Ajuda - Tuberculose em aulonocara calico?


João Carecho

Recommended Posts

Boas,

 

É essa a questão que se impõe. Tenho este Calico há uma semana e a barriga (embora não se perceba muito bem na foto) continua contraída. Já diversifiquei a alimentação mas continua na mesma. Acham que é normal ou estará com tuberculose?

 

Imagem1_zps48248ce5.png

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sei o que te leva a pensar em tuberculose, mas a verdade é que esse peixe tem problemas graves de má nutrição. Isto porque o olho é demasiado grande para o tamanho do peixe o que denota que tem uma atrofia de crescimento.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Diogo, obrigado pela resposta. Na altura que introduzi o peixe no aquário observei-o como faço com os outros de modo a despistar qualquer tipo de doença. Na altura achei que a barriga estaria mais contraída que o normal e depois de pesquisar um pouco, fiquei com a ideia de que poderia ter tuberculose.

 

Quanto ao olho grande associado a uma atrofia de crescimento desconhecia. Mas assim sendo o que devo melhorar/alterar? Tenho alimentado sempre com granulado à base de algas/vegetais. Uso um pote da Ocean Nutrition exatamente para os africanos e um outro para peixes de fundo à base de algas. Uma vez por outra ofereço-lhes artémia + spirulina.

 

Cump,

João Ferreira

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,deixo aqui a minha humilde opinião,se o sintoma é apenas a barriga contraída pode ser vermes,eu analisaria bem os sintomas antes de me alarmar,normalmente em caso de tuberculose o peixe perde o apetite,fica sozinho num canto escondido,tem ulceras da pele e a maior parte das vezes a coluna vertebral fica deformada.......

 

Bom esta doença é difícil de diagnosticar a não ser que tenhas microscópio e uma coloração de gram e tens que matar o peixe para analisar os orgaos internos....................................

 

Por agora tens que respeitar regras higiénicas de base.

 

Meter o peixe à parte e observar bem,ver bem as fezes se apresentam sintomas de vermes,se puderes analisar as fezes ao microscópio para teres certeza seria bom,ver bem as guelras pode ter vermes e deixa de comer,usar luvas para não apanhares doença....... ter calma,

 

Concordo a 100% com o Diogo Lopes quando era alevin se calhar foi mal alimentado isso acontece muitas vezes.

vai actualizando e coragem

Editado por Lusitano972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela contribuição de ambos. Bem na verdade, a tuberculose está despistada já que a aulonocara está super ativa, a atacar extraordinariamente bem a comida! Também não apresenta esse tipo de fezes.

 

Quanto à atrofia pensei que fosse problemática mas assim sendo (existe e ponto final) é continuar a oferecer-lhe as melhores condições possíveis.

 

É bom ter este tipo de respostas. Sinal de que posso contar com a ajuda do fórum.

 

Cump,

João Ferreira

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais