Luzes adequadas para aquários plantados


Recommended Posts

Bom Dia / Boa Tarde

 

 

Sou um iniciante na pratica da aquariofilia por isso a minha experiência nesta área é nenhuma.

Comprei um fulval edge de 23L que não sendo um aquário muito alto concegue ser um aquário profundo 43x26x22.4 e vem equipado com um sistema de filtração aquaclear que segundo me foi dito tem uma boa filtração e uma boa produção de oxigénio , depois de tudo pronto fiquei insatisfeito com as lapadas de Halógenas que fazia parte do kit, fazia aquecer a agua e a luz que dava na minha opinião era pouca, acabei por comprar duas lampedas de LED de 12V 3W.

 

Será que são boas para as plantas será que a luz tem penetração sofeciente para as plantas de tapete?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mínimo deverias ter uma iluminação que reproduzisse 6500 kelvin o equivalente a luz do dia e o que me parece para um crescimento mais natural, neste momento é o que tenho num aquario meu 2xLed de 6500k tenho um outro aquario com lâmpadas de 10000k ( vejo que mta gente usa) e que as plantas crescem bastante mas com uma lâmpada destas as plantas tb vão necessitar de mais nutrientes, mas tb depende das plantas... A minha experiência não é muita por isso também te aconselho a ouvir outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A própria marca tem uns LEDs de 10000k para o aquário, procurei em todas as lojas na zona do Porto e a resposta era sempre a mesma "não temos e o fornecedor não tem para mandar vir" acabei por comprar os LEDs 12V 3W de 6000k-6500k numa loja da especialidade mas nem eles tem LEDs de 10000k.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

No mínimo deverias ter uma iluminação que reproduzisse 6500 kelvin o equivalente a luz do dia e o que me parece para um crescimento mais natural, neste momento é o que tenho num aquario meu 2xLed de 6500k tenho um outro aquario com lâmpadas de 10000k ( vejo que mta gente usa) e que as plantas crescem bastante mas com uma lâmpada destas as plantas tb vão necessitar de mais nutrientes, mas tb depende das plantas... A minha experiência não é muita por isso também te aconselho a ouvir outras opiniões.

 

a temperatura da luz do sol é 5700k. o mais proximo é uma lampada de 5500k ou 6000k!

 

forçar o cescimento/desenvolvimento das plantas com lampadas de 10000k ñ é prejudicial para elas a longo praso?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a alguns membros quando falam em watts lol

3w ou 6w em led representam supostamente uns 30w e 60w.

Não estou a fazer uma conversão totalmente perfeita, mas os valores não devem fugir muito dos que estou apresentar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola rui,

eu tenho uma lâmpada de halogénio de 14w num aquário com as dimensões do teu e tem sido suficiente.

Os graus kelvin não sei quantos são mas as plantas crescem muito e estão saudáveis, por isso, seguindo a taxa de conversão do ruimpr, penso que será mais que suficiente.

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos. Deram-me um aquário 56*34*32cm mas a lâmpada é de 11w e 3500k, mantenho ou recomendam outra? Vou ter um pouco de musgo numa Rocha e estou a pensar em plantas de fácil manutenção como as anubias. Somente substrato fértil e nada de CO2. Obg

Editado por Nborges
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.