Aquario 24l "Copacabana MiniJungle"


Recommended Posts

Aquário: Copacabana MiniJungle

 

Tamanho: 40x30x20

Filtragem: Atman 0300

Iluminação: 1lâmpada pc 20w branca + 1 lâmpada pc 16w rosa (total de iluminação: 36w)

Fauna: 1 ramirezi (o rei), 2 neons negros, 3 tanictis, 2 mato grosso, 2 coridoras albina, 4 rásboras

Flora: Lotus rubra, outras que esqueci mais em breve colocar aqui rsrsrs

Co2 Caseiro

Substrato: Laterita, húmus de minhoca tratado e basalto

Fundo: Preto

 

1_zpsb81d4921.jpg

2_zps4d710b91.jpg

7_zpsa2d306c7.jpg

3_zps1270cf9a.jpg

 

 

todas sugestões ou dúvidas serão bem vindas, abraço a todos!!!

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua está muito bem coseguido, mas as especies que tens estão em pouco munero pois maior parte são de cardume....

 

Mete mais umas fotos e como disse o ramirezi merece uma femea....

 

O tapete para as corys não é muito bom....

 

Cumprimentos

João Cunha

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua está muito bem coseguido, mas as especies que tens estão em pouco munero pois maior parte são de cardume....

 

Mete mais umas fotos e como disse o ramirezi merece uma femea....

 

O tapete para as corys não é muito bom....

 

Cumprimentos

João Cunha

 

É verdade, estou querendo colocar pelo menos 5 de cada dos tetras e rasboras, a respeito do ramirezi, estou querendo achar uma fêmea para colocar junto. As coridoras tem faixas atrás sem grama que elas se refugiam.

 

 

abraço!

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao um bom inicio de plantado, mas muito peixe para um solo desses a medio prazo. Nao se pode limpar a fundo um aqua com tapete, logo a carga organica tem de ser muito baixa, se o plano for para durar alguns anos.

Os Serpae nesse espaco irao dar problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao um bom inicio de plantado, mas muito peixe para um solo desses a medio prazo. Nao se pode limpar a fundo um aqua com tapete, logo a carga organica tem de ser muito baixa, se o plano for para durar alguns anos.

Os Serpae nesse espaco irao dar problemas.

 

Olá, não entendi sobre a parte que disses sobre muito peixe a medio prazo. Na verdade, eu não limpo aquários plantados o fundo, pois a carga orgânica dele acaba virando mais adubo, como são plantas retas (carpete) a carga orgânica acaba sumindo no meio... este aquário esta montado a quase 3 anos deste jeito, na verdade o carpete era de glossos, mas como havia tufos deste carpete atual ao lado das pedras, estas com o tempo dominaram completamente as glossos até extermina-las por completo (colocarei fotos do antes em breve). Os serpae (mato-grosso), haviam 6 antes, mas houve um problema com cloro na agua que dizimou o resto deles, assim como os neons.... mas já estão cmg a 2 anos e meio.

 

Abraço e valeu pelas dicas!

Editado por HEIMER

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não entendi sobre a parte que disses sobre muito peixe a medio prazo.

 

Bom as experiencias variam, 3 anos com esse arranjo e tantos peixes e extraordinario. Os Neons sao dificeis de manter, nao digo que a culpa seja dos Serpae, mas tenho as maiores duvidas sobre manter esses peixes de elevada agressividade nesse espaco.

Ja tentei em 50 e 120L e nao obtive bons resultados (atencao eu adoro os Mato-grosso!).

 

Quanto ao ponto nao esclarecido: a carga organica vai ser transformada em nitratos e fosfatos que se acumularao no substrato.

Ora como este nao e remexido pelas limpezas vao formar-se bolsas anaerobias com o tempo. Nessas bolsas vao proliferar bacterias que metabolizam os nitratos em amonia/amoniaco, gaz sulfidrico e provavelmente metano.

Uma vez mexido o areao pode haver libertacao macissa de amonia e gazes toxicos, que causam uma catastrofe biologica.

Por isso o meu espanto de 3 anos com essa estrutura de plantado e tantos peixes em poucos litros. Imagino que comam bem pouco, se nao poderemos ter ai uma bomba-relogio.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as experiencias variam, 3 anos com esse arranjo e tantos peixes e extraordinario. Os Neons sao dificeis de manter, nao digo que a culpa seja dos Serpae, mas tenho as maiores duvidas sobre manter esses peixes de elevada agressividade nesse espaco.

Ja tentei em 50 e 120L e nao obtive bons resultados (atencao eu adoro os Mato-grosso!).

 

Quanto ao ponto nao esclarecido: a carga organica vai ser transformada em nitratos e fosfatos que se acumularao no substrato.

Ora como este nao e remexido pelas limpezas vao formar-se bolsas anaerobias com o tempo. Nessas bolsas vao proliferar bacterias que metabolizam os nitratos em amonia/amoniaco, gaz sulfidrico e provavelmente metano.

Uma vez mexido o areao pode haver libertacao macissa de amonia e gazes toxicos, que causam uma catastrofe biologica.

Por isso o meu espanto de 3 anos com essa estrutura de plantado e tantos peixes em poucos litros. Imagino que comam bem pouco, se nao poderemos ter ai uma bomba-relogio.

 

Bom, o nitrato (é o finalizador do ciclo do nitrogênio) portanto não é toxico, o fosfato serve para o processo de eutrofização das plantas (assim como os compostos nitrogenados). Já a respeito do solo, a liberação de gases tóxicos se dá pelo acúmulo preso em bolhões (que no primeiro mês de montagem se extingue em quase sua totalidade) no uso de húmus de minhoca. Não há nenhum bolhão de gases presos ao solo, se houvesse, mais um motivo de não se mexer no solo não? Os peixes comem 4x ao dia (alimentador automático). O aquário é pequeno, mas devido a densidade de plantas, seus níveis estão sempre baixos. Amônia não é tóxica em água ácida (quantidades aceitáveis). Tinha mais peixes antes, o único problema que houve foi uma reposição em que não coloquei anticloro e este dizimou 40% da população....

 

Abç!

Editado por HEIMER

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nenhum bolhão de gases presos ao solo, se houvesse, mais um motivo de não se mexer no solo não?

 

Tinha mais peixes antes, o único problema que houve foi uma reposição em que não coloquei anticloro e este dizimou 40% da população.

 

 

 

Pois, o problema nos plantados maduros pode ocorrer aquando da replantacao, por exemplo.

A amonia e toxica, mas em agua acida muita dela transforma-se em amoniaco, de facto nao toxico.

 

Quanto a produtos anti-cloro nao uso a nao ser no arranque de grandes tanques: nunca tive problemas.

Duvido que as baixas tenha sido por uma simples TPA, mas nao e impossivel claro, depende da agua e do volume relativo trocado. E mais provavel ter sido um reajustamento biologico por excesso de carga (reset).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o problema nos plantados maduros pode ocorrer aquando da replantacao, por exemplo.

A amonia e toxica, mas em agua acida muita dela transforma-se em amoniaco, de facto nao toxico.

 

Quanto a produtos anti-cloro nao uso a nao ser no arranque de grandes tanques: nunca tive problemas.

Duvido que as baixas tenha sido por uma simples TPA, mas nao e impossivel claro, depende da agua e do volume relativo trocado. E mais provavel ter sido um reajustamento biologico por excesso de carga (reset).

 

Pois é, as perdas foram logo após a caixa do prédio ser enchida (sempre entre 14:00 e 15:00), a água no rio de janeiro é de péssima qualidade e muito clorada (pelo menos no meu prédio)...diferente da casa da minha mãe (interior do rio) onde a água e de ótima qualidade e nunca uso anti cloro...mas depois do ocorrido nunca mais deixei de usar o anti cloro e nunca mais tive problemas (troco entre 40-60% por semana da agua).

 

abç!

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impressionante a qualidade dos celulares hj em dia, á 4 anos atrás minha máquina fotográfica de 3.2mp não tinha 10% da qualidade de fotos tiradas do meu celular de hj em dia (nokia n8)...segue as 2 fotos do meu "king Ram"

hehehe

 

 

2_zpsc1235267.jpg

1_zpsb2b14b96.jpg

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito bonito, ainda ando a ver se arranjo um macho para a minha sulitária....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito bonito, ainda ando a ver se arranjo um macho para a minha sulitária....

 

 

E eu uma fêmea para o meu putão. rsrsr

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Magnificas fotos, eu nem com maquina digital.

 

Tem q mexer nas opções dela, tipo saturação, iso etc, senão não fica boa mesmo.

 

 

abç!

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais