1 aquario ciclideos


Spot2011

Recommended Posts

boa noite, aproveitando para me apresentar chamo-me jorge, sou do porto, e tenho um aquário standard de 60 litros, com uma comunidade de peixes, tipo milly e neons, tetras e assim.

 

Mas como sempre gostei dos ciclídeos africanos de Malawi, arranjei um aquário 120*40*50, e um filtro Eheim 2217( penso ser suficiente), e vou me mandar de cabeça, e tentar fazer uma coisa engraçada.

confiando na vossa ajuda claro :) .

 

a duvida que tenho, para agora, de certeza que vão aparecer mais, é que substrato usar???

obrigado desde ja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite jorge,

Tenho um aquario com ciclideos do malawi e até agora trm-se dado tudo muito bem. Nao uso nenhum tipo de substrato. Mas isto sou eu, ainda sou fresquinho nisto dos aquarios.

Mas para que querias o substracto? Queres plantar? Penso que os ciclideos gostam de um ambiente mais rochoso embora possas por algumas plantas, mas penso que o substracto nao seja necessario.

Espera por mais opinioes pois posso muito bem estar enganado e logo ves :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite, aproveitando para me apresentar chamo-me jorge, sou do porto, e tenho um aquário standard de 60 litros, com uma comunidade de peixes, tipo milly e neons, tetras e assim.

 

Mas como sempre gostei dos ciclídeos africanos de Malawi, arranjei um aquário 120*40*50, e um filtro Eheim 2217( penso ser suficiente), e vou me mandar de cabeça, e tentar fazer uma coisa engraçada.

confiando na vossa ajuda claro :) .

 

a duvida que tenho, para agora, de certeza que vão aparecer mais, é que substrato usar???

obrigado desde ja.

Boas,

 

Quando falas de substrato penso que estejas a falar de areão, sendo assim poderão ser qualquer tipo, mas o mais usado é branco e substrato fertil não necessitas pois as plantas que podes colocar são valisneras e anubias.....

 

Esperamos novidades e boa sorte.....

 

Cumprimentos

Joao Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado joão e simao, era mesmo isso queria falar de areão, ja que so vou plantar mesmo anubias..... vem afinal o filtro era um eheim 2213 que com um pouco de sorte veio outro com o aquario,,,vou colocar os dois a bombar. o aquário ja esta em casa, agora vou arranjar areia, e com ajuda do ricardo neves, carecacomgel, vamos montar o dito, e pelos vistos ja bem umas pedritas a caminho bem como uns peixitos,....oferta também de um membro aqui do fórum.... :) logo que possível coloco fotos.....

abraço

Editado por Spot2011
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tens o ciclo feito???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que isso está a ir bem :)

Escolhe um areao que nao altere muito o ph, assim como as pedras. Os ciclideos preferem uma agua com os niveis de dureza altos, por isso aposta mais em rochas do que em plantas. Tenta tambem fazer varios esconderijos pois sao peixes muito territoriais que precisam do seu proprio espaco.

Fico a espera das fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...vou tentado simão, com ajuda dos mais experientes, quanto ao areão foi a praia buscar, aqui a matosinhos.... não faço ideia se vai alterar muito so depois de a lavar bem e ferver é que vou ver..... :chores003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os mais experientes poderao ajudar-te melhor. Quanto a areia de praia rptem a tendencia de alterar os parametros da agua, mas conheco quem tenha apanhado areia da praia e tem tudo optimo, nao sei se depende da praia ou assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que disses te em cima percebi que ias meter os peixes logo a seguir á montagem e enchimento.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, esperamos fotos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

logo que possível coloco.... agora ando a volta com a areia .... :chores003: ja foi buscar perto de 30 kilos...hoje vou buscar outro tanto...que não sei quanta vou precissar :eusathink:

 

30Kg já deve ser demais, eu no meu de 140*60*50 tenho 35kg e tenho muita areia (silica do AKI) a areia da praia é o ideal pois vaite subir o Ph e se a recolheres na zona de rebentaçao nem precisa de ser lavada ou fervida...coloca ate teres entre 5 a 7 cm de altura, e coloca depois de meteres as pedras pois eles vao escavar e se as pedras caem no vidro podes ter problemas, assim ficam acentes no vidro eles mesmo que escavem nao acontece nada (coloca esferovite fino entre as pedras e o vidro)

 

Que peixes compraste? Cuidado com os peixes que escolhes para essas medidas, sao as minimas das minimas para manter Malawi, e a quem os compras, pois os malawi sao os peixes mais assasinados que existe e podes nao estar a comprar peixes com qualidade garantida.

 

Esquece as plantas, eles vao comer tudo e nao te vao deixar nada....

 

E pensa rapidamente em remodelares essa filtragem, pois nem com 2213 tens uma boa filtragem, o minimo aconselhado para mbunas é de 10x a litragem do aqua, por isso no minimo 2000l/h seria bom, se poderes tens o Fluval FX5 (muito usado na malta dos malawi) em www.zooplus.com a um preço simpático....com essa filtragem quando tiveres peixes grandes nao vais conseguir manter uma agua boa.

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu metia umas plantas se fossem comida não metias mais.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu tenho ciclideos americanos e as valisneras deita semre folhas novas...tens é de proteger as plantas com umas pedras á volta do caule, o uqe não custa muito......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado "passado", em relação a filtragem, vou mudar logo que possa, isto esta mal com a crise :sorry: ..... por hora vai ficar com os dois eihem 2213, logo vejo se no ebay ou assim consigo arranjar algo melhor baratucho... :naughty: .em relação as plantas vou colocar um fetos de java e anubias..logo vejo se eles se vão atirar a elas... :fart004: .

os peixes vão ser oferecidos por amigo tambem membro deste fórum e de confiança... :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem uma pequena atualização.... a areia ja esta fervida e mais limpa é impossível :chores007:, o movel aonde vai ser colocado ja foi reforçado ( para que não se desfaza com o peso e depois tenha que ouvir a mulher :chair:) .. só estou a espera das pedras e de uma borracha que faltava num dos filtros e posso começar a montagem....durante esta semana ja o devo ter montado e começo a postar umas fotos....

:drool3: :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ora bem ...muito boa noite ca esto eu outra vez... :naughty: pra colocar fotos do aquario montadinho... :pompomgirl::dancing: esta primeira vai ser uma esperiencia para ver se consigo colocar.. :sorry:

 

foto1150q.jpg

 

a cortar a esferovite para colocar no menino

Editado por Spot2011
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem la consegui colocar as fotos..entao aqui vai ( peço desculpa pela qualidade das fotos, mas foram com o telele :sorry: ....

desde ja agradeço a ajuda dos membros e do meu amigo ricardo neves ( carecacomgel) que em muito me ajudarm e tenho a certeza que vão continuar a ajudar neste mundo maravilhoso da aquariofilia.....

 

o aquario foi montado com :

 

30 kilos de areia de praia

varias pedras da praia

2 filtros eihem 2213 ( materias - esponja grossa, ceramicas, la)

termostato de 200w

3 valisnerias, 4 fetos de java

produtos usados : condicionador da aquaplus da nutrafin e biostart da aquapex

 

criticas sao sempre bem vindas..... :tongue:

 

 

foto1157.jpg

 

o reforço do armário pelo neves, (nao fosse ele partir e depois a minha mulher :chair: )

 

 

 

foto1160ka.jpg

 

colocação da areia

 

 

foto1162h.jpg

 

a ajuda :burp: sempre necessária :tongue:

 

 

foto1163l.jpg

 

os heróis, eu a direita e o ricardo neves a esquerda ( tenho que dar uma aulas de fotografia a mulher :rolleyes: )

 

foto1165k.jpg

foto1166q.jpg

 

ja com as pedras e pronto a encher para colocar as plantas....

 

foto1167n.jpg

 

a colocar as plantas.... :smile2:

 

foto1169q.jpg

 

a encher :tongue::confused4::tongue:

 

foto1170.jpg

 

a montagem dos filtros....

 

foto1188.png

 

foto1186.png

 

o produto final no ciclo do azoto.....

 

espero que gostem.... e aguardo criticas construtivas.... :rolleyes::tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Está fixe mas faltam pedras e valisnerias.....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque????jorge, tenho lido aqui no fórum e a muitos membros que colocaram pedras da praia sem problemas..... :sleepiness2: ..

joão as valisnerias estão la são é pequenas ainda....a que dar tempo para crescerem :tongue: , achas que ponha mais pedras???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.