Temperatura da Iluminação - Plantado


Recommended Posts

São 7 pós (não te esqueças do sorbato de potássio... não é crucial mas para o teu aquário vai ser porque 250ml vão te dar para.... 4 meses! Nesse tempo a mistura fica cheia de bolor e fungos se não usares sorbato)

 

Quanto a misturar sim... eu prefiro diluir num frasco de 250ml (ou 500ml se for para um aquário grande) e depois ir doseando... a técnica de atirar pós para dentro do aquário não acho prática... é mais fácil, de manhã, antes de ir para o trabalho, deitar 5ml de macros ou 5ml de micros (conforme o dia) do que andar a pesar pós e deitá-los dentro do aquário directamente.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e vê-lá se aumentas o CO2 que os nutrientes são só uma parte do baralho... compra um dropchecker e começa a observar os níveis :)

 

vou pra cama que acordo as 7... amanhã é outro dia :)

 

Abraços e força nisso ;)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São 7 pós (não te esqueças do sorbato de potássio... não é crucial mas para o teu aquário vai ser porque 250ml vão te dar para.... 4 meses! Nesse tempo a mistura fica cheia de bolor e fungos se não usares sorbato)

 

Quanto a misturar sim... eu prefiro diluir num frasco de 250ml (ou 500ml se for para um aquário grande) e depois ir doseando... a técnica de atirar pós para dentro do aquário não acho prática... é mais fácil, de manhã, antes de ir para o trabalho, deitar 5ml de macros ou 5ml de micros (conforme o dia) do que andar a pesar pós e deitá-los dentro do aquário directamente.

 

Já agora qual é o preço que ronda as balanças de precisao que voces usam? nao queria dispensar muito dinheiro numa balança so para isso, mas convinha que fosse fiavel.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da fiabilidade e precisão... já vi a venda nos chineses por 5€ e já vi algumas a 100€... a minha custou uns 17€ na alemanha. Mas eu não sou daqueles que vão para o mais barato independentemente da qualidade.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da fiabilidade e precisão... já vi a venda nos chineses por 5€ e já vi algumas a 100€... a minha custou uns 17€ na alemanha. Mas eu não sou daqueles que vão para o mais barato independentemente da qualidade.

 

Ok muito obrigado pela vossa ajuda. Vou tentar seguir os vosso conselhos !

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui tens a minha tabela que desenvolvi nos últimos meses para chegar à fertilização que eu considero ideal. Tem como permissa que 25% dos nitratos são fornecidos pela fauna. Se não tiveres fauna vais ter que aumentar um pouco o KNO3... de resto podes seguir à letra que vais ter bons resultados.

 

fertilizacao-001.png

 

Falta na tabela o sorbato de potássio que deves meter 0.2gr por cada 500ml. Também os fosfatos estão acima da média mas é para erradicar GSA em aquários bem plantados onde o consume excede os níveis normais.

 

 

Boas novamente Tony,

 

Já deves estar a dormir, mas vou deixar aqui algumas perguntas sobre a tua tabela a ver se percebi.

 

Na tabela está a quantidade de cada componente que deve ser diluida em 250gr separadamente, e depois deitada no aquario, certo? Ou seja diluir diariamente 30gr de KNO3 em 250ml de água etc. ?

 

O meu aquário é de 54L mas penso que posso me seguir pelas quantidades que tens nessa tabela.

 

Outra pergunta: Nenhum desses pós se estraga com o passar dos meses excepto o sorbato de potassio, por isso posso compra-los em quantidades maiores?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ser dirigida a mim... TNC Trace ou CSM-B ou até Plantex... vai dar tudo ao mesmo... no entanto recomendo que uses ácido ascórbico para forcar a baixa de ph de forma a que o ferro não saia do estado quelado e sorbato de potássio se não queres ter seres estranhos a nascerem na garrafa passado umas semanas :)

 

Que garrafa? :o

 

Esses componentes nao sao para deitar a parte dos outros micros e dos outros macros?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro.

 

Não é preciso ser cientista para fazer estas mistelas mas tens que te focar no que fazes senão vais meter os pés pelas mãos.

 

As minhas tabelas mostram a quantidade de cada químico que tens que deitar numa garrafa com 250ml de água destilada. Como Sao duas tabelas, Sao duas garrafas que tens que preparar. Depois de as prepararés, vais deitar 5ml de macros aos domingos, terças e quintas e 5ml de micros às segundas, quartas e sextas. No sábado não deitas nada e no domingo fazes uma tpa de 50% antes de deitar as macros. Esses dois frascos que vais preparar vão durar-te, no teu aquário, 4 a 5 meses. Depois tens que fazer novas duas garrafas.

 

O sorbato não se estraga. É um conservante... Agora todos os químicos vão ter que ser muito bem guardados senão, com a humidade e a luz vão começar a formar grunhos e aglomerados podendo mudar a cor e outros males. Estragar não se estragam mas podem dificultar o seu manuseamento se não os protegeres devidamente.

 

Como já te deves ter apercebido, ao usares 7.5gr de fosfatos na preparação da garrafa e a mesma durar-te 4 meses, o saco de 250gr que vais ter que comprar vai dare-te para 11 anos de fertilização... Se os fosfatos te vão aguentar 11 anos sem se estragarem não te posso prometer. Os outros componentes (sobretudo o ácido ascorbico) também vão sofrer esse efeito mas esse é o preço que pagas para aprender e manuseares os químicos.

 

Boa sorte

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro.

 

Não é preciso ser cientista para fazer estas mistelas mas tens que te focar no que fazes senão vais meter os pés pelas mãos.

 

As minhas tabelas mostram a quantidade de cada químico que tens que deitar numa garrafa com 250ml de água destilada. Como Sao duas tabelas, Sao duas garrafas que tens que preparar. Depois de as prepararés, vais deitar 5ml de macros aos domingos, terças e quintas e 5ml de micros às segundas, quartas e sextas. No sábado não deitas nada e no domingo fazes uma tpa de 50% antes de deitar as macros. Esses dois frascos que vais preparar vão durar-te, no teu aquário, 4 a 5 meses. Depois tens que fazer novas duas garrafas.

 

O sorbato não se estraga. É um conservante... Agora todos os químicos vão ter que ser muito bem guardados senão, com a humidade e a luz vão começar a formar grunhos e aglomerados podendo mudar a cor e outros males. Estragar não se estragam mas podem dificultar o seu manuseamento se não os protegeres devidamente.

 

Como já te deves ter apercebido, ao usares 7.5gr de fosfatos na preparação da garrafa e a mesma durar-te 4 meses, o saco de 250gr que vais ter que comprar vai dare-te para 11 anos de fertilização... Se os fosfatos te vão aguentar 11 anos sem se estragarem não te posso prometer. Os outros componentes (sobretudo o ácido ascorbico) também vão sofrer esse efeito mas esse é o preço que pagas para aprender e manuseares os químicos.

 

Boa sorte

Ola Pedro.

 

Não é preciso ser cientista para fazer estas mistelas mas tens que te focar no que fazes senão vais meter os pés pelas mãos.

 

As minhas tabelas mostram a quantidade de cada químico que tens que deitar numa garrafa com 250ml de água destilada. Como Sao duas tabelas, Sao duas garrafas que tens que preparar. Depois de as prepararés, vais deitar 5ml de macros aos domingos, terças e quintas e 5ml de micros às segundas, quartas e sextas. No sábado não deitas nada e no domingo fazes uma tpa de 50% antes de deitar as macros. Esses dois frascos que vais preparar vão durar-te, no teu aquário, 4 a 5 meses. Depois tens que fazer novas duas garrafas.

 

O sorbato não se estraga. É um conservante... Agora todos os químicos vão ter que ser muito bem guardados senão, com a humidade e a luz vão começar a formar grunhos e aglomerados podendo mudar a cor e outros males. Estragar não se estragam mas podem dificultar o seu manuseamento se não os protegeres devidamente.

 

Como já te deves ter apercebido, ao usares 7.5gr de fosfatos na preparação da garrafa e a mesma durar-te 4 meses, o saco de 250gr que vais ter que comprar vai dare-te para 11 anos de fertilização... Se os fosfatos te vão aguentar 11 anos sem se estragarem não te posso prometer. Os outros componentes (sobretudo o ácido ascorbico) também vão sofrer esse efeito mas esse é o preço que pagas para aprender e manuseares os químicos.

 

Boa sorte

 

Boas Tony,

 

Após ler o E.I. do Tom Barr e de analisar melhor a tua tabela ja entendi como fazer as coisas. Resumindo são duas soluções de 250 ml, uma de macros (tabela 1) e uma de micros ( tabela 2) e depois é so deitar no aquario os 5 ml conforme o esquema do tom barr tal como referiste anteriormente.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tony

 

estive a seguir esta conversa isto porque tambem utilizo a fertelizaçao em pós que foi o meu amigo ferreira que me ensinou tal como tu estas a ensinar tambem ( um bem aja ao ferreira)

 

acontece que me têm surgido algumas algas grenn spot e aqueles tufos pretos e verdes que nao me lembro agora o nome

quero que me dês uma opiniao porque existem algumas diferenças.

 

a minha receita é a seguinte

 

KNO3 30g

KH2PO 10g (para ver se a green spot desaparecem)

KCI 20g

MGSO4 20g

 

isto tudo diluido em 500mll de agua destilada

 

os micros é 10g de trace em 250mll de agua destilada

 

so nisto varia um bocadinho e varia tambem a dosagem para dentro do aquario visto k deito 16mll (seringa) de macros e 8mll de micros alternando os dias.

 

sera que as dosagens quer das misturas de pos quer a quantidade que deito para o aquario estao correctas?

 

o aqua é de 180L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho muito pouco. Eu uso essas quantidades para 250ml de água e para o teu aquário deitaria 20ml dia sim dia não portanto visto que o teu liquido tem metade dos meus componentes, tinhas que deitar 40ml dia sim, dia não.

 

A gsa é por falta de fosfatos. Começas a resolver na tua mistela com, pelo menos 15gr e os tais 40ml

 

A outra alga deve ser bba. Ela aparce quando ha có2 inconstante mas depois de aparecer so a tiras com excel. Depois de a matarés, é so manter co2 alto que não volta.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e se passa-se a fazer os macro nutrientes com 250mll e com as medidas exactas k tens ai nessa tabela quanto tinha que deitar no aqua (mll) no domingo terça e quarta? e ja agora as quantidades dos micros mas ai tenho 10mg em 250mll como tu mas por norma deito 8mll no aqua na segunda kinta e sexta quanto tinha k passar a deitar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macros deitavas 15ml a cada DOM, TER, QUI

Micros passavas a deitar 15ml a cada SEG, QUA, SEX

 

Ainda terias margem para aumentar a dosagem para 18-20ml... mais do que isso é desperdício. Depende do consumo das plantas. 15ml seria perfeitamente para um plantado médio. 18ml já teria que ser muito plantado (cobertura de 80% ou mais) 20ml se além de muito plantada tivesse plantas de crescimento muito rápido (tipo HZ) que essas mamam tudo o que houver disponível. Claro que se quiseres ter a certeza absoluta que não há limitações... é 20ml e está a andar.

 

Isto para as minhas concentrações claro.

 

Já agora, já consultaste o relatório de água da tua zona? É se tiveres cálcio e magnésio, escusas de estar a meter mais que só faz subir a mineralização da água.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa, vou so deitar 15 ml porque o aquario ta despido ja mandei vir umas plantas do planeta aquatico .

 

quanto á água vi as analises da agua aqui de viseu e segundo o k percebi a água tem magnesio a 2,5 mg/L e calcio a 14 mg/L pelo menos era o k estava lá.

 

agora se para alem disto ainda deitar mais magnesio (feertelizaçao) faço subir a mineralizaçao da agua né mas isso tras algumas consequencias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

#BMSG82 A fertilização que eu te aconselhei não era o Estimative Index (EI), era o PMDD+PO4 (Poor Man Dose Drops) um pouco mais forte que a receita original.

 

Actualmente estou a usar uma mistela tudo em 1, tipo o TPN+, e já vou na 2.ª garrafada, gosto e as plantas também, e olha que o meu áqua tem bué de plantas é um áqua tipo holandês. Mesmo as planta vermelhas estão com cores excelentes.

 

Chegaste a introduzir os Caridina Multidentata?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há várias técnicas. Não quer dizer que umas são melhores que outras. Pessoalmente prefiro o EI que não me tenho por a tentar advinhar os consumos ou coisa do género. No entanto, a minha receita também não é E.I. puro porque tenho um desequilíbrio intencional entre NPK pois assumo que 25% dos nitratos é providenciado pela fauna. Assim não estou a carregar nitratos desnecessariamente. Por outro lado, exagero no P para evitar as greenspot.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao ferreira ainda nao introduzi as caridinas isso era para o meu nano mas tive k desistir dele porque nao consigo suportar a conta da luz com 2 aquarios.

apenas tenho notado que as minhas plantas nao estao la muito bem as folhas estao meias pretas meias tortas e nao têm aquele verde k ja as vi em outros tempos e desconfio k seja da fertelizaçao por isso é k vou experimentar para ver o k da

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só uma pequena coisa.

Estás bem ajudado, por isso não vou falar sobre fertilizações :)

Eu tive problemas com Parvula num substrato de argila. O substrato também tem influência, a Parvula cresce bem em substratos compactos.

O meu era muito solto, granulagem demasiado grandes para certas raizes.

 

De resto, já disseram tudo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... concordo a 100%... eu enfiei párvula em areia branca fina sem substrato fértil nem nada e ela começou a espalhar-se devagarinho mas certo. em areão mas grosso aquilo não se fixa bem

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu tenho substrato fertil e enerte por cima isso nao é o problema decerteza... quero é uma boa fertelizaçao para as plantas porque vou remodelar o aquario e fazer um tapete de cuba bem como plantas novas mas nao kero que me aconteça o mesmo que me esta a acontecer aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.