[Dúvida] Fitas de led's


wesley_boy

Recommended Posts

Boas..

 

Será que alguem com connhecimentos de electricidade meconsegue esclarecer uma duvida ..

 

Se comprar por exemplo esta fita de led's

 

http://www.ebay.co.uk/itm/12v-LED-STRIP-LIGHT-3528-SMD-300-LEDS-5M-UK-/320681128958?pt=UK_Home_Garden_Night_Lights_Fairy_Lights&var=&hash=item4aaa15b3fe

 

Consigo cortar em bocados de cerca de 80cm ,mas depois caso queira ligar, todos em conjunto ,como se só de uma fita se tratasse ...

 

É possivel? Complicado?

 

Que teria que comprar para alem disto?

Uma outra questão , o gasto total é de 24W ?..

 

No meu caso conseguiria "iluminar" os 2 aquarios com 24W..Correcto?

 

A ideia é aproveitar a estrutura de uma calha de 80cm, retirar tudo lá de dentro,e colocar as fitas de led´s na estrutura?

 

Uma ideia muito parva ou nem por isso ?

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. o corte e cola + soldar faço-te eu.

2. esquece os 3528. Procura os smd 5050 que são mais fortes (mas não dão o dobro da luz!).

Eu tinha no 180 litros uma tira dessas (smd 5050) com um metro. Tens lá fotos que te podem dar uma ideia.

3. 5 metros darão para 6 tiras de 80cm. Tens espaço na estrutura da calha para isso tudo lado a lado?

4. Se vais conseguir iluminar ou não, vai depender da flora que lá tiveres.

5. Olhando para as specs apresentadas NESTE produto, diria que sim, o consumo seriam 24W.

 

Mas pensa naquilo que te disse antes relativamente aos 5050.

Se quiseres ver ligados, estão cá em casa.

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. o corte e cola + soldar faço-te eu.

2. esquece os 3528. Procura os smd 5050 que são mais fortes (mas não dão o dobro da luz!).

Eu tinha no 180 litros uma tira dessas (smd 5050) com um metro. Tens lá fotos que te podem dar uma ideia.

3. 5 metros darão para 6 tiras de 80cm. Tens espaço na estrutura da calha para isso tudo lado a lado?

4. Se vais conseguir iluminar ou não, vai depender da flora que lá tiveres.

5. Olhando para as specs apresentadas NESTE produto, diria que sim, o consumo seriam 24W.

 

Mas pensa naquilo que te disse antes relativamente aos 5050.

Se quiseres ver ligados, estão cá em casa.

 

AB!

 

1Ok.. não sabia que te ajeitavas com soldas.. :) ..Thanks

2Ok.. Vou dar uma vista de olhos nos 5050 Já agora qual a diferença? E dps tambem há com 600Led's em vez dos 300 .. Se calhar tambem não seria má ideia, apesar do gasto ser superior..

3 Não tenho que colocar as 6 tiras, depende da luz mas posso por menos. espaço?Acho que sim,é a "tua"calha ...:)

4 Em principio sim,é para os aquarios dos camaroes ( Musgos,anubias, e fetos... eeventualmente +qq coisa )

5 Ok..

 

AB

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi essas de 600. São bem mais caras...

 

Quanto à diferença entre eles: http://www.flexfirel...-5050-LEDs.html

 

Se bem me lembro, o interior da calha é curvo, certo?

Teria de se pensar numa alternativa mas nada de complicado de fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. Mandei vir uns 5 metros de fita de leds, mas para colocar na bancada da cozinha ...

 

Aproveito e vejo como funcionam , a nivel de luz..

 

Mandei vir estes

http://www.ebay.co.uk/itm/120994143490?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

 

Logo vejo que luz dão.. Nem foram muito caros :)

 

Quanto a calha , sim o interior é ligeiramente curvo.. Teria que ver alguma maneira de colocar uma " base " plana para ficarem todos a apontar para o mesmo lado..

 

:)

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a cozinha, tipo, ir lá à noite buscar qualquer coisa sem aceder a luz de tecto, chegam bem.

Mas para os aquários, não acredito...

 

Tenho solução para essa questão da base plana também. Depois explico-te como ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcção: Tenho solução a custo zero para essa questão da base plana também. Depois explico-te como ;)

 

(não consegui editar, fazer quote e/ou multiquote em FF)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a cozinha, tipo, ir lá à noite buscar qualquer coisa sem aceder a luz de tecto, chegam bem.

Mas para os aquários, não acredito...

 

Tenho solução para essa questão da base plana também. Depois explico-te como ;)

 

Sim,mandei vir mesmo cm essa intenção.. É mais uma luz de bancada que outra coisa.. Quando chegar mostro te..

Quanto abase,tinha pensado arranjar uma "chapa" fininha de aluminio ou assim .. O mesmo madeira,ainda não consegui foi entender como prender.. Mas tambem não deve de ser assim tão complicado.. :)

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas wesley boy

 

Já há mais novidades sobre a fita de Led

Já tens a fita a bombar ?

Sou de Fitares e também estava para montar uma com 60 led p/mt

Gostava de saber a luz que dá

Podemos combinar para falar um pouco

 

Cumps.

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro1234, ainda não chegou a fita.. De qq das maneiras esta que mandei vir, é para a cozinha ( bancada ) ..Mas vou testar antes, a ver qual é a luz..

 

Qdo chegar aviso por aqui..

Cumps

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá wesley_boy.

 

Quanto a fita de leds 3528 de 5 m só posso dizer espetacular, fantástico mesmo.

 

Ao princípio quando comprei fiquei um pouco cético mas depois construi, ou melhor, mandei fazer uma calha de perfil de zinco (acho eu!) com as medidas de 35 cm (l) x 150 cm © x 3 cm (a) e colei a respetiva tira de led à calha, depois de corta-la em 4 fitas quase idênticas e uni-las com estas uniões:

http://www.kuantokusta.pt/4/130566/Conector-de-ligacao-facil-com-fios-para-fita-de-led-3528-8mm-590

 

e só posso dizer bem da luz.

 

Só um aparte: antes de construir esta calha tinha uma de 4 PLL de 24 watts e agora com esta calha de leds com um consumo de 24 watts a luz se não é melhor não fica atrás de certeza. Ou seja, a luz de 4 PLL de 24 watts = consumo de 96 watts é igual ou pior que uma fita de leds de 24 watts.

 

Claro que não tenho a calha para um plantado, tenho para um aquário de ciclideos, mas se calhar com duas fitas de 24 watts já dava para fazer umas coisas engraçadas com plantas ou então, utilizar os leds 5050 (que eu não conheço, nunca vi!) que pelos comentários das pessoas são muito porreiros e dão uma luz porreira.

 

Agora para o que tu queres que são camarões, anubias, etc... na minha modesta opinião, acho que chega e sobra...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor Pereira,

 

Obrigado pela ajuda.

 

Sim,isto ainda anda em modo de tentar ver a melhor maneira..

 

Por acaso não há ai umas fotos em que de ideia da luz que tem?

No teu caso colocastes 4 tiras de 1.25m? Certo ?

 

AB

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá wesley_boy:

 

Aqui está uma foto para tu veres e teres uma ideia.

 

img1794ev.jpg

 

De momento é a única que tenho mas se quiseres eu posso tirar mais algumas fotos e até com pormenores da calha para veres como é que a fiz.

 

Eu não coloquei 4 tiras de 1,25 cm por a simples razão que "não dá conta certa" ao dividir a fita e só podes cortar a fita de 3 em 3 leds mas ficou mais ou menos tudo igual mais cm menos cm.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vitor Pereira uma questão..

 

Que transformador usastes para essa fita?

 

Uma outra questao a ver se algum dos "experts" em electronica me ajuda.

 

Para ligar este tipo de fitas que transformador usar? Com que Amperes?

Outra questão é preciso do mesmo tipo de transformador seja para 1 metro 2metros ou os 5metros ???

 

Supunhamos que preciso só de colocar 2 metros na bancada da cozinha... Que tipo de transformador? Daqueles do chines com 1A ?

 

Para colocar na calha, que talvez vá colocar 5 tiras de +ou- 80cm, que tipo de transformador?

 

Se puderem colocar links p o tipo de transformador agradeço.

 

Desculpem tanta questão.. :naughty: Mas não quero gastar dinheiro desnecessario, que isto estádificil.. :tapfoot:

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É simples as fitas de leds 5050 com 30leds/metro necessitam de aprox 0.6A por metro logo para 1 metro um transformador de 12v 1A chega, se queres 2 a 3 metros convêm ter um transformador de 2A.

 

Leds 5050 com 60leds/metros necessitam 1.2A por metro logo 1 a 2 metros necessita de um transformador de 12v com 2A.

 

Para sequências maiores ou seja mais do que 3 metros convêm ser transformadores com um maiores capacidade de Amperes, ou seja por exemplo um transformador de portatil de 12v que pode fornecer até 5A.

 

Isto tudo tem a ver com os Amperes vês os amperes por metro e é somar.

 

Cumprimentos,

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ou também uma fonte de alimentação

 

Tipo esta http://www.google.pt/search?q=fonte+alimenta%C3%A7%C3%A3o+12v+led&hl=pt-PT&biw=1280&bih=666&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=FcWSUIfvB4SXhQej2IDIDw&ved=0CE8QsAQ

 

Pois se for tipo alimentador de telemovel tem maior consumo e não tem tantos amperes (para muitos metros fita)

 

Cumps.

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas..

 

Será que alguem com connhecimentos de electricidade meconsegue esclarecer uma duvida ..

 

Se comprar por exemplo esta fita de led's

 

http://www.ebay.co.u...=item4aaa15b3fe

 

Consigo cortar em bocados de cerca de 80cm ,mas depois caso queira ligar, todos em conjunto ,como se só de uma fita se tratasse ...

 

É possivel? Complicado?

 

Que teria que comprar para alem disto?

Uma outra questão , o gasto total é de 24W ?..

 

No meu caso conseguiria "iluminar" os 2 aquarios com 24W..Correcto?

 

A ideia é aproveitar a estrutura de uma calha de 80cm, retirar tudo lá de dentro,e colocar as fitas de led´s na estrutura?

 

Uma ideia muito parva ou nem por isso ?

 

Cumps,

 

Boas

 

A potencia das fitas de Leds normalmente são dadas por metro de fita. Para se dimensionar a fonte de alimentação adequada podemos recorrer a esta formula A = W / V assim temos por metro A = 24w/ 12v . A = 0,5 A

Agora é só multiplicar pelo comprimento da fita 1 metro necessita de um transformador de 0,5 A, dois metros um de 1 A e cinco metros um de 2,5A.

 

As fitas de leds de alto rendimento com 60 leds por metro e leds 5050 normalmente consomem 14,4W por metro.

Estou à espera de uma amostra de uma fita com 1 metro com IP 67, Leds SMD 5050, 14,4W/metro, 12Volts, 6300ºK, 1100 Lumen/metro, 175Lux a um metro.

 

Enquanto esta não chega estou a testar uma comprada na "loja do chinês" a 220V que custa 10€ por metro mais 4€ para o cabo de ligação. A ficha e a corte terminal da fita foram selados com silicone.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Mais um Tópico de Excelência!!!

 

Na semana passada comprei 2 fitas led de 18wts cada, fiquei desiludido, bastante até.

O meu aqua é de 200L e tinha 2 tubos T5 de 45w cada, quero reduzir o consumo, para poder ter um nano salgado.

Conclusão: Vou optar por uns tubos led T5, da Aquaden, é bastante mais caro. Mas o que vocês acham?

 

Cumps de Valença do Minho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais