Ajuda em projecto para estufa


Visitante

Recommended Posts

Biba.

queria fazer uma estufa para plantas, mas não sei por onde começar.

Alguem tem ideias ou projectos?

Tem muitas coisas que não sei:

Muita ou pouca iluminação?

As plantas devem estar com as raizes em agua ou numa materia tipo lâ ou noutra coisa qualquer?

No caso d ser em agua essa agua deve ser corrente ou estagnada?

Devo tapar a estufa com plastico ou deve estar mesmo ao ar livre?

Como veem ainda me falta saber muita coisa (quase tudo).

 

Só ara terem uma ideia eu pretendo instalar essa estufa dentro de casa e nao pretendo uma coisa muito grande, ai com uns 2 metros quadrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que ninguem dizia nada eu pesquisei um bocado e com aquilo que li fiz isto:

 

-Arranjei 2 caixas em plastico cada uma com 100*50cms e com 30 cms de altura.

-Comprei pequenos vazinhos ceramicos com um furo em baixo.

-Instalei por cima de cada caixa uma lampada de 18 watts.

 

Agora as duvidas:

 

-Que tipo de terra devo usar? Aquela vendida em sacos previamente adubada? Ou outra?

-Tambem li que dentro da estufa deve existir agua (mais ou menos 5 a 8 cms) essa agua deve estar em movimento? Estagnada? Devo usar fertelizante liquido(tipo Tmg)??

-Vi em algumas fotos estufas não tapadas, vi outras isoladas do ar em geral por um plastico, qual é a melhor situação?

-Aquecimento? Sim ou não? Se sim, com um vulgar termostato dentro de agua? A que temperatura?

- Já agora, em algumas lojas as plantas estao dentro de um aquario cheio e agua, esta solução é melhor ou pior que uma estufa?

 

São muitas perguntas, mas estou certo que voces me vão ajudar.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tenho-me contido em responder a este tópico, pura e simplesmente porque não percebo nada de plantas.

Eu sei que a tua principal questão se prende com o facto da estufa, da sua construção, manutenção, parâmetros, etc. Mas não achas que deva ser uma questão para o sub-fórum de plantas?

É apenas a minha opinião. Talvez tenhas mais sorte por essas bandas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem posso falar da minha experiença que é exactamente o de criar uma estufa numa embalagem de plastico.

No meu caso fiz da seguinte maneira:

- Solo, no inicio coloquei areia fertelizante (alem de fertelizar serve para haver uma area onde a água possa fluir e ser armazenada, em cima desta camada coloquei terra vegetal com humus.

- Água: enchi até começar aparecer imediatamente onde acaba a terra, ou seja está de forma a ter a terra sempre humida (atenção que não é debaixo de água, é só humida)

 

Agora as tuas duvidas:

- A luz depende e muito do local onde irás por a caixa, no meu caso está numa marquise e apanha somente a luz do sol (nunca directamente).

- Agora quanto ao aquecimento a unica forma de aqueceres seria por aquecedor de terrario, mas na minha opnião não é nada necessário antes pelo contrário e o mesmo aplica-se á luz. Passo a explicar, o grande problema de estufas é a temperatura e ter-se de ter uma quantidade enorme de humidade. Se colocares uma lampada numa estufa fechada o que vai acontecer é que as plantas irão ser cozinhadas com o calor, novamente aplica-se ao aquecedor (embora aqui ele simplesmente vai andar sempre desligado).

Quanto a teres as plantas dentro ou fora de água, tudo depende do que queres fazer, se queres ter plantas de forma emersa (fora de água) tem de ser da maneira que descrevi em cima. No caso de colocares as plantas dentro de um aqua, ai terás de dar exactamente as mesmas condiçoes que dás a um aqua plantado.

Espero que tenha tirado algumas duvidas, no entanto continua a tua investigação para apreendermos os dois bigsmile

 

Abraço,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho estado a pensar em montar uma estufa e infelizmente, na net, não tenho encontrado muita coisa.

 

Pelo que tenho lido, não é necessário usar um termóstato. As condições necessárias para o cultive emerso de plantas aquáticas são: iluminação e humidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ops, continuando

 

Deveremos sempre ter uma boa iluminação e altos níveis de humidade. O substracto deve sempre ser mantido molhado.

 

Relativamente ao movimento da áqua não sei o que se deve fazer. Já li que através deste método não necessita de um sistema de filtragem :shock: . Deveremos oxigenar a água, através de uma bomba de água?

 

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.