Duvida com CO2


Recommended Posts

Boa dia,

 

Ah cerca de 3 meses comprei um aquário d 138 L brutos, sendo o substrato areão do rio, utilizando pastilhas para as raízes.

 

Neste momento tenho Musgo de java, anubia, Vallisnerias gigante e Hygrophilia corymbosa.

 

Quanto ah iluminação tenho 3 x 18 w.

 

A minha dúvida é se devo injectar CO2? Se sim que tipo de co2? Caseiro ou de garrafa de paintball?

 

Cumprimentos

Rui Fragoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pergunta só depende de ti, e do que tu queres para o teu aqua. As plantas que têm, à partida, não precisam que injectes CO2. Mas como todas as plantas, vão crescer muito melhor se tiveres CO2. Mas isto também implica fertilizações e TPAs semanais... Enfim, há uma série de diferenças...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para adicionar à resposta do colega gmmartins, Também depende da fauna que tencionas colocar. Se pensas por invertebrados por exemplo, pode ser um risco...

 

Eu pessoalmente uso CO2 caseiro (garrafa de 1,5lt) para os meus aquários. Tenho os resultados que tenho, e gosto. Agora tudo depende...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

a minha ideia era a injecção de pouca quantidade de CO2cpara as plantas ficarem mais vigorosas.

 

Com isto só seria necessário fazer as fertilizações e TPAs a cada duas semanas que é como tenho feito. Corrija-me se não estou correcto.

 

Cumprimentos

 

Rui Fragoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo ao membro dg12 não estou a pensar em meter invertebrados, já que o aquário tem escalares e corydoras.

 

Eu tenho a facilidade de arranjar co2 das botijas pequenas de paintball. As botijas já trazem a válvula on/off para possibilitar a regulação da quantidade de co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, como não tinhas deixado a fauna explicita no setup, não sabia :)

 

Se fosse eu, já que tens essa facilidade, a fauna permite, e com a flora que estamos a falar, eu usava CO2. Mas isso sou eu :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha ideia era a injecção de pouca quantidade de CO2cpara as plantas ficarem mais vigorosas.

 

Com isto só seria necessário fazer as fertilizações e TPAs a cada duas semanas que é como tenho feito. Corrija-me se não estou correcto.

 

 

Não é bem assim. Um aqua onde se injecta CO2 é na prática um aqua acelerado. O CO2 vais estimular o crescimento das plantas e todo o seu metabolismo. Por esta razão, um aqua com CO2 requer fertilização à séria e uma excelente manutenção com TPAs semanais. Se este não é o teu plano, aconselho-te a deixares de fora o CO2.

 

Lê sobre aquas high-tech ou high energy.

Lê sobre métodos de fertilização (sugiro o Estimative Index "EI")

 

Acima de tudo, aconselho-te a ler para perceberes bem a dinâmica para que possas tomar uma decisão em consciência. Qualquer dúvida que tenhas é pôr aqui e o pessoal está cá para ajudar.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade para ajudar.

 

Uma coisa que eu já reparei é que mesmo que eu metesse agora c02 acho que não valia de nada porque não tenho substrato fértil e assim que o metabolismo das plantas acelerasse não tinham com que se alimentar.

 

Vou lendo mais um bocado e se tiver duvidas volto a colocar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que eu já reparei é que mesmo que eu metesse agora c02 acho que não valia de nada porque não tenho substrato fértil e assim que o metabolismo das plantas acelerasse não tinham com que se alimentar.

 

Também não é bem assim pois tens os fertilizantes líquidos. Mas lê sobre o assunto que vais ficar a perceber melhor a dinâmica da coisa.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.