Mais uns pequenotes...(TODOS MORTOS)


allen

Recommended Posts

Boas,

Já nasceram os trewavasaesinhos... :D

Penso que são entre 6 a 9 filhotes...só consegui fotografar uns 3...sempre que me aproximo do aquario eles fogem para dentro da boca da mãe ou então é ela propria que os persegue.

 

Pic_3455_19.jpg

Pic_3455_20.jpg

 

A Pousada da Juventude.... :wink:

Pic_3455_21.jpg

 

Os papás...

macho

Pic_3455_22.jpg

 

femea

Pic_2270_13.jpg

 

 

Aproveito para dizer que aceito reservas (para oferta claro…) de todo o pessoal do Norte ou a quem se quiser deslocar ao Porto para ficar com um ou outro filhote deste casal ou dos P. elongatus das fotos em baixo.

 

Os papás...

 

Pic_3455_23.jpg

 

... e os filhotes, agora com 1,5cm

Pic_3455_7.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Pic_2272_35.jpg

Pic_2272_36.jpg

 

Boas,

Á noite cheios de vida…de manha todos mortos. Como é possível uma coisa destas acontecer…depois de tanta dedicação...é mesmo triste. Alguém me pode dizer o que pode ter corrido mal.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho muita pena pelo k aconteceu... ainda mais k hoje ia aí buscar alguns... mas enfim, paciência.. imagino como deves estar triste...

Lembra-te de qualquer das formas k a paciência e a preserverança são duas qualidades imprescindíveis a qualquer aquariofilista!

Um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Joalmag,

 

Como estava tão aborrecido acabei por não indicar nada…

Eles estavam todos no meu aquário para criação de +/- 16L com um filtro interior (Eheim 2210 aquaball com cerâmica, algodão JBL, e um saquinho de carvão), uma bomba de ar, algumas plantas (fetos de java, Ceratophyllum demersum e outras) e alguns pequenos xistos, enfim, até ao dia de hoje não tinha tido qualquer tipo de problema semelhante a este…

A alimentação era à base das outras comidas para os peixes adultos só que triturada em pequenas porções (2 a 3x dia). O único problema que vejo…talvez as mudas de agua que foram raras…mas, ao ponto de matar os 11 peixitos de rajada, :D tenho as minhas duvidas.

 

Esticoin,

 

Haverá uma próxima…com certeza. :?

 

Abraço

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o tamanho e a filtragem do aqua em que mantinhas os peixes, nem a quantidade de comida que lhes davas, mas essa mortalidade parece-me NTS (New tank sindrome), ou TTS (Toxic tank sindrome), a primeira esta associada ás primeiras semanas de vida de um aquario em que compostos toxicos como a amonia se acumulam , matando os alevins, a segunda pensa-se que esta associada a bactérias ou protozoários, que colonizam os filtros, produzindo toxinas mortais, matando tudo no espaço de horas.

São frequentes em aquários com alevins, mas a ultima, é a menos frequente.

Eu por precaução aconselhava-te a esterelizar os materiais e filtros.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RCorreia,

 

Seguindo-me pelo teu ponto de vista, o motivo não será o primeiro que referiste (NTS) visto que esta era a 3ª geração de alevins neste aquário sem interrupções e antes estava a funcionar com o mesmo tipo de filtragem a já algum tempo com um casal de Brichardis. Sempre que introduzia uma nova fêmea com ovos no aquário efectuava a muda de agua na totalidade (com agua do aquário principal) .

Por isso leva-me a crer que talvez o segundo motivo se adeqúe mais às circunstancias.

 

Cumps

Obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa fotos dos peixes mortos, foram tiradas quanto tempo depois?, parecem ter estado em decomposição em água acima de 30ºC, ja viste a temperatura do aquário, de certeza que o termostato não pifou, ás vezes acontece, e fica sempre a trabalhar no máximo.

 

 

Nelson no teu caso é provavel, que tenha mesmo sido isso, mas ás vezes há pequenos protozoários, que fazem mortes repentinas em alevins, e os pais não são afectados, por isso a hipotese de doença não é improvavel, nos meus alevins costumo sempre adicionar uma pequena solução de Protozin, até agora nunca tive azares.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+/- 16L com um filtro interior (Eheim 2210 aquaball com cerâmica, algodão JBL, e um saquinho de carvão), uma bomba de ar

 

MotarSolitario, como vês ele tinha pelo menos uma Powerhead, mas tal como disses-te uma bomba e uma pedra difusora fazem milagres, nos meus aquários de alevins, é mesmo só isso que mantenho, faço é TPA´s regulares, com água madura.

 

Nelson, não te perguntei a ti, do termostato, mas sim ao allen, por causa das fotos que ele pôs..... :evil: , mas fico feliz por no teu estar tudo, ok :lol:8):shock:

 

Quanto ás hipóteses, nunca vão passar disso mesmo, só se recorrer-mos a um laboratório de análises chainsaw , contudo , se for TTS, dá para confirmar, é só por lá um peixito de que gostemos menos, e se morrer passado horas, confirma-se.... 8)

 

Allen ??, não te perguntei, mas chegas-te a medir a amónia/ph, e nitritos ??????, por alguma razão a filtragem pode ter entrado em Crash, e ter havido um pico de amónia. Atenção que a toxicidade da amónia, depende do ph do aquário, por isso este deve ser medido.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson

Eu apostava mais em morte por intoxicação alimentar...

Aconteceu-me o mesmo à muito pouco tempo...

Como é obvio não posso garantir que não seja esse o caso mas tendo em conta o tipo de filtragem, a quantidade reduzida de comida que dava e mais a bomba de ar (ainda que, sem pedra difusora (partida) :D ) custa-me a crer. Eu lembro-me do teu post e acho que estamos a falar de “cenários” distintos.

 

Rui

Essa fotos dos peixes mortos, foram tiradas quanto tempo depois?, parecem ter estado em decomposição em água acima de 30ºC, ja viste a temperatura do aquário, de certeza que o termostato não pifou, ás vezes acontece, e fica sempre a trabalhar no máximo.

Verifiquei que eles estavam todos mortos a meio da manha e as fotos foram tiradas por volta das 15h30/16h, a temperatura de facto estava um pouco elevada (29º), mas já estava assim á uns dias.

 

Rui

Allen ??, não te perguntei, mas chegas-te a medir a amónia/ph, e nitritos ??????,

Só medi o pH porque neste momento só tenho esse teste cá em casa… :D rondava os 8.

 

Cumprimentos a todos,

Obrigado pelos comentários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais