1º Aqua :)


João Marques

Recommended Posts

Boas pessoal ,

 

É o meu primeiro post nesta comunidade que espero que sirva para me tirar muitas duvidas e dar algumas dicas nesta iniciação a aquariofilia :D

 

Portanto, tenho o seguinte "setup"

 

Material

 

Aquário Kit Ciano Aqualight 60 (60 cm / +- 50 L)

Filtros incluídos no Kit

Termostato incluido no Kit (50W)

Iluminação 1 lâmpada incluida no Kit

 

Hardscape

 

Substrato - Ada New Amazonia

 

Plantas

 

1x limnophila sessiflora (ambulia)

 

Peixes

 

1x Plecostomus

1x betta splendens

 

 

Gostaria de saber as vossas recomendações quanto a plantas e peixes que posso colocar

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D bem vindo ao forum e a aquariofilia

Quanto a flora: umas elodias e umas valisnerias sao de facil manutençao e Lindas :D

Quanto a faunda: sabes que esse Plecostomus atinge os 50cm ? Nao e mesmo aconcelhado um aquario tao pequeno :s

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eventualmente terei que o dar ou trocar, porque um peixe de 50cm não pode ficar neste aquario. O que aconselhas como limpa fundos / vidros ?

 

Terei que comprar um betário e ofereço este betta a minha irmã, ela vai agradecer xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o beta nao compres nada com menos de 10L por favor :S

para limpa fundos/ vidros podes escolher peixes fantasticos como Ottos ou coryodoras : ) os ottos sao mais limpa vidros e as corydoras mais limpa fundos

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua continua com a água bastante turva. Sei que com este substrato é normal levantar alguma "poeira" mas pensei que a filtragem fizesse mais efeito. A bomba parece que é regulável e ja mexi para um lado e para o outro e o nível de "bombeamento" é sempre o mesmo e parece-me muito fraco. Isto vai baixar os níveis de oxigénio na água, certo?

 

Tudo isto porque comprei 4 barbos tigres e morreram-me 2 deles :( começaram por andar muito á superficie da água, depois perderam a côr e por fim morreram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toda a gente diz que os plecostomus atingem os 50cm....Sim e não.

Primeiro demoram anos até lá chegar e depois o espaço limita o crescimento do peixe (atenção que com isto não quero dizer que não fique grande demais para o aquário)

 

Os bettas podem facilmente estar com outros peixes desde que tenham espaço para tal.

 

Como tens 60L podes escolher muita coisa (mas com isto não quer dizer que compres muitos da mesma espécie)

 

Uns Neons ficam bem em qualquer lado. Facilmente colocas aí 8 sem problemas.

No fundo, umas 6 corydoras

Podes meter um ou dois otocinclos.

 

Se não queres ter demasiado trabalho podes colocar guppys e mollys mas atenção que se eles começam a criar.....parecem ratos.

De resto...só posso dizer que antes de comprar por impulso vê as caracteristicas da espécie para não haver erros.

 

Quanto à poeira, eu costumo passar o areão sempre por água antes de ir para o aquário para evitar névoa e demorar a assentar. mas o que está feito..feito está.

 

Disseste que morreram..há quanto tempo tens o aquário montado?

Não sei se já leste sobre o ciclo de azoto (se não leste aconselho vivamente)

E claro..Se usares água da torneira convém veres o pH dela e retirar o cloro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas sugestões :)

Quanto ao areão, a própria embalagem dizia para não passar por água, porque eu sabia que isso era uma das coisas a fazer antes de meter o substrato no aquário. Não sei como vou resolver isto. O aqua tem cerca de 2 semanas, mas não fiz o ciclo do azoto :(

 

Para regular os valores da água utilizei os produtos que vinham com o kit. API Aqua Pur e API Filter Activ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que notei quando os barbos-tigre morreram, foi que antes disso andavam bastante a superfície enquanto que os outros andavam por todo o lado.

 

Neste momento tenho mais peixes perto da superfície. Deixo aqui uma foto:

 

jmSN4.jpg

 

O que acham que pode estar a causar isto? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem cerca de 2 semanas, mas não fiz o ciclo do azoto :(

 

 

Aí tens a resposta à tua questão... Não se pode pegar num aquario, encher com água da torneira e colocar peixes lá para dentro...

 

Eles estão assim quase de certeza devido a um pico de amonia!!

 

Neste momento julgo que o que será mais aconselhado é:

- Se tiveres os testes, faz assim que possível e vais confirmar o motivo;

- TPA de 50% e daqui a 1 semana, mais 1 de 25%;

- Reduzia a quantidade de comida aos peixes/ ou frequência;

- Adicionava algumas bactérias para acelerar o ciclo

 

Mas talvez alguém mais experiente te consiga ajudar melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz TPA 50% + limpeza parcial do filtro de espuma e melhorou um pouco, mas está a voltar ao mesmo, nota-se que fica algo turva a água..

 

O que aconselham para colocar em cima do substrato? Acho que se tiver alguma coisa por cima não vai levantar tanta poeira..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ñ tens nada por cima do substracto fertil?! é q se for assim tens de meter areão (ou outro tipo de substracto inerte!)

 

limpas-te as esponjas do filtro com agua do aquario ou agua da torneira?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para mim a meu ver o unico problema de estar aconteçer isso aos peixes tem tudo a ver com o ciclo do azoto..

e já agora mostra-nos umas fotos do aqua completo. :)

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho nada por cima. O que recomendas? Ficaria bem em preto?

Lavei com agua do aquário claro :)

tens sempre de colocar substracto inerte em cima do substracto fertil! ñ sou a melhor pessoa para te indicar substractos inertes mas tens o tipico areão, areia, tb tens o JBL Manado. é melhor esperares pelos pros :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens que por nada em cima do ADA Amazonia. O que acontece é que este é um substrato rico próprio para plantados densos e toda a gente sabe que liberta muita amónia durante as primeiras 3-4 semanas. Foi por isso que os teus peixes morreram. É por isto que os teus peixes estão sempre à superfície. E é por isto que não se deve meter peixes num aquário antes de 1 mês. Agora só tens uma solução: Faz TPA de 50% todos os dias durante 1 semana. Depois de 2 em 2 dias durante mais uma semana, e assim por diante.

 

Espero que tenhas aprendido a lição para evitar mais mortes de peixes por negligência.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocar substrato inerte vai desacelerar a libertação de amónia por parte do ADA Amazonia? Neste momento e desde que fiz TPA 50% nunca mais tive problemas com eles, parecem-me em boas condições e ja "passeiam" bastante bem pelo aqua...

 

Vou adicionar ainda algumas plantas visto que a que eu tinha ficou partida (não sei como) e não se está a desenvolver :(

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei Areão de Quartzo preto por cima do substrato, aproveitando a TPA de 50%

 

Deixei o areão 2 dias num balde com agua e depois lavei bastante bem, a agua agora apresenta-se muito mais límpida e parece-me estar a ficar com muito melhor aspecto o Aqua :)

 

Falta-me adicionar 2/3 plantas para dar mais vida ao aqua e colocar talvez mais alguma decoração além das pedras que tenho

 

Aqui deixo uma foto , dêem a vossa opinião quanto a plantas e decorações

 

456950_499305946757932_1107950602_o.jpg

Editado por João Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que fizeste não tem pés nem cabeça ... O problema ira voltar mais depressa do que pensas não tens um filtro ciclado devias fazer como te aconcelharam... Teres adicionado esse areão por cima foi estragares um dos melhores substratos para aquario o ada é fertil mas tem uma linha especial fertil para por por baixo, se te informasses melhor e se tivesses lido as instruções devidamente que vinham com o mesmo tinhas chegado a essa conclusão sozinho.... Lamento pelos Peixes que perdes-te ... Continua com o regime de TPA's como o GMartins te disse ou os que tens não se vão safar ...

 

Boa sorte e informa-te e pesquisa sobre o ciclo de Azoto ... Quem te vendeu o substrato não te informou minimamente ?

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como assim? Estraguei o substrato? Ele continua lá..

O areão nao alterou o ph da agua..

 

Continuo a fazer TPA como o GMartins disse e agora a quantidade de poeira que se vê é mínima, porque agora nao é o substrato que liberta poeira para a agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o substrato não ficou estragado... mas adicionaste uma coisa que não te vai ajudar em nada. não é por colocares esse substrato por cima do ada, tipo tampão, que ele vai deixar de libertar amônia.

como já te disseram esse substrato tem um modo de utilização próprio. é pena o teres coberto pois é um dos melhores areao no mercado neste momento, também um dos mais caros...

devias depois de o ter colocado, ter feito tpa's todos dias de 50% durante a primeira semana

na segunda semana dia sim dia não

3 semana 50% 2x por semana

 

neste período seria a melhor altura para plantares

o ciclo iria se fazer, as plantas consumiriam a amônia e passado 1 mesito podias colocar os primeiros peixes

 

baralhaste um bocado as coisas...

 

agora deixa como ta, nada a fazer.

 

faz as tpa de acordo com aquilo que te disse, vai plantando qualquer coisa sempre ajuda e tem paciência...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.