NOVO PROJECTO AQUA 140L! Toda a ajuda é bem-vinda :)


Recommended Posts

Olá,

 

tenho um pequeno aqua de 20L com 2 Kinguios, com cerca de 5 cm cada um. Obviamente este espaço não chega e depois de alguma pesquisa vou finalmente adquirir um aqua de 140 L (que é o maior que consigo ter na casa que tenho) que vem já com um filtro externo JBL CristalProfi 900 e um termóstato Eheim. As minhas dúvidas são as seguintes:

 

1- Gostava de ter o aqua plantado, mas sei que os kinguios são profissionais em destruir plantados. Gosto bastante daqueles plantados tipo tapete. O que é que me sugerem?

 

2 - Tenho mantido os meus Kinguios em regime de àgua fria, mas queria fazer a transição para àgua quente de forma a poder popular o aqua com mais alguns peixes. Como faço isso e que vizinhos me sugerem para eles?

 

3- A minha ideia é fazer a paisagem do aqua essencialmente com rocha, mas não sei que tipo utilizar e quais têm um maior/menor impacto na química da àgua. Ouvi falar maravilhas de rocha viva, mas tenho muitas dúvidas quanto à sustentabilidade ambiental do que se vende por aí nas lojas e da viabilidade disso num aqua de água doce. Apesar do que já li não fiquei muito esclarecida.

 

4 - Finalmente, bomba de ar, C02, sim ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanda,

 

Fico contente por teres arranjado um aquário maiorzito para os kinguios! :)

 

Quanto às tuas dúvidas.

 

1 - Como bem disseste, os kinguios são especialistas a destruires plantados, por isso tapetes, esquece! Para manteres kinguios tem que ser com plantas robustas, anubias, feto de java algumas echinodorus, e pouco mais.

 

2- Os kinguios aguentam água quente? A transição é fácil, com o termostato vais aumentando a temperatura um grau por semana, ou a cada 2 dias, por exemplo...

 

3- Estás enganada acerca da rocha viva. Isso é coisa de aquários de água salgada. Não podes pôr nada disso num aquário de água doce. Tirando isso podes pôr qualquer rocha desde que não seja calcaria (altera o valor do pH, apesar de que algumas espécies até gostam, os ciclideos por exemplo)

 

4- Bomba de ar raramente é precisa. Com as plantas que te falei não precisas de CO2. Além do mais para usares CO2 tens que fertilizar e teres a iluminação adequada. É uma tríade que tem de ser muito bem gerida.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh damm it, e eu que já sonhava com um belo tapete verde no aqua :/. E quanto ao substracto/ areão/ o que quer que fique no fundo do aqua. Qual será a melhor opção?

 

.... e vizinhos para os meus dois pacatos kinguios? :)

obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do substrato pode ficar ao teu critério.

 

Se puseres anubias e fetos tanto faz, essas plantas não se podem enterrar, são amarradas aos troncos/pedras.

 

Se puseres outras plantas, terás que pensar num substrato fértil por baixo do areão só para dar uma ajudinha. Para os kinguios não desenterrarem as plantas, têm que ser plantas com raizes compridas e grandes. Echinodorus ou cryptocorinnes e essas precisam de um substrato fértil.

 

Quanto a vizinhos não sei muito bem. A temperatura ideal para um kinguio é de 19ºC, não sei que outras espécies aguentam isso. A não ser outras de água fria, mas não tens espaço para pôr muito mais. Os peixes de água fria crescem imenso.

 

Pode ser que alguém saiba de outras espécies que se possam usar!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques areão muito fino, pois os kinguios gostam de andar pelo areão a meter a boca em tudo o que é sitio à procura de alimento, e uma areia fina pode vir a ferir as guelras deles.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substrato e areão, pensei em utilizar um areão grosso na superfície para cobrir o substrato, para tentar evitar que os kinguios dêm cabo de tudo. Também me ocorreu usar fertilizante liquido em vez de substrato fértil? que acham?

 

Relativamente a companheiros de aquário para os meus 2 Kinguios, depois do que li estou bastante confusa. Alguns aquaristas defendem que não se misturam kinguios com quaisquer outros peixes e, outros, sugerem que podem conviver pacificamente com vários peixes:

- dojos;

- corydoras;

- tanicitis;

- platis;

- guppys

- molinésias;

- cascudos;

- colisas

 

help...?

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.