Problemas com Miriofilum Matogrossense


MoreiraMan

Recommended Posts

Viva,

 

Tive que reformular totalmente o meu aquário e plantei tudo de novo há cerca de 6 dias. Echinodorus e Cabomba estão a crescer muito bem mas sobretudo o Miriofilum Matogrossense não está nada bem. A Sagitaria Subulata também não está perfeita mas pode ser que ainda se recupere.

Alguma sugestão?

 

Material


  • Aquário Aquatlantis Evasion 67: 67x67x67cm - Cerca de 220 L úteis já descontando substrato e decorações (troncos); coluna de água com cerca de 53cm

  • Filtro Eheim Pro III 2075 - 1250 L/H nominais

  • Termostato Eheim Jaeger 250 W - 28º

  • Iluminação - Régua de LED TMC GroBeam 500 + 2x T5 24W 438mm (tamanho=Juwel) 6800K e 4200K Tecatlantis Color e Natur - 10 horas/dia

  • Sistema CO2 da TMC com válvula solenóide (V2 Pro) ligada ao temporizador da iluminação.

 

Hardscape

 

Substrato fértil - Usei 15Kg de AquaGro NutraSoil da TMC que me foi vendido como substrato completo, não necessitando de usar substrato fértil por baixo, o que já me informaram não ser verdade.

Substrato não fértil - ver acima

Tronco Mangrove (XXL) e tronco madeira turfa (S)

 

Parâmetros: Ainda não medi (vou fazê-lo hoje à noite)

 

Amónia (NH4) - - mg/L

Nitratos (NO3) - - mg/L

Nitritos (NO2) - - mg/L

Fosfatos (PO4) - - mg/L

pH - -

Kh - -

 

Plantas

 

Plano frontal:

Sagitaria Subulata: várias dezenas de pés, alguns apresentam folhas amareladas/transparentes (Será falta de ferro?)

Plano intermédio:

Echinodorus Quadricostatus: 2 pés (Excelente estado e em desenvolvimento rápido, um dos pés já apresenta 2 runners)

Miriofilum Matogrossense: vários pés, em perda com caules transparentes e em mau estado (Será falta de luz?)

Echinodorus Red Diamond e Bleheri: em recuperação após os maus tratos inerentes a passar uns dias no aquário de recurso enquanto se esvaziava, limpava e reformulava o tanque principal.

 

 

Peixes

 

Ainda nada

 

Fertilização

 

TPA - 20-30 Litros de 15 em 15 dias

Macronutriente - N/A

Micronutrientes - Tropica Plant Nutrition liquid

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

as plantas precisam de tempo para se adaptarem. Umas são mais rápidas, outras demoram mais. Algumas até podem perder as folhas todas e depois rebentar outra vez.

 

Tens um aqua difícil porque é muito alto. No entanto, se algumas das plantas estão a crescer bem é sinal de que tens luz suficiente.

 

A única coisa que acho que está mal é o facto de não fertilizares com macroelementos (NPK). Sem estes, podes ter toda a luz e CO2 que quiseres que as plantas não vão crescer. Tens que arranjar isto.

 

Outra coisa em ter em conta é o CO2. Tens pressurizado o que é óptimo mas acertar no nível é o mais difícil num plantado. Como ainda não tens fauna aproveita e mete isso a bombar. Vai ajudar a fase de adaptação. Mais tarde, com o tempo, podes ir descendo a quantidade de CO2 de forma gradual até chegares ao valor ideal (plantas saudáveis e fauna viva).

 

As folhas transparentes de que falas podem estar relacionadas com a fase de transição ou com falta de CO2.

 

Espero ter ajudado

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado GM. Ontem fiz medições e tenho os seguintes resultados:

T=28C

pH=6.0-6.2 (mais baixo do que esperava, talvez devido ao substrato e adição de CO2)

KH=10mg/l=0.6dH (valor muito baixo, talvez devido ao substrato)

GH= não pude medir, tenho que substituir reagentes pois os que tenho estão fora de prazo e deram asneira

NO2<0.1mg/l

NO3<5mg/l

NH3<0.1mg/l

PO4= não pude medir, tenho que substituir reagentes pois os que tenho estão fora de prazo e deram asneira

Fe= 0-0.1mg/l (demasiado baixo, hoje vou adicionar maisTropica Plant Nutrition)

 

Não fertilizei com macros porque vou ter peixes que os vão produzir. Por isso e por ter sido um bocado enganado com o substrato...

Estou com um problema na válvula solenoide que não fecha o débito de CO2 durante a noite e vou ter que interromper o fornecimento enquanto vai a reparar.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fertilizei com macros porque vou ter peixes que os vão produzir.

 

Isso é um pensamento errado. Num aqua high-tech, os peixes não produzem nutrientes em quantidades suficientes. Além de que não produzem nem potássio, nem fosfatos...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais