Diogovs Posted September 22, 2012 Posted September 22, 2012 (edited) Boa tarde seguidores, Venho partilhar convosco a minha primeira experiência com apistogrammas. Adquiri um trio de Apistogrammas Hongsloi super fire , sendo esse trio composto por 2 fêmeas e 1 macho. Chegaram na terça feira e o meu aquário ( 80cm X 35cm X 35cm ) estava à espera deles , ou seja sem fauna. Desde a sua chegada que reparei que uma das fêmeas se colocava junto do macho e a outra estava sempre escondida. Após 2 dias dei conta que essa fêmea não estava muito bem , pois para além da cor pálida não saia do fundo do aquário e a outra fêmea fazia-lhe perseguições constantes. Fiz testes de Ph e estava a 7 e a temperatura a 27cº. Talvez tenha tido algum choque com a mudança e acabou por morrer ontem =( . A fêmea " dominante " passa a vida dentro dum buraco duma rocha. Não sei se terá ovos ( o que acho pouco possível pois só está no meu aquário desde terça feira , dia 18/09. No meu aquário tenho 3 cocos e 2 rochas com buracos que poderão servir de esconderijos para a reprodução. Após grande pesquisa fiquei apaixonado pelos apistogrammas e tenho vontade de adquirir 3 a 4 espécies de apistos diferentes para fazer criação. As minhas preferidas são: Agassizii Santarem / fire red Cacatuoides mega red Hongsloi Espero que os " entendidos " me possam dar umas dicas. Agora deixo umas fotos dos meus Fêmea : Macho: Agora quero sugestões e saber as vossas experiências. Cumprimentos, Diogo Vaz da Silva Edited September 22, 2012 by Diogovs
Diogovs Posted September 26, 2012 Author Posted September 26, 2012 Boa noite , Esta tarde o casal de Hongsloi passa a ter mais companhia. Adquiri 3 Corydoras Similis e 1 Corydora Aeneus Venezuela. Penso que poderão ajudar na limpeza do aquário. Quanto aos Apistos estão a começar a acasalar. O macho vai fazendo as danças junto da fêmea e passam a vida dentro dos cocos que tenho no aquário. Espero que me possam ir ajudando , pois até agora têm participado pouco no meu tópico =( Qual é que acham que deve ser o pH mais indicado para estes apistos criarem ? Tenho o pH a 7,2 e a temperatura a 27cº Cumprimentos e toca a postar ! Diogo Silva
Tiago Ferreirinha Posted September 26, 2012 Posted September 26, 2012 O Ph acima de tudo interessa estar estavel. Ha quem diga que mais que o ph o que interessa é a dureza da agua. A femea que morreu deve ter sido por o aquario ser pequeno para um casal mais um outsider.numa fase de ambientacao foi perseguida por isso ficou fraca e morreu. Esta é a minha opiniao ...
Diogovs Posted September 26, 2012 Author Posted September 26, 2012 Obrigado pelo comentário Tiago Eu acho que não foi essa a causa porque a fêmea desde inicio que sempre se mostrou debilitada. Ela só começou a ser perseguida depois. Cumprimentos
Recommended Posts