Ajuda na identificação de Mbunas(com foto)


Recommended Posts

Boas,

Como tenho quase a certeza que as espécies não correspondem ao nome que tinham na loja... :? peço a vossa ajuda.

pic_4278_4.jpg

Qual a espécie do que está em primeiro plano(roxo escuro)?

pic_4278_5.jpg

E este "artista", que agride tudo o que mexe?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então, ninguem arrisca um palpite?

O da 1º foto é invulgar...e tenho +2 iguais...E nenhum deles tem os famosos ocelos, são monocromáticos: de um roxo tão escuro que se confunde com o negro.Tou farto de pesquisar e nada.

Se acharem que é um hibrido, podem desancar-me á vontade. :lol:

Ou será que tenho que , quando cá vier o Srº Ad Konings, terei de leva-lo

num saquinho para ele mo identificar... :?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Porque não dizes os nomes que eles tinham na loja. Assim o pessoal podia tentar dizer se correspondia. Provavelemte ninguém disse nada porque não tinha resposta. Eu pelo menos não.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os roxo-escuro foram-me vendidos como Iodotropheus sprengerae...

mas em termos de coloração penso que não tem nada a ver...Embora no grande Atlas do dr. Axelroi venha uma foto de 1 I. sprengerae desta cor,

tambem tenho uma foto numa revista de aquariofilia antiga(Acqua life), em que vem uma foto semelhante, e descreve a população de Makakola reef, como tendo uma cor azul em quase todo o corpo.

Por outro lado já vi 1 foto de cynotilápia afra "cobue"- femea com cor parecida, seria da foto?

Se alguem me podesse indicar pelo formato corporal a que grupo pertence

(Metriaclima?Pseudotropheus?Cynotilápia?Iodotropheus), era um bom começo.

O da 2º foto disseram que era um Metriaclima zebra yellow top ???

Sim, Allen eles estão cá há uns 6 meses e já eram desta cor, sem riscas nem ocelos, pode parecer que é cor de stress, mas é mesmo a cor deles,

3 todos iguais...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De momento não tenho outra foto, mas vou tentar arranjar,

embora a foto tenha sido tirada longe demais , posso afirmar de em termos de coloração do mbuna é axactamente o que se vê:

só tem 1 cor ,Roxo muito escuro(quase negro), sem ricas com côr uniforme em todo o corpo e sem "ocelos", tenho + 2 iguaizinhos...

E como podem ver a femea de copadichromis sp."boadzulu" que está por baixo do "ovni" 8) ,tem a garganta e a boca inchadissima, será que comeu algo que lhe fez mal... ;):lol: :D :roll:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva António, o peixe da primeira foto, é realmente estranho, e a cor não me parece a sua cor natural, esse peixe esta em stress, e provavelmente bastante infestado com parasitas : a sua cor é baça, tem as barbatanas dorsal e anal fechadas, os olhos são opacos quase, provavelmente deves, de vez em quando reparar nuns tremores subitos???? Já assim tive uma Aulonocara, e a cor era precisamente a mesma, no fim de Aulonocara já não tinha nada.

 

Quanto á segunda foto, acho que mais umas fotos ajudavam :roll: , não é preciso serem boas fotos , apenas bem identificativas do peixe.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Rui

Posso afirmar com quase 100% de certeza que esta é a cor natural deles(tenho 3):

-Comprei dois há 6 meses e via-se que eram jovens +- 5 cm , estavam de boa saude e mantem após estes 6 meses a mesma coloração, não estão em stress, pelo contrário...estão perfeitamente adaptados e comem como leões(dieta principal: spirulina e granulado para herbiveros), e tem crescido muito bem, estão corpolentos , sem dilatação do ventre e sem qualquer indicio de parasitas...estão cheios de vida..

Para reforçar ainda mais este facto, digo-te que comprei á 3 meses um exemplar jovem +- 4 cm igual a estes( que estão agora com +-10 cm), noutra loja diferente, e a cor é axactamente igual aos outros 2, que já tinha, só que para variar tambem não estava identificado na loja,é o pais que temos...

Hoje encontrei na internet em 2 sites diferentes, fotos de Cynotilápia Afra

"Chinuni" - femeas, que me fazem suspeitar que estes são os que tenho:

Vejam as fotos da Femea:

www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1728

 

www.african-cichlid.com

 

O que vos parece?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antonio,

Se é um afra ou não é muito fácil de tu comprovares isso, a dentição é inconfundível.

Não me parecem afras pela forma da boca.

O da última fotos parece-me que tem qualquer coisa de petrotilapia, não sei :P as fotos não ajudam mesmo nada :lol:

 

Deixo aqui mais uma vez esta info importante:

Não comprem nada que não tenha identificação, e mesmo que tenha confirmar sempre se está bem. Normalmente os peixes não identificados são híbridos e mesmo que não sejam depois não se consegue saber que espécie é que são e como consequência não sabem como mantêla como também não conseguem arranjar parceiros compatíveis.

Não foi há muito que vi numa loja labeotropheus fuelleborni catalogados como Melanochromis joahnii bigsmile

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António , se tu dizes que a cor é mesmo essa, então sinceramente não sei.

Na segunda foto partilho da opinião do joalmag, aquela boca parece mesmo de Petrotilapia, e como disseste que agride tudo o que mexe, é provavel, agora se é hibrido ou mesmo uma especie, tambem não sei

 

 

E como podem ver a femea de copadichromis sp."boadzulu" que está por baixo do "ovni"  ,tem a garganta e a boca inchadissima, será que comeu algo que lhe fez mal...      

 

Copadichromis????.....deves querer dizer Protomelas, neste caso Protomelas taeniolatus, "boadzulu/ red empress", mas mesmo assim gostaria de ver fotos do macho, só para ter a certeza de que é P. taeniolatus e não P. cf. vigatus "Gome".

 

Espero que consigas safar alguns alevins :)

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tal como palpitou e bem o João Magalhães o Mbuna da foto NÃO É , em definivo uma Cynotilápia, após uma observação dentrifica :lol: , verifiquei que a dentição embora aguçada e proeminente, tem os dentes todos juntos ao contrário das cynotilápia que os tem mais espaçados.Os lábios são grandes e prominentes caracteristica , propria da familia Metriaclima...

Talvez com melhores fotos se consiga chegar a alguma conclusão...

Quanto ao 2º Mbuna o João M. e o Rui Correia, acertaram em cheio (quem sabe...sabe!), após pesquisar por "Petrotilápia", e embora o meu exemplar seja um macho jovem, a coloração ainda se está a desenvolver,

penso que será uma Petrotilápia Genalutea, ou um seu hibrido...

Rui Correia:

Quanto disseste que a femea que está a incubar não era 1 Copadichromis

"Boadzulu", até fiquei a "bater mal" :wink: , foram importados da Alemanha, o dono da loja mostrou-me a factura onde estavam assim classificados...Tinham 5 cm.

Comprei da mesma importação Protomelas Steveni "taiwan reef", das quais não tenho a menor duvida que a classificação está correcta, o macho está com o" fato completo".

Pesquisei sobre o nomes que referistes, e muito provavelmente tens razão:

-Só que por agora,não poderemos ter a certeza absoluta porque ou eu tenho 5 femeas :? , ou o/os machos ainda não desenvolveram a coloração

de adulto(o que é muito estranho com 12 cm ;) )

Tenho visto o macho Protomelas S. "Taiwan reef" muito junto a ela, embora ele tenha 2 femeas da sua espécie. :D

Encontrei esta foto que me deixa poucas duvidas, que como dizes se tratam de Protomelas Taeniolatus"Boadzulu/red empress), femea igual ás minhas:

www.malawicichlids.com/mw08087a.htm

Femea de Copadichromis sp. "Boadzulu":

www.malawi.vmoon.com.pl/zdjecie.asp?id=170&zdjecie=1556

Embora na forma corporal e a cor prateada seja , não as distinga. as 2 riscas longitudinais negras e grossas na Protomelas Taeniolatus, convencem-me...

Agora onde arranjo 1 macho desta espécie???

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva António, como vês, mesmo nas melhores lojas é sempre preciso ter um olho no burro e outro no cigano. :D

A especie a que te referes como Copadichromis boadzulu, é no momento Nyassachromis boadzulu, mas é uma especie bastante rara na aquariofilia, e tal como disseste, as femeas não tem o segundo traço negro caracteristico das femeas de P. taeniolatus.

 

Será que era Nyassachromis, que eravas obter quando encomendas-te os peixes ?...fiquei sem perceber...

 

Compraste, um grupo de 5 peixes e só saiu femeas, :D , é mesmo preciso ter azar, com 12 cm alguma coloração já tinham de certeza, e as barbatanas pontiaguadas, já se notariam nos machos.

 

Sendo assim , já deves ter percebido que a femea esta, na realidade a incubar alevins do macho P. taiwan reef.

 

Mesmo assim continuo intrigado com os peixes, se poderes por uma fotos, das duas especies incluindo o macho, chegariamos, a algo , mais conclusivo, e se quiseres poderes encomendar o macho certo para essas femeas.

Ter as duas especies juntas , não é la grande ideia, hibridam facilmente.

 

um abraço, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Rui

Antes de mais ,obrigado pelas dicas :D

Será que era Nyassachromis, que eravas obter quando encomendas-te os peixes ?...fiquei sem perceber...  
Eu não encomendei , mas o dono da loja avisou-me tinha feito uma encomenda a um fornecedor na Alemanha de ciclideos Africanos e no dia em que chegaram .. lá estava. Os peixes vinham muito bem acondicionados, cada espécie na sua caixa para não haver confusões.

Mas, ao que parece ouve erro de classificação lá na Alemanha, porque era o nome que vinha correspondente á espécie na factura, e o lojista confiou.

 

Compraste, um grupo de 5 peixes e só saiu femeas,  , é mesmo preciso ter azar, com 12 cm alguma coloração já tinham de certeza, e as barbatanas pontiaguadas, já se notariam nos machos.  

Pois é Rui, : Côr só umas pintas minusculas vermelhas, no topo da barbatana dosal, em todos... E barbananas arredondadas :D

Quanto aos alevins, quase de certeza que são filhos do Protomelas S."Taiwan reef",como é obvio não vou tirar os alevins da boca da mãe,

embora com pena da minha parte, mais cedo ao mais tarde o N. Fuscotaeniatus ocupa-se deles... :D

Quanto ás Protomelas Steveni"Taiwan Reef", são sem duvida 1 macho e 2 femeas, mas pelos vistos o macho prefere a outra femea á da sua espécie,

achas que se arranjar um macho das outras Protomelas essa situação acaba?

Não tenho maquina digital, estas fotos foram tiradas pelo membro Jony(o homem dos escalares :D ), mas vou tentar "cravar" mais outro para tirar mais umas fotos para ter a certeza de qual a espécie destes bixos.

Embora perceba pouco de Francês da para perceber que sempre ouve confusão na designação de "Boadzulu":

http://burnel.club.fr/boadzulu.htm

 

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando te perguntei o que esperavas obter , só queria saber se ja conhecias o peixe que ias comprar,.......pois os Copadichromis boadzulu, de que falas, são na verdade Nyassachromis boadzulu, e bastante raros.

 

Mas nada esta perdido, e tens aí duas belas especies, apenas te aconselharia a tentar indentificar correctamente a espécie das duas e a sua população, para um dia se for preciso mais um membro saberes o que deves comprar.

 

É que o nome de Protomelas steveni "taiwan reef", é apenas comercial e muita das vezes erróneo, è preciso ver o macho e a femea para saberes realmente o que tens. Os comerciantes simplesmente adoram chamar steveni a tudo o que é Protomelas, seja P.taeniolatus, P.cf. virgatus, P.frenestratus, etc.

 

Não te preocupes alguma delas será, apenas veio alegoricamente/comercialmente classificada....................

 

Se fosse mais perto até aí dava um saltinho

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais