Barbatana descaída - Corydora


Recommended Posts

Olá

 

Tenho três corydoras e uma delas está um pouco inactiva (a comparar com as outras) e tem a barbatana dorçal um pouco descaída.

 

Na loja disseram-me que para ser um peixe saudável a barbatana deveria estar sempre levantada e a deste peixe não está! Devo-me preocupar???

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não posta uma foto.

Na loja disseram-me que para ser um peixe saudável a barbatanha deveria estar sempre levantada

 

Isso nas corys não é assim, e o ela estar parada deve-se a ela ser um peixe de cardume e tu só teres 3.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são todos da mesma espécie. No início tinha duas corydoras semi transparentes (não sei o nome certo) e um pintalgado mas um transparente morreu. Para o substituir comprei um pintalgado. Agora tenho um transparente e dois pitalgados mas um pitalgado está a morrer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Ana.

 

Chegas-te a fazer o que te recomendaram neste tópico? http://www.aquariofi...howtopic=200167

 

As Corydoras são peixes de cardume. No minímo cinco de cada espécie.

 

Cumprimentos

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por deitar o aquário a baixo e começar tudo de novo. Durante uma semana não coloquei peixes e na loja fizeram-me todos os testes que estavam correctos. Assim introduzi apenas 3 corydorias (duas de uma espécie e uma de outra) e deitei 3 bolinhas de comida para peixes de fundo (durante a semana seguinte não dei mais comida e ao sexto dia morreu-me um, ficando com um de cada espécie). Fui então à mesma loja e comprei outra corydora e um casal de molly (a fêmea estava grávida e já desovou mas até agora só vim 1 alvine e não foi por muito tempo). Agora tenho esta corydoria muito apatica e com a barbatana descaida. Os restantes peixes estão activos e não apresentam pontos brancos. Será que é mesmo solidão? Quando voltar à loja compro mais! De resto diz tudo bem ou tenho que fazer algo mais? Eu sei que é preciso ter paciência mas como sou nova também sou uma pouco ansiosa. Só quero que tudo corra bem. Obrigada pela ajuda é sempre bem vinda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por deitar o aquário a baixo e começar tudo de novo. Durante uma semana não coloquei peixes e na loja fizeram-me todos os testes que estavam correctos. Assim introduzi apenas 3 corydorias (duas de uma espécie e uma de outra) e deitei 3 bolinhas de comida para peixes de fundo (durante a semana seguinte não dei mais comida e ao sexto dia morreu-me um, ficando com um de cada espécie). Fui então à mesma loja e comprei outra corydora e um casal de molly (a fêmea estava grávida e já desovou mas até agora só vim 1 alvine e não foi por muito tempo). Agora tenho esta corydoria muito apatica e com a barbatana descaida. Os restantes peixes estão activos e não apresentam pontos brancos. Será que é mesmo solidão? Quando voltar à loja compro mais! De resto diz tudo bem ou tenho que fazer algo mais? Eu sei que é preciso ter paciência mas como sou nova também sou uma pouco ansiosa. Só quero que tudo corra bem. Obrigada pela ajuda é sempre bem vinda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter mais calma Ana. Passaram duas semanas e já estás a introduzir peixes, se um peixe morre para-se para pensar no que correu mal, não se pode simplesmente ir a loja comprar mais.

Deixa o ciclo completar-se da maneira correcta, introduz os peixes gradualmente pois de certeza não tens bactérias depuradoras para essa carga orgánica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou fazer isso. Só tenho medo que as outras corydarias por estarem sozinhas acabem também por morrer. Por isso pensei que para equilibrar o número do cardume deveria comprar mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se tens mas compra testes de amónia. nitritos e pH para poderes controlares o aquário.

Referiste que deste 3 bolinhas de comida para peixes de fundo, não sei qual a marca mas acho um exagero de comida. Depois uma semana sem comida também não ajuda muito.

Por exemplo as minhas comem uma todos os dias.

 

No teu caso tem atenção a quantidade de comida. Talvez uma pequena quantidade e uma vez por dia de comida para as mollys e meia pastilha para as corydoras.

O que noto nas pastilhas é que grande parte esfarela e anda em suspenção na água por sua vez é sugada pelo filtro resultando em excesso de materia orgánica.

 

Já agora ainda não vi o setup do teu aquário. Poderá ser util saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem pouca coisa... Tem cascalho natural (comprei-o numa pet shop) não é às cores, tem uma gruta e uma planta artificial. É um aquário de 60 litros. Neste momento não tenho como tirar uma foto mas depois tento... Quanto à comida estava a seguir aquilo que me tinham indicado na loja!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não fiz testes da amónica pois tinha feito na loja na semana passada e estava tudo bem. Quanto ao ph está entre os 7 e os 7.5, é alto? Se sim como é que eu o baixo sem utilizar químicos (não tenho os produtos em casa)?

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Infelizmente a minha corydora acabou por morreu (deixou de comer e de nadar...) no entanto as minhas outras duas andam sempre "bem dispostas" (comem e nada que se fartam!!) o mesmo aconteçe com o meu casal de molly´s (a fêmea até desovou mas não sobreviveu nenhum, acho que é porque tenho a minha planta artificial perto do fltro).

 

Agora o que devo fazer??? Compro mais peixes ou deixo andar para controlar os seus comportamentos??? Só tenho duas corydoras (uma de cada espécie), elas não vão se semtir sózinhas e acabar por deixar de comer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, desde que um peixe esteja acostumado a ser alimentado com frequencia eles não deixam a sua rotina, quanto ao ph, aconselhava a ferver o cascalho e voltar a metê-lo no aquário, o peixe eu penso que poderá ter morrido devido a amónia na água, mas isso só um filtro bom o consegue resolver, e já agora executas TPA's ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem conforme já te tinham dito deves fazer o ciclo do azoto no aquário. Durante o primeiro mês não se mete peixes, e ao morrer peixes vais comprar mais. Grande erro, as corydoras não morrem por estarem sozinhas, elas morrem porque a +agua em que tuas metes não presta. Os testes não se fazem uma vez por semana, mas ao inicio têm de se fazer todos os dias.

Os senhores da loja querem vender peixes, logo querem acelerar o processo se morrerem alguns, melhor para eles mais tu compras.

 

Se não ligas aos conselhos dados e continuas a comprar peixes, não perguntes.

 

1- 3/4 semanas fazer o ciclo do azoto

2- Compara os testes e medir água ao fim das 3 semanas, verificar se esta tudo ok

3- Comprar 2/3 peixes e introduzir, acompanhar a água todos os dias

4- Ao fim de uma semana fazer tpa 30% (as tpas fazem-se semanalmente)

5- introduzir 2/3 peixes a cada 15 dias.

 

Faz as coisas com calma, ou a tua casa vira um cemitério de peixes.

 

Podes comprar as corydoras 1 de cada vez, mas todas da mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho seguidos os vossos conselhos e não os que me dão na loja. Não comprei mais nenhum peixe recentemente. Fiz aquilo que me disseram montei o aquário e não coloquei peixes logo. Esperei e só coloquei três de cada vez (três à duas semanas e outros três na semana passada) tenho verificado diariamente o ph e a temperatura (apenas não faço os outros pois não tive possibilidade de ir comprar), fiz Tpa de 15 em 15 dias (foi isso que me indicaram) com condicionador e bactérias para não prejudicar. Até agora tive duas baixas (duas corydoras uma em cada semana) mas acredito que é porque é do Ph alto (não o alterei pois me disseram aqui para não mexer no ph que mesmo alto é sempre estável). Acho que até estou a levar com calma mas como cada pessoa me dá conselhos diferentes é natural eu perguntar. Desculpa se ainda sou novata nisto .mas tudo o que me dizem eu acredito (e na maior parte das vezes as opiniões até se contradizem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph entre 7 e 7.5 não é alto para a maioria dos peixes. Os meus aquários sempre têm ph entre 7.2 e 7.4. E não tenho mortes, por causa disso é até tenho espécies a mais de ano e meio que deviam estar com ph de 6.8(para teres uma ideia, não é para os outros fazerem, mas não é isto que causa a morte de peixes de forma rápida, as variações de ph rápidas e que os pode matar).

 

Então vamos fazer reset. Quais as características do teu aquário? (ponto crucial e o primeiro que se deve dar e pedir para dar ajudas)

 

- Enquanto o teu aquário não estabilizar e não morrer ninguém não se acrescenta peixes. Primeiro temos de ter a certeza que tudo está bem e dentro da normalidade.

As tpas devem ser semanais, se tiveres um bom filtro para o aquário, e os sistema normalizado, até podes fazer 15 em 15 dias, não é uma regra certa tem haver com os sistemas. Eu tenho um aqua que faço tpa a 3 em 3 dias, tenho outro de 10 em 10dias, e um outro que faço de 3 em semanas envolve carga orgânica tipo de fauna,etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tinha referido anteriormente tenho um aquário de 60 litros, com filtro biológico (esponja), filtro mecânico (não é cerâmica é um tipo um saco que é próprio para a marca que segundo a loja já contém filtros mecânicos adequados e que devem ser trocados de 2 em 2 meses), tem cascalho branco (pedrinhas brancas que comprei na loja. Já me disseram que não era adequado para as corydoras pois pode ferir e que o deveria ferver para baixar o ph mas não o fiz para não dar cabo das bactérias que lá estão), tenho uma planta artificial e uma gruta (tudo comprado na loja).Tenho o aquário sempre com ph entre os 7 e os 7.5 (mesmo após ter feito TPa) e a temperatura é 26 graus (inicialmente estava a 27 quando o primeiro peixe morreu só depois diminui, quando faço Tpa reduz para 25). Tenho verificado o ph e temperatura diariamente (os restantes testes não pois não tenho em casa), tenho um casal de molly e duas corydoras (de espécies diferentes pois na loja disseram que não havia problema) neste momento estão todos bem activos e comem bem (só tive problemas com duas corydoras que morreram em semanas distintas). De que me lembre agora é só...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar o teu filtro pela descrição é fraco, que pode ser uma das causas de teres picos de amónia(que levam as mortes, penso ser este o problema com as mortes), até porque com poucos peixes não dar alimento excessivo é difícil.

A temperatura e o ph, no teu aquário não é um problema, devias fazer teste nh3/nh4.

Como fazes a limpeza do filtro? (tem cuidado ao tirar o filtro para não largar toda a porcaria dele na água, problema comum nos filtros de esponja.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro retiro-o e coloco numa bacia própria, depois com a água que retiro do aquário lavo-o à parte e volto a colocar. Quanto ao filtro... O que eu posso fazer? Ele é o original, comprei o aquário completo já com filtros mecânicos e tudo! Como posso resolver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais