Duvidas


Eduardo Soares

Recommended Posts

Caros amigos

 

Alguem me dá uma ajuda

 

Estou a inicializar no hobby e gostava de montar uma aqua de Red Cherry e gostava que me ajudasem a indicar os elementos adequados para os bichanos, tipo plantas, rochas, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma das formas que eu obtive essa informaçao foi a ver os topicos dos outros membros, ver os aquarios deles e o que eles punham e assim ate da para tirar ideias para fazer um layout.

 

Os camaroes gostam de plantas de facil manutençao, musgos, fetos de java, anubias e um tronco (nao é obrigatorio mas fica mais bonito) é suficiente.

Não te preocupes que ja deve de aparecer um membro com mais experiencia para te dar umas dicas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduardo

 

O essencial é teres uma agua sem oscilações de valores, o resto fica a teu gosto! Eles são resistentes e basta algum musgo para se sentirem a vontade.

Passado pouco tempo estarão a reproduzir. Vai "checando" os tópicos que por aqui estão e tens toda a informação de que necessitas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O essencial é teres uma agua sem oscilações de valores

É por isso que convem nao ter plantas muito exigentes, porque depois é necessária fertelizaçao liquida n é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, esse é um dos factores, até a necessidade de Co2, pode fazer variar o PH...

 

Com red cherries não tens problemas pois eles são resistentes! e mesmo com fertilizações liquidas controladas eles dão-se bem, mas estes são red cherries com outros camarões tens de ter muito mais cuidado, pois são N vezes mais sensíveis aos valores da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva os red cherries xD

Pois isso é um problema porque depois para fazer um aquario bonito e que nao necessite de muita exigencia é preciso ter muito bom olho e conhecer muito bem o comportamento das plantas e a forma como crescem, nao chegar andar pela net a ver fotografias... Talvez um dia daqui a uns tempos eu consiga eheh =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo sendo os red animais não muito exigentes, é indispensável o termostato? Falo num aquário cubo Vodafone, 18x18x18.

Será que a água, sem o termostato, estará sempre entre os 15º e os 28º? Pelo que vejo na net, é a temperatura suportada pelos red.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de inverno, no norte vai baixar até aos 10º pelo menos a água.

 

Relativamente aos red´s posso dizer que são adoraveis, tenho um aqua de 80l com centenas de reds, conseguem sozinhos tratar do aquário e da limpeza do mesmo, nem uma alga. Fui de ferias e estiveram 3 semanas sem comida, não notei nenhum problema neles, possível terem morrido alguns, mas são as centenas e só comecei com 10 a 6 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de inverno, no norte vai baixar até aos 10º pelo menos a água.

 

Pois. Tenho mesmo que comprar um termostato pequenino então.

E outra dúvida, o termostato está sempre ligado mas só aquece até a água chegar à temperatura definida ou só se liga em determinados períodos? Não percebo nadinha disto... :/

 

Relativamente aos red´s posso dizer que são adoraveis, tenho um aqua de 80l com centenas de reds, conseguem sozinhos tratar do aquário e da limpeza do mesmo, nem uma alga. Fui de ferias e estiveram 3 semanas sem comida, não notei nenhum problema neles, possível terem morrido alguns, mas são as centenas e só comecei com 10 a 6 meses.

 

Podes comprar umas grades de minis que camarão não falta :naughty:

 

Já sei a quem vou pedir que me ofereçam uns camarões. Se tens tantos eheh :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao termostato ele desliga-se sozinho quando a água esta na temperatura escolhida.

 

Se vieres a lisboa estas a vontade para levar uns quantos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao termostato ele desliga-se sozinho quando a água esta na temperatura escolhida.

 

Se vieres a lisboa estas a vontade para levar uns quantos :)

 

Ficava mais cara a viagem a Lisboa do que comprar os camarões aqui perto :P

Meta numa caixinha e envie pelos CTT eheh

 

 

 

Estou a ver se arranjo um filtro e termostato baratos e pequenos para não ocuparem muito espaço no meu cubo.

Termostatos está dificil arranjar algum de 25W.

Filtro não sei bem o que comprar. Será que estes dois dão?

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-para-alevins/pet4you-filtro-nano.html

e

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/filtro-de-cascata-hbl-501.html

Editado por jrmpinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oscilações na agua de um cubo Vodafone é o que mais vai acontecer. Mais vale investir num aquario mesmo que pequeno. Estamos a falar em colocar um termostato num recipiente mais pequeno que um garrafão de 5 litros, colocar filtro, plantas, areao e fazer trocas de agua. Um deslize e morre a fauna de um dia para o outro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oscilações na agua de um cubo Vodafone é o que mais vai acontecer. Mais vale investir num aquario mesmo que pequeno. Estamos a falar em colocar um termostato num recipiente mais pequeno que um garrafão de 5 litros, colocar filtro, plantas, areao e fazer trocas de agua. Um deslize e morre a fauna de um dia para o outro.

 

Acredita que não consegue manter-se muito bem e a água estável, tenho um nano com cerca de 1,8l de água a funcionar a vários meses, sem mortes, já com criação. Único problema é só o vou desmontar por ter apenas 8 cm disponíveis para meter o termostato e não cabe lá.

 

Agora claro se houver espaço um cubo maior era melhor, até porque um cubo de 25cm, no vidraceiro acredito que se compre com 10€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida:

 

Se fizer TPA's a cada 2 dias, será necessário o filtro? Tenho visto por aí gente a dizer que em cubos Vodafone faz TPA's diárias ou a cada 2 dias e não usa filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Acredita que não consegue manter-se muito bem e a água estável, tenho um nano com cerca de 1,8l de água a funcionar a vários meses, sem mortes, já com criação. Único problema é só o vou desmontar por ter apenas 8 cm disponíveis para meter o termostato e não cabe lá.

 

Agora claro se houver espaço um cubo maior era melhor, até porque um cubo de 25cm, no vidraceiro acredito que se compre com 10€

 

A temperatura de 1,8 litros de agua deve oscilar rapidamente. Eu também já li pessoas a dizer que é possível e corre tudo bem. Mas nao é para mim. E tpas diárias ou de dois em dois dias muito menos. Já me bastam as semanais a 6 aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura de 1,8 litros de agua deve oscilar rapidamente. Eu também já li pessoas a dizer que é possível e corre tudo bem. Mas nao é para mim. E tpas diárias ou de dois em dois dias muito menos. Já me bastam as semanais a 6 aquários.

 

Não oscila assim, pois tens o factor casa, que bloqueia grandes variações de temperatura. Faço 1 tpa por semana com meio litro de água, nestes dias mais quentes tenho feito 2 vx.

 

Relativamente ao filtro, eu acho essencial, para não haver riscos de picos de amonia, são fáceis de criar com tão pouca água, além disso tens de aspirar sempre os restos de comida, para não haver perigo.

 

Sinceramente eu não montava nada com menos de 15l, a diferença de tamanho é muito pequena e consegues e passares para um cubo de 25cm, com esse já consegues uma boa estabilidade do sistema. Mas tens sempre de ter termostato, já li quem não use filtro, para mim é essencial. Mas acredita que o trabalho que vai dar a controlar 5l de água sem ter um pico que mate tudo é um desafio para quem tem pouca experiência, basta um pouco de comida a mais e não sinfonar o fundo, no outro dia possivelmente já era (sem filtro então é certinho). Pensa em algo um pouco maior precisas do mesmo equipamento e gasta o mesmo dinheiro e vai ser mais agradável para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que estou com o orçamento mesmo limitado e não vou pedir nada aos meus pais...

E para comprar um aquário novo ia logo sei lá quanto dinheiro :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais