Filtro - Capacidade para um aqua de 240Litros


BrunoS

Recommended Posts

Boas.

 

Depois de muito ler, algumas duvidas ficam tiradas, mas aparecem novas questões.

 

Uma delas tem a ver com o Filtro vs Litros/Hora.

 

Por o que tenho lido, as opiniões sobre este tema são muitas (algumas até contraditórias) mas comuns num ponto, "A mais é bom!" ou seja quanto maior for a capacidade melhor.

 

Até aqui tudo bem, mas depois temos uma situação em que se utiliza filtros e bombas de agua ao mesmo tempo ou dois filtros mais fracos e ainda a questão de que a capacidade para a matéria filtrante também tem é relevante e que se deve ter em isso conta... com tudo isso acabei por ficar com mais duvidas, que certezas.

 

Vou comprar um aqua de 120/40/50, o que deve andar nuns bons 240Litros, por isso... para esse menino que tipo de filtro devo ter?

 

Pela informação que li, e aquilo que já me disseram, uma capacidade de 5x mais é bom ou seja estamos a falar de um filtro de 1200Litros/hora, (lá ficam os peixes colados no vidro do outro lado do aquário... não!?) mas, que tendo em conta a coluna de agua (240Litros), convêm ter um melhor movimente na agua com o auxilio de uma bomba de agua, em vez de ter um filtro dessas dimensões, ou/e que me deveria concentrar mais na capacidade da matéria filtrante para contrabalançar com a redução do caudal da aqua com um filtro mais fraco.

 

Ou seja:

È mesmo necessário um filtro com uma capacidade de 1200Litros/Hora ou pode ser mais fraco?

A opção da bomba de água é algo "necessário" para melhorar as condições de um aqua com esta capacidade ou superior?

 

Ps: os meus conhecimentos práticos resumem-se a um aquário de 20Litros apenas, e já que é para comprar tudo novo, que o sistema seja em condições independentemente da opção!

 

Obrigado

Bruno

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Basicamente o que interessa saber é que peixes vais colocar ai?!

Por exemplo, para peixes que sujam muito a água essas 5x podem ser insuficientes, para outros é mais que suficiente. Tens peixes que gostam de águas mais calmas, outros gostam de mais movimento... é como te digo, é dificil dar uma ajuda sem saber que fauna vais meter nesse aquário ;)

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Finalidade é mesmo melhorar as condições para os que já tenho com a compra do de 240Litros.

 

 

Fauna já existente é:

6x Neons

3x Nariz de bebados

2x Corydoras

4x Goppys (1 macho)

Depois tenho mais 7 peixes que não estou a conseguir identificar agora, mas deixo as fotos e quando for á loja eu confirmo os nomes deles, lol (2 deles são terríveis para fotografar, pois não sabem estar quietos, 3 são o laranja e os dois brancos e ou outros 2 são os pequenos com os olhos vermelhos)

 

 

Os desgraçados estão actualmente enfiados num aqua de 20Litros (mais uma semana e já os separo por dois aquas, mas na mesma insuficiente pois fica 40Litros no total)

 

Obrigado

Bruno

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Há 2 regras a ter em consideração quanto a filtragem de um aquário, principalmente a nivel profissional, a primeira tem a ver com o fluxo de água que passa pelo filtro, e a segunda com a área de superficie total do material filtrante.

Para a primeira, existe a bitola de o Fluxo por hora=> a 4X o Volume de água do aquário.

Para a segunda é bem mais complexo, mas passo-a daqui a umas horas.

 

Cumprimentos,

Editado por Miguel Guerreiro_10483
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel

:)

Fico a aguardar essa informação sobre a área de superfície pois também ainda não entendi muito bem a diferença por causa dos diversos materiais filtrantes disponíveis para a mesma. E toda a informação disponível é sempre bem vinda

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, é uma formula muita complexa, e alguns valores são impossiveis de saber ao certo, mas da-te uma ideia do volume de material filtrante que precisas:

 

-Primeiro tens de calcular a produção de nitratos do teu aquário:

Ne = Mf x Mb x Pd x Pn x Pu x Pe

 

 

Mb = biomassa (kg)----peso dos peixes

Mf = alimento como % da biomassa--------deve ser provavelmente 3%

Pd = % da dieta em proteína---------está na caixa da comida (divides a percentagem que tá na caixa, e é so pores na formula)

Pn = % de azoto da proteína---------vai te pelos 16%

Pu = proteína usada (%)-----------aproximadamente 40%

Pe = % de azoto total excretado------------90%

Ou seja---> Ne=MbX0,03XPdX0,16X0,4X0,9

 

Depois disto calculado, para calculares o volume de material filtrante basta:

Vm = Ne/(area de superficie por volume de material filtrante x 0,0011)

 

Tenho aqui algumas areas/volume de alguns materiais:

Pall Rings (210 m2/m3 )

Biobolas (340 m2/m3 )

Gravilha: 10-20 mm (300 m2/m3 )

Areia: 500 μm (12,000 m2/m3 )

Normalmente este parâmetro aparece quando compras o material filtrante.

 

Espero que não tenha abusado nos termos técnicos, e que tenhas ficado esclarecido.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por a resposta. :smile2:

 

Calcular o Mb não é fácil... como é que se faz isso? (não estamos a falar de por os peixe numa balança digital, certo, é foi a primeira coisa que me veio á tola!) :computer003:

Mas vou aprofundar mais essa formula do Ne = Mf x Mb x Pd x Pn x Pu x Pe e também nessa informação dos materiais filtrantes.

 

A duvida sobre qual o filtro mais adequado mantêm-se, mas pelo menos aprendi mais sobre os filtros.

 

Uma coisa é certa, aquariofilia é um hobby que requer conhecimento, para não se fazer mal aos peixes e para lhe podermos proporcionar um bom habitat. :animal_fish:

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A duvida sobre qual o filtro mais adequado mantêm-se, mas pelo menos aprendi mais sobre os filtros.

 

 

O que queres é o material filtrante com maior relação area/volume.

 

 

 

Calcular o Mb não é fácil... como é que se faz isso? (não estamos a falar de por os peixe numa balança digital, certo, é foi a primeira coisa que me veio á tola!) :computer003:

 

 

O Mb realmente não é facil. Ou medes directamente os peixes, ou vais á procura na net (se fores ao site da Fishbase deves ter alguma sorte), ou tentas "advinhar" o peso deles mais provavel. Os peixes que tens não devem ultrapassar individualmente os 0.01Kg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado por mais esta dica. :drool3:

É que se te referias a este site http://www.fishbase.org, vai lá vai... só não tem a cor das cuecas dos peixes, ou se calhar até tem, eu é que ainda não vi!

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, este já está tratado.

 

Eheim Classic 2217

1000L/h

6L capacidade para material filtrante (bem escolhido)

 

Como os peixes vais ser em maioria bêbados (são bêbados mas não são porcos) e Neons para alem dos que já tenho actualmente, penso que vai ser suficiente. (mas também já tenho um 2213 em segunda mão de reserva, só falta as mangueiras hehe)

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.