Ric@rdo Posted November 28, 2012 Posted November 28, 2012 Bem pessoal, nas ultimas semanas tenho andado numa grande batalha a tentar produzir o bem dito do CO2 caseiro!! Mas tenho tido algumas dificuldades... Já andei a sondar o Forum, google, youtube e afins.. conclusão ainda saí mais confuso!! Fiz um sistema DIY e utilizei a receita do fermento biológico + bicarbonato de sódio + açucar 1ª tentativa e bolhas nada!! Aumentei as doses e tentei eliminar o factor temperatura... Obtive umas bolhas, mas nada de muito significativo! Mas mesmo assim durou cerca de 1 semana.. Fiz nova receita e continuei com os mesmos resultados... Mas descobri que o Biarbonato de Sódio estava fora da validade!! Há quase 1 ano loool. Probavelmente influencia o resultado final? Já me aconselharam a receita da gelatina, mas as receitas que tenho falam de 4 pacotes de gelatina!! O k me parece 1 exagero.. Será que me podiam partilhar as vossas experiências e receitas? É necessário retirar o CO2 durante a noite? Devido ao baixo consumo? Num futuro próximo vou optar por um outro sistema, mas para já queria ver se conseguia manter com o caseiro! Muito obrigado 1º Nano Reef New World
almartin Posted November 28, 2012 Posted November 28, 2012 Boas, o que uso é 250g de açucar, uma colher de sobremesa de fermento de padeiro, uma de bicarbonato e um litro de agua morna. Dura me entre 1 a duas semanas com uma bolha por segundo. Julgo que não é mau. Cumps
fabio j Posted November 29, 2012 Posted November 29, 2012 Boas, Eu antes de ter o pressurizado fazia a de gelatina (com os 4 pacotes dos mais baratos como é obvio) e durava-me cerca de 1 mês sempre a debilitar bolhas!! Sempre usei essa sem problemas. Mas agora com o pressurizado, não quero outra coisa! [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]CumprimentosFábio Joaquim
ShakeS Posted December 17, 2012 Posted December 17, 2012 Esta é a que uso: Estou usando uma Garrafa de 2L e um difusor de CO2 Boyu C170 nela... A receita seguinte está durando em torno de 25 dias, tocando o difusor normalmente. Quando não consegue mais pressão para o difusor eu substituo a garrafa e a velha coloco em uma pedra porosa, a qual ainda continua produzindo por mais uns 10 dias. A minha receita é a seguinte: 1ª parte 3 caixas de gelatina (As Royal trazem 2 pacotes cada caixa, basta usar 1 caixa e meia :D ) 1 Colher de Chá de Bicarbonato de sódio 300g de açúcar cristal. 1200ml de água. Prepare a gelatina com uns 700ml de água, dissolva bem pois a mistura vai ficar bem saturada. Retire do fogo a panela e adicione o açúcar na água quente da gelatina, dissolvendo-o. Misture o restante da água fria e depois o bicarbonato. Quanto mais quente a água mais espuma faz o bicarbonato. Deixe descansar um pouco para a espuma do bicarbonato baixar. Coloque na geladeira por uma noite, Aproximadamente umas 9 horas. Eu não deixo a gelatina ficar muito dura. As vezes deixo a garrafa deitada, ou faço um furo no meio da gelatina com um cano, para a solução penetrar até o fundo. 2ª parte 1 Colher de chá de bicarbonato de sódio 1 Colher de chá de fermento 300g de açúcar Dissolva o açúcar em 250ml de água "morninha" (pq se colocar morna é perigoso colocarem quase quente.. hehe), adicione o fermento e o bicarbonato. Eu uso aqueles Quick Shack para bater tudo isso, como se fosse um coquetel. Coloque essa mistura dentro da garrafa. Se precisar complete a garrafa com água "morninha", mas deixe um espaço para a espuma. Eu uso como parêmetro um dedo abaixo da início do afunilamento da boca da garrafa. (nossa.... hehe) Eu uso uma garrafa de 2L ligada a uma garrafa de 600ml a qual uso como contador de bolhas e como uma forma de escape, caso dê a loca na gelatina e gere muita espuma, então a espuma vai ter que encher a garrafa de 600 antes de passar para o aquário, assim dá tempo de ver o que aconteceu. Espero que seja útil para alguém. Sobre a gelatina, morango é minha preferência.. não escolha uma marca muito vagabunda... hehe, já vi diferença na produção... não sei se foi coisa da minha cabeça.
Pedro Nobre Posted February 18, 2014 Posted February 18, 2014 olá, poderia explicar-me o processo da segunda garrafa, a que conta as bolhas.. como liga ao aqua e como e que a primeira garrafa liga a segunda? abc
Recommended Posts