O meu primeiro Aqua para CRS


ruimpr

Recommended Posts

Tenho 1 termómetro digital com sonda, não sei é se a sonda aguenta ficar ligeiramente submersa...

 

já pensei nessa troca :)

 

Pior pior vai ser colocar o termostato lol :)

 

 

Boas,

está espetacular. A única coisa que mudava era o termometro por um talvez mais pequeno e de outra cor.

 

Cumps,

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 122
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

tenta esconder o termoestato atrás da parede de musgo ou coisa assim.

 

Em principio a sonda deve aguentar-se submersa sem problemas, se o termometro for indicado para aquas.

 

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, só falta mesmo tirar dai esse amarelo :)

Eu mandei vir isto e para já tem resultado e ficou bem barato :)ebay

O termostato tentas por ou ao lado do filtro ou na outra ponta por trás do musgo e do tronco

 

Mas o que fica mesmo bem é os CRS :D muito fixes

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yeps é um desses termometro que tambem tenho.

 

Estou a pensar fazer mais um tapete de musgo para meter no canto direito , fazer estilo uma escada no vidro traseiro.

Estou também a pensar colocar plantas flutuantes (Limnobium laevigatum) como recomendação do Noctal.

 

Sinto falta de preencher o topo do Aqua.

 

Em relação ao termostato , de bom comprar um daqueles aquecedores/termostatos que se colocam no tubo do filtro :)

 

 

 

Boas,

tenta esconder o termoestato atrás da parede de musgo ou coisa assim.

 

Em principio a sonda deve aguentar-se submersa sem problemas, se o termometro for indicado para aquas.

 

Cumps,

Bruno Pires

Pois, só falta mesmo tirar dai esse amarelo :)

Eu mandei vir isto e para já tem resultado e ficou bem barato :)ebay

O termostato tentas por ou ao lado do filtro ou na outra ponta por trás do musgo e do tronco

 

Mas o que fica mesmo bem é os CRS :D muito fixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então podes trocar pelo que tens, podes fazer assim, pões os 2 e vês se a temperatura coincide durante um dia e se sim podes tirar o amarelo.

 

As plantas flutuantes, tens um leilão a decorrer com as que queres.

 

Essa ideia do termostato está bem pensada, acho que existe por aqui uns diy que devem te ajudar.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida!

É possivel que o meu filtro externo Tetratec EX400 , esteja "aquecer" a água?

 

Faço esta pergunta porque hoje de manhã tinha o Aqua a 26 graus (sem termostato).

Saliento que a lâmpada tem 24w e desliga-se pelas 4h manhã (mas também não me parece que fosse a lâmpada!)

Teoricamente a água devia estar à mesma temperatura ambiente da sala (rondava os 24)...

 

Se ligar as ventoinhas, consigo baixar uns 3 graus.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não conheço o filtro, mas se não tiver nenhum termoestato incorporado ele não deveria aquecer a agua...

ja não me lembro se o aqua é aberto pu não mas a agua normalmente tem a capacidade de absorver o calor durante o dia e liberta-lo durante a noite, não sei se será isto verifica se durante o dia sem a luz e sem as ventuinhas se a temperatura oxila...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que eu noto é que o Aqua acaba por estar sempre com uma temperatura acima da temperatura ambiente (+/- em 2 graus).

Já experimentei outros termometros...

 

Só recorrendo às ventoinhas é que acabo por baixar a temperatura do Aqua em relação à temperatura ambiente.

 

Foto:

dsc0361sx.jpg

 

 

Boas, não conheço o filtro, mas se não tiver nenhum termoestato incorporado ele não deveria aquecer a agua...

ja não me lembro se o aqua é aberto pu não mas a agua normalmente tem a capacidade de absorver o calor durante o dia e liberta-lo durante a noite, não sei se será isto verifica se durante o dia sem a luz e sem as ventuinhas se a temperatura oxila...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é facil (na minha opinião que ja sabes muitas vezes está errada) de explicar.

a agua tem uma boa termocondutividade, tem uma exelente capacidade em absorver calor, mas uma dificuldade em liberta-lo, ajudando com um vidro, o calor é absorvido pelo ambiente 24 + luzes, criando esse acumular de + 2 graus,

adicionando que normalmente temos os horarios de luz trocados dos aquarios, ou seja, queremos ve-los logo têm a luz ligada ate mais tarde, a nossa casa tem o aumento de tempreatura de dia começando a perder à noite, hora que a agua iria começar a libertar a sua temperatura, mas temos as luzes ligadas, que transmitem calor (energia)...estas a ver o problema :D por isso é normal teres a agua sempre mais quente que a temperatura ambiente...

 

 

acho que não disse muitas asneira mas se tiver dito corrijam à vontade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Gracias.

Percebi a explicação :)

 

 

 

isso é facil (na minha opinião que ja sabes muitas vezes está errada) de explicar.

a agua tem uma boa termocondutividade, tem uma exelente capacidade em absorver calor, mas uma dificuldade em liberta-lo, ajudando com um vidro, o calor é absorvido pelo ambiente 24 + luzes, criando esse acumular de + 2 graus,

adicionando que normalmente temos os horarios de luz trocados dos aquarios, ou seja, queremos ve-los logo têm a luz ligada ate mais tarde, a nossa casa tem o aumento de tempreatura de dia começando a perder à noite, hora que a agua iria começar a libertar a sua temperatura, mas temos as luzes ligadas, que transmitem calor (energia)...estas a ver o problema :D por isso é normal teres a agua sempre mais quente que a temperatura ambiente...

 

 

acho que não disse muitas asneira mas se tiver dito corrijam à vontade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem feito uma especie de nata à superficie da água.

Antigamente associava essa nata aos fertelizantes para as plantas, mas parece que estava errado.

 

Tendo em conta que não tenho usado fertelizantes ou outros produtos, o que poderá ser?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não é essa nata da foto, isso parece espuma :)

 

Uma pequena nata transparente que desaparece na zona agitada da água, mas que em algumas zonas mais calmas vê-se uma pequena capa transparente e se passarmos os dedos temos a sensação de que é gelatinosa.

 

Espero ter conseguido explicar melhor

Abraço

 

 

Só não meto o google a traduzir porque iria sair uma completa "Biolência" à língua Portuguesa :P

 

http://freshaquarium...arium-Water.htm

Editado por ruimpr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Será biofilme? Vê neste blog (http://aquariumalgae.blogspot.pt/) e vai fazendo scroll down até encontrares isto (Surface Scum/Film (edited May6th 2010)). Por norma tenho o biofilme identificado como sendo causado pela bactéria do ferro, no inicio da montagem de aquas quando uso ADA amazonia. Costumo desligar o filtro, apanho o maior à superfície com um copo e depois volto a ligar o filtro. Vou repetindo isto de 3 em 3 (ou 2) dias e com o tempo (e TPA's) desaparece. Não é o teu caso porque não usaste este substrato.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É isso mesmo

Surface Scum/Film

 

Vou remover "manualmente" e tentar ter mais agitação à superficie da água.

:)

 

Às vezes costumo agitar o topo do aqua com uma colher numa tentativa de dissolver essa película, outras vezes removo com compressas.

 

Obrigado pelas dicas.

 

Boas Rui,

 

Será biofilme? Vê neste blog (http://aquariumalgae.blogspot.pt/) e vai fazendo scroll down até encontrares isto (Surface Scum/Film (edited May6th 2010)). Por norma tenho o biofilme identificado como sendo causado pela bactéria do ferro, no inicio da montagem de aquas quando uso ADA amazonia. Costumo desligar o filtro, apanho o maior à superfície com um copo e depois volto a ligar o filtro. Vou repetindo isto de 3 em 3 (ou 2) dias e com o tempo (e TPA's) desaparece. Não é o teu caso porque não usaste este substrato.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Como já te tinha dito, gosto bastante desse layout, acredito que quando o musgo cresça ao ponto de nao se ver a rede, fique genial, só nao sei se no teu lugar cobriria também o bocado que falta com musgo, mas isso sou só eu a disparatar.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha ideia é elevar a parede de trás.

Pelo menos com mais 2 quadrados de musgo (mas de momento não tenho musgo, um membro "demanuel" falou-me que podia dispensar o musgo spiky - GRACIAS! ).

 

Em relação ao cobrir o resto, vou deixar que seja a evolução do tapete a tomar conta do aquário como bem entender :)

 

Prometo que vou postando a evolução :)

 

 

Boas Rui,

 

Como já te tinha dito, gosto bastante desse layout, acredito que quando o musgo cresça ao ponto de nao se ver a rede, fique genial, só nao sei se no teu lugar cobriria também o bocado que falta com musgo, mas isso sou só eu a disparatar.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.