :):). Vou para um ECO Pro, mas ainda estou indeciso em relação ao 130 e ao 200; se por um lado a maior filtragem/espaço para matérias do 200 atrai-me, por outro o eventual caudal que possa causar no aquario (pequeno) assusta-me.
As torneiras que aparecem nas fotos servirão para reduzir o caudal???
obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.