O meu primeiro aquário de água salgada


Recommended Posts

Boas o meu nome é luis miguel, sou de portimao, algarve em primeiro lugar queria comprimentar todos os membros do forum e agradecer todos os esclarecimentos que obtive ao ler os vossos comentarios que me ajudou bastante, a me decidir montar 1 aquario de agua salgada, depois de 2 anos de aquarios de agua doce decidi-me por um de agua salgadacom as seguintes caracteristicas:

 

 

DATA DA MONTAGEM 03/06/12

DATA DE INICIO 13/07/12

MEDIDAS DO AQUARIO 1300L X55P X65A

SUMP 80X40X40

ILUMINACAO CALHA COM 5 LAMPADAS T5- 54W

ILUMINACAO 2 LAMPADAS BRANCAS 12000K +1 AZUL

ACENDE DAS 16H AS 21 H

ILUMINACAO 1 LAMPADA BRANCA 12000K +1 AZUL

ACENDE DAS 18H AS 23H

ESCUMADOR SHURAM 100

MOVIMENTACAO 2 BOMBAS JVP102- 12W-5000L/H

CIRCULACAO DE 1 BOMBA SICCE 2.5- 2500LTS

SUBTRATO AREAO

ROCHA VIVA 15K

AQUECIMENTO 2 TERMOESTATOS 250W CADA

 

MANUTENCAO 50L DE 15 EM 15 DIAS

AGUA DA TORNEIRA COM 1 SEMANA DE REPOUSO

 

PARAMETROS MEDIOS

DENSIDADE 1025

PH 8.5 + OU-

NITRITOS 0.3 MG

NITRATOS 15MG

TEMPERATURA 28G

REPOSICAO DE AGUA 1 L TODOS OS DIAS

 

HABITANTES

2-AMPHIPRION OCELLARIS(NEMOS)

2-DONZELAS

1-ZEBRASOMA FLAVESCENS

 

ALIMENTACAO FLOCOS 2 DIAS SEGUIDOS E 1 DIA CONGELADOS

 

hpim5660.jpg

 

Para visualizar evolução da montagem clique no link seguinte:

http://imageshack.us/g/1/9782703/

Editado por luis miguel abel lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, é bom saber que há gente interessada nos salgados, e ai está mais um áquario.

 

Como é normal estas no inicio, e isso ainda está um bocado vazio....

 

Vou deixar umas questões para que o pessoal do forum te possa ajudar ,quer na montagem como a definires o que pretendes

 

1- Pretendes colocar mais rocha?

 

2- Pretendes Corais?Moles?Duros?Lps?Sps?

 

Na minha opinão acho que devias apostar em mais um bocado de rocha e umas Siporax na sump,isto se pretendes pouca rocha.

 

Pesquisa na net por layouts nos salgados , há layouts bastante bons, procura e tira ideias para teres uma base para trabalhar....... eu pessoalmente gosto bastante de layout em ilha ,com lajes vindo de cima para baixo ,dando locais para os corais....agora vai daquilo que pretendes.

 

Cump

 

Abraço

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, bem vindo aos salgados.

 

Já deves ter lido e pesquisado bastante sobre várias montagens e deves estar a equacionar o que fazer agora.

 

Vou dar-te alguns conselhos:

 

- Aposta num bom escumador, quando puderes faz um upgrade

- Evita introduzir mais vivos até teres os parâmetros regularizados.

- Compra testes de alta qualidade para teres a certeza do que medes. (Os da D&D Deltec são bastante fiáveis)

- Posiciona as bombas de circulação mais baixas, para impedir acumulação de detritos no areão

- Evita encher a sump com material filtrante para não acumular detritos e aumentar o NO3 e PO4.

- Água da torneira não existe em água salgada. Adquire rapidamente um sistema de osmose inversa para reposição e manutenção (TPA´s). Cada vez que introduzes água da torneira estás a introduzir NO3 e PO4.

- Podes introduzir siporax na sump, de forma a que não acumule detritos, devendo ficar suspenso na sump.

- Comida congelada neste momento não é boa ideia.

- Tem paciência, calma e segue os princípios básicos (eliminar ao máx a introdução de nutrientes e ter uma boa escumação para retirar os já produzidos pelo biótopo)

- Deixa o aqua fazer o ciclo sem pressas, se puderes introduzir bactérias filtrantes, vai ajudar a acelerar e estabilizar.

 

 

Continua com a motivação já demonstrada.

 

Cumprimentos

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola obrig pela força vou seguir os teus concelhos quanto ao escumador vou ter que aguardar mais algum tempo mas em relaçao á agua vou ter que mudar o mais rapido possivel se me puderes aconcelhar algum siltema fiavel agradecia, pois as lojas que eu compro os peixes utilizam agua da torneira nos seus aquarios e nao me aconcelharam a osmose por isso estou um pouco perdido embora pesquise na net, por vezes as opinioes sao diferentes em relaçao as bombas, pois tenho duas uma perto do areao na parte de tras das rochas e outra em cima para nao criar uma pelicula de oleo por cima achas que devo colocar mais uma bomba em baixo?

 

obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, então vamos lá por partes.

 

Se as as lojas o fazem, é um problema deles. Não é correto faze-lo. Isso vai trazer acumulação de nutrientes que mais tarde se tornarão em algas promovendo um ciclo vicioso e difícil de extingir.

 

Quanto ao sistema envio-te por MP. Já se arranjam sistemas bastante acessíveis.

 

Não é normal existir óleo na água. A eliminação de películas que possam surgir à superfície não é através de mistura, uma vez que normalmente não são miscíveis. Isso é eliminado pela coluna seca onde elas devem desaguar.

Além das bombas serem necessárias para oxigenar a água, é importante que não deixem acumular detritos no fundo, mas sim criar corrente para estes saírem pela coluna seca. Com a altura a que tua se encontra na foto, não me parece que seja possível, estando subaproveitada.

 

Vai dando notícias.

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, bem vindo aos salgados.

 

Já deves ter lido e pesquisado bastante sobre várias montagens e deves estar a equacionar o que fazer agora.

 

Vou dar-te alguns conselhos:

 

- Aposta num bom escumador, quando puderes faz um upgrade

- Evita introduzir mais vivos até teres os parâmetros regularizados.

- Compra testes de alta qualidade para teres a certeza do que medes. (Os da D&D Deltec são bastante fiáveis)

- Posiciona as bombas de circulação mais baixas, para impedir acumulação de detritos no areão

- Evita encher a sump com material filtrante para não acumular detritos e aumentar o NO3 e PO4.

- Água da torneira não existe em água salgada. Adquire rapidamente um sistema de osmose inversa para reposição e manutenção (TPA´s). Cada vez que introduzes água da torneira estás a introduzir NO3 e PO4.

- Podes introduzir siporax na sump, de forma a que não acumule detritos, devendo ficar suspenso na sump.

- Comida congelada neste momento não é boa ideia.

- Tem paciência, calma e segue os princípios básicos (eliminar ao máx a introdução de nutrientes e ter uma boa escumação para retirar os já produzidos pelo biótopo)

- Deixa o aqua fazer o ciclo sem pressas, se puderes introduzir bactérias filtrantes, vai ajudar a acelerar e estabilizar.

 

 

Continua com a motivação já demonstrada.

 

Cumprimentos

 

Boas Noites,

Tal não é verdade... Pois é sim possível de o fazer, eu o faço e tenho pelo menos mais 2 colegas com aquários com 4 e 5 anos com grande sucesso.

Concordo no entanto que no inicio é possível de haver uma maior propagação de algas (mas também será normal no ciclo de arranque).

 

Posteriormente recomendo um bom produto de pré-tratamento na água de reposição e um sistema de bio pellets + bom escumador, para remover os excessos de nitratos e fosfatos através da exportação.

Em relação ás TPA´s, já fiz e já não faço... Os sistemas requerem estabilidade e como tal se usares o sistema acima indicado consegues estabilizar bastante bem o aquário... Da minha parte tive 9 meses sem fazer TPA e fui recentemente forçado a fazer uma de 60 Litros por causa da mudança da sump.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Paulo, não ponho em causa o teu sucesso com água da torneira, mas pelo que posso ver no teu aqua não tens sps certo?

 

Cada aquário é um aquário, mas existem dados que são inquestionáveis. Não existe melhor sistema que a Osmose para retirar tudo o que seja superior à molécula da água. Deixando NO3 e PO4 a zero.

 

Introduzires quimicos (produtos de pré-tratamento) na água, por si só não me parece correto, somando a isso os custos dos mesmos para tentar chegar à perfeição da água destilada produzida pelos sistemas de osmose, é quase como "morrer na praia".

 

É obvio que o sistema de osmose também acarreta custos, eu no meu caso tenho medidor TDS e apenas preciso de mudar os 4 filtros de seis em seis meses e a membrana anualmente. não sendo nada por demais.

 

Grande abraço e votos de sucesso

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Paulo, não ponho em causa o teu sucesso com água da torneira, mas pelo que posso ver no teu aqua não tens sps certo?

 

Cada aquário é um aquário, mas existem dados que são inquestionáveis. Não existe melhor sistema que a Osmose para retirar tudo o que seja superior à molécula da água. Deixando NO3 e PO4 a zero.

 

Introduzires quimicos (produtos de pré-tratamento) na água, por si só não me parece correto, somando a isso os custos dos mesmos para tentar chegar à perfeição da água destilada produzida pelos sistemas de osmose, é quase como "morrer na praia".

 

É obvio que o sistema de osmose também acarreta custos, eu no meu caso tenho medidor TDS e apenas preciso de mudar os 4 filtros de seis em seis meses e a membrana anualmente. não sendo nada por demais.

 

Grande abraço e votos de sucesso

 

Boas!

Sim não tinha SPS, recentemente comecei lentamente a meter para ver se vingam ou nem por isso.

O que mais me incomoda no sistema de osmose (para além do desperdício), é o facto de desmineralizar a água para depois a voltar a mineralizar (gasta-se nos produtos e afins)...

 

O custo que eu tenho no pré-tratamento + elementos traço, é possívelmente menos que sistemas de balling ou da osmose a desperdiçar água...

 

Para que possas ver, deixo-te aqui o produto que uso actualmente para o pré-tratamento dentro do depósito de reposição:

- http://www.microbelift.com/products/home-aquarium/salt-and-freshwater-conditioners/xtreme/

 

São sistemas diferentes, mas eu por princípio não gosto de desperdiçar a água (e não tenho quintal, plantinhas e verter água para dentro do autoclismo).

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) está bem encaminhado o projecto mas concordo em relação a osmose.... Não e milagroso para as algas de de facto e uma ajuda já que e so mesmo agua em estao puro.

 

Se poderes realmente vai para a osmose se não puderes a história é outra. Tambem estou no inicio agora e não tenho sistema de osmose mas se tiveres alguem que esteja disposto a dispensar te ou a vender-te alguma e sempre melhor.

 

Continuação de bom projecto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo acho que estás a confundir algumas coisas...

 

A água de osmose não precisa de ser remineralizada para se adicionar ao aquário... ela é usada directamente na reposição, e com sal para as TPA.

 

O que falas do balling não tem nada a ver com a água de osmose... o balling serve para repor Ca, Kh, Mg e outros elementos que o escumador e os seres vivos no aquário retiram naturalmente. A água da torneira pode inclusivamente interferir com a adição destes elementos e criar desiquilibrios na água.

 

Para ver se nos entendemos... a razão de não se recomendar a água da torneira nos aquários de salgados é simples... com água de osmose controlamos aquilo que adicionamos ao aquário e temos menos possiblidades de adicionar algo nocivo ao aquário (que por vezes até pode ter tendência a acumular), de promover interacções químicas com elementos chave para o aqua, etc. Sem água de osmose a falta de controlo é muito notória e normalmente estás mais vulnerável a episódios "estranhos" no aquario.

 

Tal como disse o Mega não se pode comparar sistemas que não são comparáveis... e uma coisa é ter um aquário com peixes e corais moles, outra é ter um reef com diferentes corais, incluindo SPS.

 

Como te deves lembrar tiveste muitas dificuldades em equilibrar o teu sistema no inicio... cianos, algas de todo o género, etc. E o dinheiro que gastaste em comprar pellets, reactor, bombas, químicos para água de reposição, etc. Tens o teu sistema mais equilibrado agora e ainda bem... mas sentiste na pele algumas das desvantagens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de ter lido várias opinioes estou decidido a comprar o sistema de osmose, pois quero evitar ao maximo ter problemas no meu aquario, depois de tanto tempo e dinheiro investido tudo o menos quero é que isto corra mal, por isso conto com a vossa ajuda para esclarecer as minhas duvidas, em relacao ao sistema osmose estou a pensar comprar um sistema asia-aqua de 3 filtros. Em relacao á iluminacao espero nao estar a cometer nenhuma asneira em acender 2 lampadas brancas e 1 azul durante 6 horas e depois mais 1 branca e 1 azul mais 5 horas, no total de 11 horas por dia em relacao as bombas ja tentei coloca-las um pouco mais baixas mas ainda acho que nao acertei com o sentido da circulacao de agua.

Espero ter exito nesta aventura e conto com toda a vossa ajuda.

 

Obrigado Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à osmose acho que fazes um bom investimento... a marca é relativamente indiferente (existem algumas diferenças mas são quase insignificantes) desde que seja um sistema de osmose inversa com 3 estágios estás melhor servido do que sem osmose.

 

Relativamente à iluminação o que se costuma utilizar é 2 lampâdas durante 10 a 12h por dia (normalmente as azuis) e as restantes entre 6 a 8 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o Sergio.

Como eu digo, existem coisas que podemos inventar existem outras que NAO. e a osmose é uma delas.

A anos atras qdo montei o meu primeiro sistema de agua salgada, por impaciencia minha acabei por encher o aquario com 2/3 de agua del cano. E apos isso, se me dava a preguiça la ia fazendo TPA com a mesma e produtos, e produtos......... O resultado viu-se.

Armado em expert introduzi SPS, pois, nao me duravam mais que 2 semanas, e nao percebia eu porque. Cheguei ao ponto de ir pelo caminho mais facil... Nahhh, so vou por moles e LPS, mas para que ir por ai se nao estava a desfrutar do aquario, totalmente no seu potencial.

Disse, Basta, adquiri um sistema de osmose aqui no forum, e decidi tb investir num bom escumador e iluminaçao.... VOILAAAA.

Uma montipora capricornis com 4 cms, q la tinha foi a minha referencia. Esteve la quase um ano, nao ia para a frente nem p tras. Depois da mudança....... Passou de formiga a Elefante, basta veres o meu video NAUTILUS II.

Como tb foi dito e mais uma vez concordo, classificar um aquario de Sucesso, é muito relativo. Sucesso em que? Manter os peixes vivos, ou um ecossistema complexo equilibrado sem muita invençao.

Eu sou total apologista do keep it simple. Iluminaçao, escumador, TPA com bom sal ( osmose) , so pode dar certo.

Pelo que li das tuas palavras estas mesmo decidido a teres um aquario bonito pelo tempo e dinheiro investido Luis. Acho que fazes muito bem, e fico feliz por ter largado o " cano" .

Em relaçao as bombas aqui sim sera uma tentativa/erro. Vai ajustado de formas a teres movimentaçao superficial na agua, ao mesmo tempo de forma a retirar detritos acumulados das rochas/areao.

O bom deste forum é teres sempre bastante pessoal disposto a ajudar, usa e abusa disso,

 

Cumps

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Como vês depois de alguns posts, podes constatar que seguir certas opiniões podem levar ao insucesso, provocando desmotivação e gastos adicionais.

 

Os princípios básicos são os que já foram acima referidos pelo Sérgio e o "B744" , mínima introdução de nutrientes (osmose + sal de qualidade), boa capacidade de extração desses mesmos nutrientes (bom ecumador), boa capacidade de desnitrificação (rocha de qualidade) e iluminação suficiente para garantir os corretos valores de lumens / PAR e espetro.

 

Depois, dependendo do evoluir do biótopo prevejo que irás acabar nos sps (os peixes passam a ser paisagem). Aí irás pensar num sistema de introdução de KH, CA e MG (Balling ou reator de cálcio).

 

Mais tarde, se existir necessidade, poderás afinar o sistema com introdução de outros sistemas mais complexos como Zeovit e equipamento associado, reatores de biopellets etc.

 

Até lá a ideia é :

  • Manter o sistema com os valores de PO4 e NO3 baixos nos parâmetros corretos terminando o ciclo.,
  • Depois, manter os parâmetros de KH / CA e MG dentro dos valores corretos e estáveis.
  • Evitar a vontade de introduzir demasiados peixes durante a fase de ciclo
  • TPA's regulares em pequenas quantias (10%-20%)
  • Boa manutenção /limpeza escumador, sump etc.

 

Vai dando noticias e expondo todas as dúvidas que assim terás sucesso garantido.

 

Cumps

 

Filipe Valente

 

Keep it simple

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite sera que esta na altura de colocar uma equipa de limpeza e como devo fazer o que devo comprar ,em relaçao a osmose estou a espera de algumas respostas mas quero o mais rapido possivel

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

amigos

 

nao sei se vao ler ainda este forum uma vez que já tem 2 anos, vou iniciar a minha aventura nos marinhos acabei de comprar o escumador,tenho um post com isso e vou retirar os ciclideos manha para começar a fazer o leyout.

 

pelo que me apercebi a ozmose é importane, mas deste ultimo post do b744 fikei com a ideia qu se introduzir agua do mar nas TPA'S (nao me refiro a acrescentar agua que se evapora) a asmoze pode nao ser tão precisa.

no meu caso vou buscar agua do mar para encher o aqua e para as TPA'S sei que a asmoze é importante mas será que perde a importancia?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A osmose é de muito importancia, pois todos os aquários marinhos sofrem de evaporação. Ao evaporar a água, o sal fica, tipo nas salinas do sal que chega a nossa casa. Ao repores com agua salgada, vais aumentar a concentração de sal. Para tal não acontecer, tens de repor com agua de osmose. Daí a importância deste sistema.

 

Sent from my TC55 using Tapatalk

 

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

hoje a falar com um amigo que tem aquas marinhos ele diz que nao tem maquina de osmoze em casa que compra agua de osmoze a 3€ já não me lembro da quantidade.

Diz que se temos agua da companhia se perde imensa agua e que nao compensa mais vale comprar ele tem a maquina e compra esta agua.

 

vai ser a minha opção.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai te sair mais caro. Acredita. Eu no meu primeiro aquário fiz o mesmo e com o dinheiro que gastei num mês tinha comprado a máquina. Regista bem os teus gastos e depois verás... No meu aquário evapora cerca de 30 litros por semana no inverno, no Verão chega aos 50 litros.....

 

Sent from my TC55 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.