1º Salgado


almodovar

Recommended Posts

Pois... comigo também nao. Pesquisa no google e deve de existir alguma coisa importante sobre o assunto.

 

 

a unica coisa que encontro relacionada é sobre isto:

 

mini-PB260678.JPG

 

Ora, o da direita é o que eu tenho, o da esquerda («-) presumo que seja o durso..

so que, fazendo o durso dessa forma, como é que a agua vai para a sump? :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 97
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O durso é isso mesmo( o da esquerda). A agua entra pelo "cotovelo" ou seja por baixo, e sera isso que vai limitar a altura da mesma na coluna seca


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

^^

 

O durso é o sistema mais indicado... não consegues arranjar um forma de o encaixar lá dentro?

 

Há dursos feitos com uma só peça na ponta... é uma curva em 180º. Assim talvez caiba.

Editado por Sérgio Carmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez esse de 180º funcione. nao cabe porque isto foi muito mal feito.

trouxeram me o aquario e o movel com os furos.. e com a 'caixa' ja metida no aquario.

para meter os tubos foi uma carga de trabalhos.

ficaram mal metidos.

tiveram de ser retirados e postos novamente, mas a fuga so estancou a toque de silicone (e meter silicone dentro da caixa, é impossivel, por ser tao apertado. teve de ser no passa muros)

logo, o espaço de manobra ali dentro é muito reduzido. nao sei como fizeram isto, mas que ficou mal feito, la isso ficou.

irei ver se me trocam estes pvcs por um de 180 (acho que nem têm no aki) e irei tentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resolvi de outra maneira.

meti teflon em cima e em baixo à volta do outro cano, por agora parece ter resultado. assim entra menos agua,e o nivel de agua na coluna é superior ao que entra no cano. ficou muito bom assim. daqui a bocado ja meto umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião não foi mal feito, apenas foi uma parte que precisa de ser pensada antes de se mandar fazer. Eu tenho um aquário tambem que mandei fazer e não há espaço para meter durso porque eu me esqueci de mensionar isso... Agora a coluna seca tá pequena e muito junta ao tubos não dá para o durso mas a culpa foi minha que não falei nisso.

 

Mas sinceramente consegues ter um aquário bem silencioso de duas formas simples. Colocas uma torneira no fundo de modo a inundares mais o tubo de descarga e o barulho diminui muito. Pode ter um contra que é se um peixe entrar para o tubo vai chegar la abaixo e ter a passagem "fechada" pela torneira pode transbordar ( isto se tiveres peixes grandes que caibam no tubo).

 

Outra ideia e colocares uma tampa com um bocal mais estreito no inicio do tubo. Esta solução resulta para mim o barulho diminui-o muito mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite almodovar espero poder ajudar eu fiz o meu durso com um T retiras a rede e colocas um T e poes uma cuva a 90graus no lateral e em cima uma tapa para tubo de 50 com um pequeno furo para entrar ar o que vai aconteçer é que a cuva fica abaixo do nivel da agua e nao faz tanto barulho espero ter ajudado boa noite

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tem problema Luis ;)

Yakuza, nao digo que foi mal feito relativamente ao durso. mas sim ao facto de 1º ser feito a coluna/furos e so depois meter as tubagens. é que mesmo para as meter, torna-se extremamente complicado. eu acho que deveria ter sido colocado primeiro as tubagens e so depois se colava a caixa á volta. tinha-se evitado por exemplo a fuga que ocorreu, e que espero que nao tenha causado danos no movel..

 

no fundo coloquei um pvc de 45º, ja ajuda a reduzir a quantidade de ar a entrar na sump, ainda que entre bastante. mas ai, com o movel, o barulho é nulo.

utilizei entao o teflon (e ja respondendo ao Sergio Carmo) parece ter resultado muito bem. desliguei a bomba para testar, nao inunda (na sump.. no aquario nunca iria transbordar :D ).

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ver a alternativa ... a torneira como o Yakuza referiu pode ser uma boa opçao.

A Quantidade de agua evaporada realmente é bastante, nao tinha ideia de ser assim (ate agora, cerca de 10L). como apenas no Fim de semana devo arranjar agua de osmose, so nessa altura reponho.

voces usam algum metodo para retirar a humidade da evaporaçao de dentro do movel?

tambem irei fazer testes daqui a pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

bem, ja consegui comprar o tal tubo de 180º extensivel.

apenas queria aproveitar para perguntar, quando é que devo introduzir a equipa de limpeza? daqui a uns 15 dias?

as algas castanhas é que ainda nao apareceram. quanto À rocha, ja vai ganhando a sua alga coralina (maioritariamente verde).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta.

 

 

deixo aqui os ultimos testes feitos

PH = ~8.0

Amonia = -0,25

NO3 = 25ppm

NO2 = -10 PPM

 

 

acho estranho nao ter as tais algas castanhas. tenho o areao sujo, mas nao me parecem algas.

A rocha viva sim, tem algumas algas, nada de extraordinario, e acho que ja deviam ter aparecido.

 

Outra coisa que ja tinha lido, e que nao deveria fazer TPAS durante o ciclo.. mas, com a sump cheia de detritos, nao era altura de fazer tpa? é que se nao a fizer, os valores em vez de descerem, irao subir :D

 

quanto à salinidade, consegui fazer o brilharete de partir o densimetro 5 minutos depois de o comprar ..

 

ah, outra questao: supostamente, ao repor a agua evaporada (uso apenas agua de osmose, cerca de 3Lt por dia) a salinidade nao estaria sempre a baixar? ou o facto de o sal continuar sempre no aquario/sump, a salinidade mantem-se? é que introduzir 20L por semana, a agua iria sempre baixar a sua salinidade..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Em relação à salinidade é isso mesmo... a água vai, mas o sal fica... o sal sempre se perde um bocado, mas muito pouco é quase insignificante.

 

Os densímetros de vidro, são uma cena que a mim também não me assistem. É raro durarem mais que 15 dias...

 

Também sou adepto de não se fazer TPA durante o ciclo... o aquário precisa de estabilizar e ao apressarmos o ciclo do azoto, muitas vezes, os valores ficam óptimos antes de haver a estabilização da colónia de bactérias.

 

A única TPA que faço é quando acaba o ciclo do azoto (NO2=0 e NH4=0) e faço uma muda de 70-80% da água com limpeza aprofundada a tudo... deixo depois 2-3 dias, faço os testes e se tudo estiver porreiro entram os 1.º habitantes da limpeza...

 

Em relação aos detritos que te aparecem na sump... isso não serão poeiras que assentaram? se não houver peixes ou se não estiveres a meter comidas no aquário isso é só partículas de rocha ou areia que andam suspensas e assentaram nesse local. Contudo se decidires aspirá-las também não irá afectar em nada a maturação do aquário.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao te preocupes pq as ditas algas virao de certeza. De todas as cores do arco -iris, hehe

Os valores irao subir sim, e é o q se quer, até q atingirem o seu pico, altura q irao começar a descer e finalmente equilibrar. Ai sim, esta o ciclo completo.

Qto a salinidade a ideia é essa mesmo. So repões a evaporada com osmose. Se for feito de forma precisa e regular a variaçao é muito minima. A tua preocupaçao vai ser qdo começares a fazer tpa's, em teres os mesmos valores p nao estares a subir ou baixar a salinidade sem te dares conta.

 

Abr


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedrolena,

 

sim,os detritos parecem ser apenas e so sedimentos do areao/rocha viva. no entanto, nunca se sabe o que a rocha viva trazia nela..

esqueci me de referir, ja tenho alguns rastejantes a ''limpar''.. 5 eremitas e 8 nassarios..

belos macacos que me sairam, que subir os vidros e irem apanhar gostam eles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

continuo sem qualquer tipo de algas no aquario..

 

Com mais de 1 mes de ciclo, duvido que seja normal :naughty:

 

nunca mais se iniciam - e acabam - para passar à parte mais interessante do hobby..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.