Mais uma principiante!


Recommended Posts

Boa tarde!

 

Chamo-me Célia e estou a iniciar-me neste maravilhoso mundo.

Em primeiro lugar queria dar os parabéns a todos pelo excelente forum.

 

Adoro peixes e resolvi finalmente ter o meu próprio aquário.

Foi nessa altura que comecei a ler e a pesquisar sobre o assunto, não é tão fácil como eu pensava, principalmente escolher equipamento, fauna e flora. Porque eu quero que os meus peixinhos estejam felizes, não quero só um elemento decorativo...

 

Quanto aos peixes eu adoro discos e escalares mas depressa percebi que para além de lindos, precisam de muito mais espaço do que eu posso oferecer neste momento.

 

Por isso estou mais inclinada para bettas ou guppys, o problema é que eu gosto de peixes granditos, tipo 8 a 10cm daí esteja mais inclinada para os bettas.

 

Estou a pensar montar o aquário com areia grossa e alguns seixos, troncos (tudo tratado, fervido... etc) e depois a flora: echinodorus red diamond, cryptocoryne undulata broad levs, alternantherera reineckll pink, cardamine lyrata e vesicularia montagnei, que pelo que pesquisei são de manutenção fácil.

 

Inicialmente pensei num aquário que vi na loja de 84 litros e 60cm de largura, é de vidro pré formado com as arestas da frente arredondadas e só vem com iluminação, custa 100€, acham caro?

 

Mas agora vi este kit com um preço mais simpático:

http://www.tiendanim...era-p-6231.html

É bom preço?

 

Eu vivo na zona da Guarda e aqui como há poucas lojas os preços são mais altos...

 

Preciso de apoio, acham que são aquários grandes para bettas?

Aguardo comentários.

 

Obrigado.

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá e bem vinda.

 

Bem estou a ver se já te andaste a informar sobre várias coisas.

Mas respondendo as tuas questões, se queres escalares tudo depende da altura do aquário, mas tens que pensar que ao teres peixes maiores não vais poderes teres tantos.

Bettas não te posso ajudar muito porque nunca os tive, mas sei que são bastante territoriais.

 

Pelo o link que indicaste eu acho que mais vale ir para o 1º de 100€, porque assim podes escolher o filtro mais adequado. Era bom se conseguisses indicar os W's da iluminação. Mas acho que é um bom preço até.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Célia.

 

Como estas mais ou menos perto de Espanha já pensaste em dar la um saltinho?

 

100 € por esse não está caro. O problema é o filtro que ainda vais gastar mais um bocadinho.

 

Mas entre os 2 que disseste escolhe o que achares mais bonito porque no final o preço vai ficar mais ou menos o mesmo.

 

Segundo o que ouvi( não tenho experiência) os betas são mesmo muito territoriais.

 

Vejo que estas com o mesmo problema que eu, só gostas de peixes grandes.

 

Dá uma olhada nos altispinosa ou ramirezis, não crescem muito e são vistosos, mas gostos são muito relativos, tens montes de bases de dados pelo google espreita, e verás que existem uns pequeninos que até são engraçados.

 

E força aí para começares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos betas até 100l como tu queres penso ser impossível ter 2 machos sem se matarem, portanto só poderás ter e 2/3 fêmeas. Os bettas podem estar em comunitários, mas tens de ter muito cuidado com outros peixes no aquário. Evitando peixes coloridos e com caudas grandes, também não se dão com tetras com de sangue. O betta a entrar num comunitário deve ser o ultimo peixe, pois torna-se agressivo com quase tudo que entre depois.

 

Por exemplo já tive o meu betta com guppys, mas os guppys já estavam no aquário (eram 9 sempre os deixou em paz), a determinada altura mudei os guppys de aqua para fazer criação, voltei a meter guppys noutra fase no mesmo aquário e fui um descalabro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

João, sim, tenho andado a ler umas coisas...

Também pensei que será melhor começar pelo de 60, assim escolho tudo o resto, a regra é 1w para cada litro na iluminação certo?

Segunda vou buscar o aquário e já dou as medidas exactas, só apontei as dimenções: 60 x 40 x 50cm de altura.

E o filtro, é a mesma regra? Filtragem de 84 litros por hora neste caso?

Quanto aos peixes quanto mais procuro mais gosto dos escalares!

A regra é 1cm de peixe em adulto por cada litro isso dá-me só 6 peixitos.

Sendo o escalar de cardume quantos devo ter no mínimo?

Se assim for estou a pensar meter escalares e a equipe de limpeza.

 

Hugo, realmente é uma ideia ir a Espanha, este vai ficar assim, mas quem sabe quando puder e souber o suficiente para ter um dos grandes vá dar primeiro uma volta até lá.

Fui ver os ramirezis, são lindos, mas são pequenos... estamos realmente com o mesmo problema, eu queria peixes entre os 8 e os 13cm, sei que os escalares vão até 15cm...

Os pequeninos são giros, mas são tão pequenos... quase que só se vê as plantas no aquário. :)

 

Alvarenga, tens toda a razão, neste aquário só podia ter 1 macho e umas 5 fêmeas no máximo.

Quanto aos guppys tenho medo que a coisa corra bem e que daqui a meio ano já tenha muitooooooooooooos guppynhos!!!

 

Agora uma curiosidade, tenho uma amiga que tem 2 bettas machos e 8 femeas e ainda estão os dois vivos!!! Deve ser tipo a história do cão e do gato, por regra dão-se mal mas lá há as excessões.

 

Ponto da situação:

 

A minha ideia é colocar uma raiz (tanganyka) ao centro inclinada para um dos lados, e do lado da inclinação colocar as plantas altas, do outro colocar as mais baixas, o musgo é para fixar na raiz.

Depois para o fundo tenho areia vulcânica e algumas pedras, seixos aqui da zona mesmo, já andei a espremer limão em todas as pedras e não há nenhuma calcária.

A raiz foi comprada e já está num balde com sal, para depois passar por água limpa, só não a fervi, as pedras vão amanhã para a panela.

Valores do pH da água, da torneira saí com 6.5 e depois fui analisar um garrafão que ali andava há umas duas semanas para regar as plantas e está a 7.2, a água da fonte que vem lá da Serra tem pH 6.2.

Será melhor usar a da fonte ou da rede depois de repousar?

 

E já agora se alguém se lembras de peixinhos coloridos compativeis com escalares e entre 8 a 13cm digam.

Obrigado.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

João, sim, tenho andado a ler umas coisas...

Também pensei que será melhor começar pelo de 60, assim escolho tudo o resto, a regra é 1w para cada litro na iluminação certo?

Segunda vou buscar o aquário e já dou as medidas exactas, só apontei as dimenções: 60 x 40 x 50cm de altura.

E o filtro, é a mesma regra? Filtragem de 84 litros por hora neste caso?

Quanto aos peixes quanto mais procuro mais gosto dos escalares!

A regra é 1cm de peixe em adulto por cada litro isso dá-me só 6 peixitos.

Sendo o escalar de cardume quantos devo ter no mínimo?

Se assim for estou a pensar meter escalares e a equipe de limpeza.

 

Hugo, realmente é uma ideia ir a Espanha, este vai ficar assim, mas quem sabe quando puder e souber o suficiente para ter um dos grandes vá dar primeiro uma volta até lá.

Fui ver os ramirezis, são lindos, mas são pequenos... estamos realmente com o mesmo problema, eu queria peixes entre os 8 e os 13cm, sei que os escalares vão até 15cm...

Os pequeninos são giros, mas são tão pequenos... quase que só se vê as plantas no aquário. :)

 

Alvarenga, tens toda a razão, neste aquário só podia ter 1 macho e umas 5 fêmeas no máximo.

Quanto aos guppys tenho medo que a coisa corra bem e que daqui a meio ano já tenha muitooooooooooooos guppynhos!!!

 

Agora uma curiosidade, tenho uma amiga que tem 2 bettas machos e 8 femeas e ainda estão os dois vivos!!! Deve ser tipo a história do cão e do gato, por regra dão-se mal mas lá há as excessões.

 

Ponto da situação:

 

A minha ideia é colocar uma raiz (tanganyka) ao centro inclinada para um dos lados, e do lado da inclinação colocar as plantas altas, do outro colocar as mais baixas, o musgo é para fixar na raiz.

Depois para o fundo tenho areia vulcânica e algumas pedras, seixos aqui da zona mesmo, já andei a espremer limão em todas as pedras e não há nenhuma calcária.

A raiz foi comprada e já está num balde com sal, para depois passar por água limpa, só não a fervi, as pedras vão amanhã para a panela.

Valores do pH da água, da torneira saí com 6.5 e depois fui analisar um garrafão que ali andava há umas duas semanas para regar as plantas e está a 7.2, a água da fonte que vem lá da Serra tem pH 6.2.

Será melhor usar a da fonte ou da rede depois de repousar?

 

E já agora se alguém se lembras de peixinhos coloridos compativeis com escalares e entre 8 a 13cm digam.

Obrigado.

:)

Para plantados pelo menos 0,5 w por litro.....

Eu tenho um aqua de 54 litros e o filtro bom para o meu era um que fazia 300 litros por hora.....

Podes meter tipo um macho e duas ou tres femeas, 7/8 corys, casal de ancistrus, uns neons, um casal de peixes-paraiso e mais umas coisas....digam me se estou errado...

Usa a água da companhia....

Espero ter ajudado, mas não sou muito experiente em comunitarios.....

 

Cumprimentos

João Cunha

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve ser 5x a litragem, isto é 120l x 5 = 600l/h no MINIMO, quanto mais melhor :)

Podes ter escalares com essa altura, mas vão te roubar alguns litros, cuidado com os peixes muito pequenos que podem ser comidos,basta caber na boca :) Tenta dividir o aquário em 3, peixes de fundo, meio e cimo, assim já te podes regular com o que podes ter, tens vários exemplos que o João disse.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Os peixes são pequenos é verdade, mas no aquario de 120 l como falas, não parecem assim tanto.

 

O problema dos peixes de 10 ou mais cm é que tens que ter cuidado com o tipo de comportamentos, por exemplo eu falei com o dono da loja que frequento e ele disse-me que poderia meter sem problemas dois discos no meu aquario de 120 l sem problema, mas por exemplo uns Heckely que eu adoro, que dificilmente chegam a 15 cm já não é aconselhado por causa do comportamento.

 

Mas não sei se gostas, tenta ver por exemplo colisas.

 

Seja como for para primeiro aquário aconselhava peixes calmos.

 

Ainda não tenho fotos, mas mal tenha a maquina eu tiro e mostro-te como ficam os 4 altispinosa no meu aquário de 120l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos se é desta...

 

João Cunha, gostei da tua sugestão, mas como o aqua é um pouco mais baixo do que eu pensava (os 50cm era com a tampa e a base), acho que me vou ficar por um macho e duas ou tres femeas de escalares, 7/8 corys, casal de ancistrus e um casal de peixes-paraiso, estes ultimos ainda estou a escolher e decidir.

Porque é que é preferivel usar a àgua da companhia em vez da da fonte? É a que bebemos cá em casa. :)

 

Setup do Aquário:

 

Data de montagem: Agosto 2012

Aquário: Space Pro da Aquapor

Dimensões: 60x40x40

Volume: 84Litros

Iluminação: 15W (sei que é franca para um plantado, não posso substituir a lâmpada ou meter duas?)

Aquecimento: aquecedor 100W da Sera

Filtro: interno Tetra IN 600 plus

 

Peixes:

Um macho e duas ou tres femeas de escalares,

7/8 corys,

casal de ancistrus

um casal de peixes-paraiso (?)

 

Plantas:

Vesicularia montagnei

Rotala rotundifolia

Echinodorus red diamond

Cryptocoryne undulata broad levs

Alternantherera reineckll pink

Cardamine lyrata

 

Manutenção:

Limpeza filtro 1 vez por semana

Troca 15% da água por semana

 

Decorações:

Raiz

Seixos do rio

Areia vulcânica

 

Hugo, espero que isto agora não desapareça.

A ideia é colocar o filtro ao fundo do lado direito e o termoestáto ao fundo do lado esquerdo.

O tronco um pouco mais à frente e inclinado na diagonal, espero conseguir esse efeito com o peso das pedras.

Há problema em colocar as plantas perto do filtro e tesmoestáto?

Posso atar coisas (as pedras ao tronco) com ráfia?

 

O aqua vai ficar encostado a uma parede branca, logo irei colocar uma cartolina preta ou azul escura.

Estive a limpá-lo todo por fora e por dentro, mas sem limpa vidros!

 

João Vieira, realmente peixe pequeno penso que será mesmo complicado, parece que gostam mesmo de se esconder na boca dos escalares!!!! lol

 

Obrigado a todos pelas ajudas.

:)

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta a ficar com bom aspecto as plantas parecem me bem escolhidas so os 4 escalares e o casal de peixes paraíso nao me parece muito boa ideia o espaço e pequena para eles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Espero conseguir resolver a questão da luz.

De resto estou a aguardar os dois dias do repouso da água para montar tudo.

Obrigado pelas vossas ajudas.

 

Célia.

 

Não precisas de repousar a água porque não tens peixes, podes já encher e por tudo a funcionar.

Depois põem umas fotos :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pensei em alternativa num casal de molis ou de espadas.

Peixes para já não, mas tenho as plantas, não deverei deixar a água a repousar na mesma?

não e preciso uma vez que não tens peixes podes encher o aquário a vontade com agua directamente da torneira sem repouso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes deitar a vontade, mas quando tiveres peixes, ai sim deves repousar :)

Ainda gostava de saber onde puseste 80l a repousar :eusathink:

 

Espadas aconselham aquários fechados, porque podem saltar fora de água, eu vi uns muitos giros, chamados espadas ananás.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a foto ainda sem as plantas, até gosto dele assim.. :)

 

aqua7ago.jpg

 

O aquário é fechado, o problema pode ser se eles se mandarem ás lampadas!!!

 

A água está a repousar num bidão de plástico que o meu marido tinha na garagem.

 

Amanhã mostro o resto.

 

Até amanhã.

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem giro até :) ficamos a espera das fotos já com água.

 

Caso não queiras escalares, eu apostava nos espadas e procurava sub-espécies mais raras, cores que não sejam tão normais :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquafrente.jpg

 

aqualateral.jpg

 

Cá está ele.

:)

O tronto é que teima em querer flutuar, mesmo com uma pedras presa na base, devia ter levado duas!

Quanto à luz estou a ver que vai ser complicado... toda a gente que tem este aquário tem o mesmo problema que eu. :(

Pensei que podia comprar uma lâmpada da mesma medida e pronto, mas parece que não. Vou ver se arranjo um electricista geitoso que me resolva o problema. Ou então vou ter que meter eu mãos à obra.

A red diamond tem as raizes pouco enterradas, será que é problema?

Já está tudo ligado e já meti as bactérias no filtro, vou logo comprar os testes que me faltam.

Quando devo fazer a 1ª TPA?

E peixes, quando posso colocar os da limpeza?

 

Obrigado a todos os que ajudaram a chegar até aqui e espero que corra tudo daqui para a frente também.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco, põe uma pedra por cima para não lhe deixar flutuar, daqui a umas semanas já não flutua e podes por a pedra no sitio dela.

 

A 1º TPA, eu só fazia quando termina se o ciclo. Não te esqueças de ir pondo um pouquinho de comida todos os dias, para as bactérias

Agora com os testes vais medindo a amónia e os nitritos, após os 2 estarem a ZERO, podes por os peixes.

A equipa de limpeza vão ser quais? Parece que o teu substrato um bocado grande para as corydoras, mas deixa alguém mais experiente dar a sua opinião.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.