Projecto Aquascaping - Reinício


aaabotelho

Recommended Posts

Olá. Penso em recomeçar esta actividade, e agora com mais paciência e a dar mais valor às coisas.

 

Queria fazer um projecto engraçado, para ser bonito de se olhar, embora mesmo um aquário sem grande layout fique horas a olhar para ele.

 

Estou a pensar adquirir um aquário com cerca de 50-60 cms, vou comprar calha com luz qb, queria um eheim 2213 ou semelhante de outra marca, injecção de CO2 (aconselham comprar umas garrafas baratas que já vi à venda cerca de 15 euros?)

 

Fauna: Pensei em Rasboras e Neons, mas penso que só neons vá dar mais cor ao aquário. Concordam? Ou junto os dois? Com um forte caudal de filtro e plantas, posso exceder a regra do 1cm/1 lt? Pq para um aquário de 60L (cerca de 54 litros reais), dá para 12-14 peixes, que se forem 2 raças, dá 6-7. Acham que pode-se aumentar para uns 18-20? Como são de cardume, andam mais juntos e isso. (Sei do ciclo do azoto, e vou faze-lo correctamente)

 

 

Gosto imenso da ideia das árvores com musgo, e dos troncos a fazer uma selva. Pelo menos em mente, acho que os dois não ficam bem, por isso optei por fazer tipo selva.

 

Não queria fazer dos dois lado, queria fazer algo diferente num dos lados.

 

Em anexo mostro uma fotografia do projecto, preciso de sugestoes e críticas.

 

2zzpxj7.jpg

 

( http://tinypic.com/v...pic=2zzpxj7&s=6 )

 

Ficaria troncos a fazer a selva do lado direito, com profundidade. No meio um tapete a fugir para o fundo da selva, entre os troncos umas plantas tipo relva/pequenas, e ao fundo umas mais compridas para não se ver o fundo (não sei nomes de plantas, tenho que começar a pesquisar). E substracto castanho entre as árvores (embora)

 

Agora o problema vem no lado esquerdo do aquário. Como fica feio penso uma árvore de musgo, pensei em por um tronco red moor ou algo do género (no desenho a proporção está horrivel, desculpem. Mas algo que conduza o olhar do tronco para o lado direito. Com pouco musgo no tronco, umas plantas mais rasteiras à frente, e atrás do tronco vegetação mais densa, com tonalidades de verdes e de vermelho.

 

 

Sugestões? Críticas?

 

obrigado,

 

Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando bem, se calhar um tronco com as árvores vai ficar não natural e feio. Acho que vou mesmo só para os troncos. Baseados em aquários que vi na net, mas a maior parte tem efeito de profundidade ao centro. Queria fazer com o ponto de fuga à direita.

 

29ogx9v.jpg

 

Na mesma troncos de um lado e outro, mais do lado direito (regra de ouro), um tapete no meio, rasteiro, umas plantas tipo relva entre os troncos das árvores; pouco musgo nos troncos. E ao fundo umas plantas vermelhas, e por trás umas verdes só para dar ideia de densidade ali e alguma cor e variação de verde também.

 

95qxbs.jpg

 

Sugestões? Críticas?

 

Alguém com experiência num aquário do género?

Editado por aaabotelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu não sou nada entendido em layouts assim, nem em qualquer outro, looolll... mas gosto de ver quando uma pessoa inicia um projecto com calma, ponderação de maneira às coisas terem "pés e cabeça".

 

Feito este elogio, e talvez por não estar a visualizar assim tão bem esse efeito de profundidade, não sei se num aqua de 60cm não sobrecarregas muito o espaço com tantas "árvores".

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a finalidade é dares um efeito de floresta, joga com os diâmetros da madeira para o efeito de profundidade.

 

Ou seja, os mais grossos á frente e os mais finos no fundo do aqua. (e com os desnivel do substrato, mais alto no fundo)

Isso de uma forma natural vai criar-te o efeito de perspectiva que pretendes.

 

Tens que ter isso em conta na altura de posicionar os ramos/arvores pois vais ter que ter condições de chegar ao fundo do aqua para tratares da flora.

Tem atenção como vais manter os ramos/arvores no sitio (o ideal será ficarem numa base (não utilizes pregos normais, lol) para que a mesma fique escondida com os substratos) e não andarem a cair com qualquer toque que possam sofrer.

 

Contras:

A falta de espaço do projecto pode causar, quer para os peixes (menos litros), quer a nível de manutenção do plantado/areão.

 

Bom, mas isto é apenas o meu ponto de vista, pois na pratica ainda não apliquei nada.

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também só quando tiver o aquario vou ter noção de quantos troncos. Mas no esquema que fiz tenho 4 por 3 e se for um aquario de 60x30x30 ou parecido da espaços de 10-15 cm entre troncos.

 

Para fixar os troncos pensei em cola los a ventosas e serem a primeira coisa a ser posto no aquario mas também se quiser deslocar depois torna se mais difícil. Ou estão fixo os só a algo pesado tipo uma pedra na base.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... da espaços de 10-15 cm entre troncos.

 

Tendo em conta a fauna que queres ter, isso implica fazer de uma forma regular podas na mesma, conta com o espaço para poderes fazer esse trabalho (tens que por a mão a segurar uma tesoura e cortar entre os troncos).

 

Sei que o efeito visual que pretendes pode ficar muito apelativo, mas na realidade convêm teres em conta o sentido pratico da coisa a longo prazo. (imagina-te a tratar dessas plantas ao longo desse tempo)

Podes prender a umas bases redondas em MDF ou acrílico individuais.

Ganhas a mobilidade na mesma, e uma mais valia para estabilizar/segurar os troncos, (o substrato ou uma pedra a fazer o respectivo peso nessa base) um diametro de 10 a 15cm e já deve dar um bom suporte.

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.