Primeiro aquário - 80x35x44


Nef

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Ando aqui no fórum já há alguns meses a tentar aprender o mais possível sobre como ter um aquário em condições e ontem finalmente fiz a montagem do meu aquário. Como amante de animais e estudante de veterinária quero ter tudo o melhor possivel para poder manter peixes activos e saudáveis por isso venho pedir-vos dicas sobre os peixes que pretendo por e as condições do aquário e tembém que me respondam a umas perguntazinhas :)

O aquário está neste momento a fazer o ciclo, meti sera filter biostart (sei que há quem diga que não faz nada mas achei que não custava tentar) e um pouco de comida e vou monotorizar os parâmetros a cada 2 dias.

 

Vamos então ao setup:

 

Material

 

Aquário 80 cm * 35 cm * 44 cm (excluindo a tampa) - 123 L

Filtro Sera Fil Bioactive 250 (750 L/h)

Termostato Eheim 125 W

Iluminação - 2 lâmpadas T5 24W - 6 horas/dia

 

Hardscape

 

Areão preto

Tronco

Pedras basálticas

 

Parâmetros

 

Amónia (NH4) - 0,25 ppm

Nitratos (NO3) - 0 ppm

Nitritos (NO2) - 0 ppm

pH - 7,4

 

Plantas

Escolhi plantas que são todas da categoria "easy" no site da tropica (excepto o pogestemon, vamos a ver se se dá no aquário) para não ter que utilizar substracto fértil.

 

Actual:

Egeria densa

Ludwigia repens ‘rubin’

Vallisneria nana

Staurogyne repens

Anubia congensis

Pogestemon erectus

Taxiphyllum barbieri

 

Para acrescentar:

 

Lindernia rotundifolia

Limnophila sensiflora

Eleocharis parvula

 

Peixes

 

Estou interessada em ter Tetras cardinais, Rummy-nose tetras e ottocinclus (espécia ainda não sei, depende do que tiver na loja quando for comprar).

Como penso que o meu areão é muito pontiagudo corydoras infelizmente estão fora de questão portanto gostava que me sugerissem peixes de fundo que não ultrapassassem os 7-9 cm, estou a ter dificuldade em orientar-me pelo site do planetcatfish.

Também gostava de ter Red Cherry (pois li que são os mais fáceis de manter caso na minha inexperiência não consiga estabilizar os parâmetros) acham que será possivel neste aquário?

 

Fertilização

 

Ainda não comecei, pois li no site da tropica que no primeiro mês não era preciso mas queria confirmar com vocês. De qualquer maneira já encomendei TPN+.

 

Fotos:

Vista geral:

53mded.jpg

 

Outras vistas:

http://i50.tinypic.com/mqly.jpg

http://i50.tinypic.com/16c5pts.jpg

http://i49.tinypic.com/fkp43q.jpg

http://i45.tinypic.com/i51wmf.jpg

http://i50.tinypic.com/dr78cy.jpg

 

Fiquei bastante satisfeita com o resultado para uma primeira tentativa. Quando o tronco deixar de flutuar provavelmente a posição será ajustada um pouco.

 

Portanto, as minhas perguntas para a malta:

Que peixes de fundo posso ter (menos de 9cm) ?

Posso ter Red cherrys nestas condições?

Quando começar a fertilização?

É necessário ter o termostato ligado sem peixes?

É necessário por o produto para o cloro e metais quando só tenho plantas?

 

Espero não ter dito nenhuma barbaridade e caso tenha que seja corrigida pois estou aqui para aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou acompanhar este tópico com algum interesse uma vez que estou precisamente na mesma fase que tu e com as mesmas dúvidas. Só ainda não coloquei é as plantas... tenho a água a ciclar desde a semana passada apenas com comida de 2 em 2 dias e com um produto de arranque para o ciclo, http://anamilandia.com/product.php?id_product=3850

 

Pretendo monitorizar a água lá para o final da semana, porque acho que agora é apenas deitar dinheiro para o lixo, uma vez que é mesmo o início dos inícios.

 

Também não tenho subtrato fértil, e basicamente vou-me restringir ao tipo de plantas que mencionaste também :smile2: Tenho o termostato já a funcionar nos 26º/27º, e acendo inclusivé a iluminação do aqua por vezes (deve ser para as bactérias verem bem onde é que se tem de alojar :naughty: ahahahah...)

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parece-me tudo correcto e gosto dessa montagem.

 

Respondendo às tuas dúvidas:

 

1. Peixes de fundo que não ultrapassem os 9 cm, tens os Ancistrus por exemplo.

2. Podes ter Red Cherrys.

3. Devias começar a fertilizar já pois não tens substrato fértil e as plantas precisam de comidinha.

4. Não é necessário o termostato ligado, o do meu áqua desde Maio que está guardado.

5. Não é preciso, eu por exemplo nunca usei qualquer produto anti-cloro, quando faço as TPA's limito-me a deixar a água em repouso 1/2 dias.

 

Boa aquariofilia,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pormenor que reparei agora:

- aquelas pedrinhas todas arranjadas simetricamente à volta do tronco/raíz que parecem quase uma vedação é mesmo coisa à mulher :pompomgirl:

 

Brincadeira aparte, deixo a devida vénia no resultado final que está a ficar muito bom!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parece-me tudo correcto e gosto dessa montagem.

 

Respondendo às tuas dúvidas:

 

1. Peixes de fundo que não ultrapassem os 9 cm, tens os Ancistrus por exemplo.

2. Podes ter Red Cherrys.

3. Devias começar a fertilizar já pois não tens substrato fértil e as plantas precisam de comidinha.

4. Não é necessário o termostato ligado, o do meu áqua desde Maio que está guardado.

5. Não é preciso, eu por exemplo nunca usei qualquer produto anti-cloro, quando faço as TPA's limito-me a deixar a água em repouso 1/2 dias.

 

Boa aquariofilia,

 

Obrigada. Eu não tenho sitio onde repousar a água por isso meto directamente, só estava na dúvida de o cloro também seria prejudicial para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pormenor que reparei agora:

- aquelas pedrinhas todas arranjadas simetricamente à volta do tronco/raíz que parecem quase uma vedação é mesmo coisa à mulher :pompomgirl:

 

Brincadeira aparte, deixo a devida vénia no resultado final que está a ficar muito bom!

 

 

Hehehe eu por acaso até nem tenho a mania da organização, só meti 3 pedrinahs e depois o meu namorado é que disse para meter mais á volta. Ainda n sei se irão ficar todas, quero que a Staurogyne cresça para ver como fica. Adoro ver essa planta entre várias pedras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou com umas dúvidas em relação ao ciclo e agradecia algum esclarecimento.

O aquário foi montado dia 15, no dia 18 tive uma leitura de amónia de 0,25 ppm. Hoje (21) voltei a medir e continuava nos 0,25ppm.

Não era suposto passado uma semana já ter leituras de amónia mais elevadas? Tenho posto comida todos os dias dentro de umas collants para não me sujar o areão. Será por ter plantas de crescimento rápido que os niveis estão assim baixos?

 

Ontem também me apareceram uns caracóis muito pequeninos, brancos com concha amarelada. Nesta altura do ciclo já poderei por uma helena?

 

Já agora um pequeno update ao aquário:

 

2ed70i8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem uma ajudazinha? A minha amónia continua nos 0,25 e em todo o lado incluindo aqui no forum dizem que já devia ter um pico de amónia, não sei o que estou a fazer mal e não consigo encontrar nenhum tópico com um problema igual.

 

Torna-se um bocado frustante ver topicos em que pessoas não se deram ao trabalho de fazer a mínima pesquisa receber várias paginas de respostas com concelhos que recusam a acatar. Parece que as pessoas que percebem mais disto só querem falar umas com as outras ou com quem recusa ser ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como estão as outras leituras?

so me estas a dar amonia...? nitratos e nitritos?

estes valores ja deviam estar a baixar e não a sofrer picos

 

Pois eu sei, mas a amónia nunca passou de 0,25 por isso é que me parece algo estranho pois tudo o que li diz que se devia comportar de maneira diferente. Tenho deitado comida todos os dias, mais ou menos um montinho do tamanho de uma moeda de 1 euro.

 

Tenho 3ºdKH, GH não comprei testes, mas segundo as análises da EPAL anda entre 79 e 119ppm. pH está entre 7,2-7,4, as cores parecem muito próximas.

Nitritos hoje ainda não medi, mas ontem estavam a zero, Nitratos tenho tido entre 0 e 5 ppm, as vezes a água da rede já vem com um pouco e também tenho usado TPN+.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a agua da rede vem com nitratos tambem vem com amonia dai os teus valores poderem estar a ar isso...

mas de qualquer maneira com uma semana ja deverias ter bacterias a transformar o resto...é espera e ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! desde ja, o aquario esta a ficar muito giro :) quantos aos valores: ha quanto tempo ao certo tens o aquario a funcionar? Pelo que percebi nao adicionaste nenhum peixe? Para acelerares o processo podes inserir um peixe que seja resistente, no entanto ha que ter sempre em conta o risco de poder morrer, mas como ja tens o aqua a funcionar ha mais de uma semana (presumo, pela data do primeiro post), o risco e relativamente baixo :)

 

 

quanto aos picos de amonia e nitritos, se nao tiveres fauna, esses picos nao vao ser muito agressivos/fortes (pela minha experiencia pelo menos), e se nao medires no tempo certo ate podes nem notar.. eu no meu caso tambem nao o consegui "apanhar", mas basicamente vais notando que a amonia a nitritos vao se aproximando de 0 a medidade que o aquario evolui. tambem ha que ter em conta que os testes que usamos, a grande maior parte nao sao muito exatos, e a distancia entre os patamares das cores, as vezes sao grandes :) mas ve se te sai amonia da agua da torneira, pode estar a influenciar.. mas nao stresses, comeca a pensar nos peixes que queres por, eu por mim ja poria um, acima de tudo acelera imenso o processo..

 

quanto ao pessoal responder, e exponencial, quantos mais vierem, mais em chama a atencao o teu topico, mais vem ver e responder :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nef, parabéns pelo aqua!

tenho uma pergunta a fazer-te, essa 'rede' na lateral esquerda é para fazeres trepar algum tipo de planta ou musgo? e criar assim uma 'parede' vegetal? ou "jardim" suspenso?

não li nada sobre isso e fiquei curiosa.

 

boa continuação

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nef, parabéns pelo aqua!

tenho uma pergunta a fazer-te, essa 'rede' na lateral esquerda é para fazeres trepar algum tipo de planta ou musgo? e criar assim uma 'parede' vegetal? ou "jardim" suspenso?

não li nada sobre isso e fiquei curiosa.

 

boa continuação

 

Dentro da rede tem musgo de java, vi aqui no forum umas fotos dum aquário que tinha uma parede completamente coberta de musgo e gostei imenso, se pesquisares "parede de musgo" hás-de encontrar. Normalmense usa-se rede mosquiteira mas só encontrei rolos de 10 metros então usei uma rede de plástico que encontrei na secção de cozinha do supermercado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! desde ja, o aquario esta a ficar muito giro :) quantos aos valores: ha quanto tempo ao certo tens o aquario a funcionar? Pelo que percebi nao adicionaste nenhum peixe? Para acelerares o processo podes inserir um peixe que seja resistente, no entanto ha que ter sempre em conta o risco de poder morrer, mas como ja tens o aqua a funcionar ha mais de uma semana (presumo, pela data do primeiro post), o risco e relativamente baixo :)

 

 

quanto aos picos de amonia e nitritos, se nao tiveres fauna, esses picos nao vao ser muito agressivos/fortes (pela minha experiencia pelo menos), e se nao medires no tempo certo ate podes nem notar.. eu no meu caso tambem nao o consegui "apanhar", mas basicamente vais notando que a amonia a nitritos vao se aproximando de 0 a medidade que o aquario evolui. tambem ha que ter em conta que os testes que usamos, a grande maior parte nao sao muito exatos, e a distancia entre os patamares das cores, as vezes sao grandes :) mas ve se te sai amonia da agua da torneira, pode estar a influenciar.. mas nao stresses, comeca a pensar nos peixes que queres por, eu por mim ja poria um, acima de tudo acelera imenso o processo..

 

quanto ao pessoal responder, e exponencial, quantos mais vierem, mais em chama a atencao o teu topico, mais vem ver e responder :)

 

Eu sei que há pessoas que usam peixes para fazer o ciclo, mas é uma ideia que me deixa extremamente desconfortável. Quanto a já ser seguro, penso que não, ontem tive a primeira leitura de nitrito (0,5 ppm) e hoje estava nos 2ppm, penso que essa quantidade seja extremamente tóxica para qualquer peixe. O que continuo a achar estranho é a amónia continuar sempre a 0,25. Eu sei que o teste mede mais porque já medi niveis de 2 ppm noutro aquário e este teste segundo a pesquisa que fiz é extremamente bem recomendado a nivel internacional

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa boa, se fosse a ti ponderava colocar esse fundo em L

vou seguir o post pra ver como é que essa parede avança

 

parabens

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ser seguro ou não é relativo, e se medires os níveis diariamente e eventualmente controlares com TPA's não atinge níveis tóxicos ao ponto de morrerem. obviamente que n e a solucao mais indicada, mas para quem nao tem paciencia para estar 6 semanas a espera q o ciclo termine, resulta, e se se tiver cuidado os peixes nao morrem (claro que nao podem ser peixes muito sensiveis). claro que podes sempre esperar as 6 semanas para meter um peixe, ou ate podes esperar mais tempo se quiseres. se efectivamente queres esperar que o ciclo termine completamente, é esperar até teres tudo a 0 menos os nitratos, mas para isso escusas de estar a gastar testes diariamente, não te adianta nada. admitindo que não fizeste TPA e os nitritos te aumentaram, ja tens bacterias a transformar a amonia, agora é dares tempo para se desenvolverem as que transformam os nitritos em nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que provavelmente vão-me completamente cilindrar ou linchar em praça pública, mas poucos testes ou nenhuns faço à agua do aqua.

 

Passo a explicar: tenho o aqua a ciclar há +/- 1 mês (sinceramente por não fazer testes não sei se já "acabou" o ciclo). Coloquei um daqueles produtos QuickStart que introduzem bactérias. Tenho algumas (poucas, mas tenho) plantas, introduzi comida diariamente logo desde o primeiro dia. Ao fim da 3ª semana coloquei 2 guppies e comecei semanalmente a fazer TPA's na ordem dos 30%.

 

Tive o cuidado de ver o PH da água para perceber a compatibilidade dos guppies com a minha água, ou se seria necessário tentar baixar o PH com alguma coisa. Está sempre perto dos 7,5 o que é um pouco alto mas lá mais para a frente vou tentar combater isso...

 

Tenho uns testes daqueles em tiras, que a pessoa a quem comprei o aqua me deu, mas aquilo deve ter tanto tempo que nem sei se faz leituras algumas na parte de amónias, nitritos e nitratos. Além disso são os mais falíveis em termos de leitura, intervalos, etc...

 

Resumindo, a minha opinião é a de que numa fase de ciclo, se tivermos calma, não tivermos pressas, é deixar-mos a natureza seguir o seu curso e como o madfart disse, é escusado gastar testes diariamente porque as coisas irão encaminhar-se quase de certeza, mais tarde ou mais cedo, com leituras mais óbvias ou menos óbvias, ou até sem leituras.

 

Atenção, não estou a dizer que isto é uma best practice, que serve como modelo, pelo contrário.

 

Acho exorbitante o dinheiro que se gasta em testes de água. Acho que pode ainda acontecer o que também já foi dito - até podemos nem fazer os testes no tempo certo e perdemos aquele timming em que víamos os tais picos de amónia ou nitritos.

 

A pressa é inimiga da perfeição, e para mim os constantes testes que andamos a fazer é um pouco na perspectiva do "já está?", "já posso?"... faz-me lembrar o "Are we there yet" no Shrek

:tongue:

 

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh bom exemplo :P

 

o fazer alguns testes às vezes convém, por uma questão de precaução, porque se houver algum desiquilibrio e só deres conta quanto os peixes comecarem a morrer, pode ser tarde demais e limpar a fauna toda. No entanto, em fase de ciclo, não vale a pena fazer diariamente se não houver fauna para preocupar. So ao fim de algum tempo, quando se começa a ponderar inserir peixes, é que convem ver se a agua ja esta em condicoes :)

 

relativamente ao teu ph, ele vai ter tendencia a baixar, com os residuos, restos de comida, vai acidificando a agua aos poucos.. se depois quiseres plantas, poe uma injeccao de CO2 que tambem baixa o ph.. a minha da torneira sai a 7 e picos, e no aquario com CO2 e o resto baixa para 6,5, e se deixar mt tempo sem fazer TPA ate baixa mais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

só quero referir uma coisa que normalmente as pessoas esquecem

o pH que desce por causa da introdução de co2 não desce na realidade...

ou seja ele desce mas o que poderá matar os peixes de aguas mais acidas é que provoca o pH basico de inicio (os minerais presentes é um dos factores) e se não baixarem o kH e só o pH iram matar os peixes na mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi uma batalha que ganhei, o conseguir convencer a "Maria" a deixa-me colocar um aqua minúsculo de 60cm em casa, quanto mais se agora aparecesse em casa com uma botija para injectar CO2, loooollll... eram malas à porta no mínimo! Malas e aquário biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Eu sei que mais tarde ou mais cedo vou ter de abrir os cordões à bolsa e comprar alguns testes. Aliás, a minha mulher trabalha na área da Química, e no laboratório penso que até me deve safar alguns compostos que via home made, consiga fazer à mesmas os testes. NH3, NO2-, NO3- é tudo "coisas" mais que familiares para ela, mais até do que para mim que nunca gostei nada de Fisico-Química :naughty:

 

Apenas quis demonstrar o meu ponto de vista no uso excessivo de testes nesta fase de ciclo da água apenas para se perceber quase qual é a hora a que já se pode colocar o belo do peixito lá para dentro.

 

Espero ainda que não caiam no erro de pensar que após o ciclo estar feito é despejar à grande peixes lá para dentro, logo assim aos 6/7/8 de cada vez, senão lá se vai o frágil equilíbrio que acabaram de conseguir!

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P eu pessoalmente uso CO2 caseiro, nao tem a mesma qualidade que o de botija, mas nao tem gastos (quase 0). botija e para quem pode, mas claro que e melhor :)

 

eliezer, sim mas enquanto estiver a decorrer a injeccao de co2 o ph efectivamente baixa, a nao ser que tenhas um kh muito alto, ao ponto de servir de buffer completo para a variacao que o co2 gera. Quando deixa de haver injeccao de co2, dependendo do nivel do kh o ph vai voltar a subir :P mas penso eu, o kh que sai da agua da companhia nao deve ser muito alto na maior parte dos sitios.. a mim sai me a 0, depois é que o subi com uma solucao de buffer caseiro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eliezer se quiseres ve este topico, explica consideravelmente bem o ph/kh/gh http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php . O kh basicamente tem uma capacidade de subir o ph, no entanto a acidez da agua em si (ph) é o que é medido. a diferenca é que para baixar o ph com agua de kh alto tens de colocar mais "acidos" para saturar o buffer do kh :) como pdoes ver la numa das linhas, podes ter um hk de 7,5 e conseguir ter um ph de 6,5.. tens é de por produtos para baixar o ph que nnca mais acaba :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos últimos dias confesso que tenho lido muitos tópicos sobre CO2 caseiro, as várias fórmulas e métodos, mas uma coisa que tenho lido como opinião geral é a de que em termos de ecosistema o CO2 é quase como que um vício depois para as plantas, ou seja, quando deixar-mos de o injectar no aqua as plantas vão-se abaixo mais facilmente.

 

Corrigam-me se estiver errado pff... ?!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.