duvidas com teste do kh


Recommended Posts

boas.

tenho uma duvida quanto as medições dos testes de KH e GH.

o testes de kh diz para adicionar uma gota e fica (amarelo ou azul agora não me lembro a cor) e para ir juntando uma gota de cada vez ate mudar de cor (para amarelo ou azul) quando mudar multiplicar o numero de gotas que coloquei por 20.

 

o meu normalmente da 4 gotas que equivale a 4x20=80.

o KH é 80 neste caso?

 

é que vejo algumas pessoal a colocar o setup do aquários deles e o KH não tem nada a ver com o meu.

 

espero que me ajudem a enter isto.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do multiplicar por 20 é que não estou a perceber... As instruções dizem mesmo isso?! O meu teste é semelhante mas sem o multiplicar ou seja, teria 4 de KH... Deve estar aí alguma a falhar!!!

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, multiplicação por 20. Algo está errado, se calhou 4 gotas, é porque possui 4 kH.

O que diz no livrete é:

 

1) colha uma amostra de agua com uma pipeta. e encha 5ml no tubo de ensaio.

2)adicione 1 gota de reagente KH coloca a tampa e agite bem. a mistura devera ter uma cor azul,. se a cor da mistura mudar para amarelo depois da adiçao da gota a medida da dureza carbonata esta abaixo de 1 mh/l (ppm)

3) continue adicionando uma gota de cada vez e agitando a cada adiçao. conte as gotas e pare de adiciona-las quando a cor mudar de azul para amarelo.

4) multiplique o numero de gotas por 10 (eu em cima tinha dito 20 mas enganei-me era 10) para determinar a dureza geral em mg/l (ppm) como carbonato de calcio. (CaCO3)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter de se fazer alguma conversão... Não estou a ver água com um KH de 40. Aí diz para multiplicar por 10 apenas para determinar a dureza em mg/lt... Logo parte-se do principio que se não fizeres a multiplicação ficas com apenas 4. Mas está um pouco confuso... Qual é a marca do teste?

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei aqui uma conversão interessante:

 

Tanto o KH como o GH são medidos em diferentes unidades, as mais utilizadas são graus (escala alemã), ppm (partes por milhão) ou mg/l (miligramas por litro).

1 grau = 17.8 ppm CaCO3

1 mol/L alcalinidade = 2.8 graus

1 ppm = 1 mg/L

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei aqui uma conversão interessante:

Sendo assim, em graus ficamos com um Kh de 2,24(penso eu de que)... Para além de fazermos testes da água, aprendemos também um pouco de matemática... O que nós aprendemos com a aquariofilia!!!! :coffee:

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, em graus ficamos com um Kh de 2,24(penso eu de que)... Para além de fazermos testes da água, aprendemos também um pouco de matemática... O que nós aprendemos com a aquariofilia!!!! :coffee:

 

como fizes te esses cálculos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter de se fazer alguma conversão... Não estou a ver água com um KH de 40. Aí diz para multiplicar por 10 apenas para determinar a dureza em mg/lt... Logo parte-se do principio que se não fizeres a multiplicação ficas com apenas 4. Mas está um pouco confuso... Qual é a marca do teste?

é uma mala de teste da hagen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo me disseram as instruções da hagen tem uma tabela de conversão nas ultimas páginas, mas não posso confirmar... De qualquer forma, parece ser uma boa marca... O teste de KH da hagen dá o resultado em mg/lt, creio eu... Segundo o site da hagen terás de multiplicar o valor que te dá por 0.056 e que te vai dar o valor em graus, ou seja 2,24...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto vai ajudar http://uk.hagen.com/...ties/calculator

 

escolhe Hardness Conversion Calculator e escreve onde diz mg/L que é o resultado que tu tens, neste caso 40mg/L depois podes ver a conversão em todas a outras unidades

Editado por _FUZY_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto vai ajudar http://uk.hagen.com/...ties/calculator

 

escolhe Hardness Conversion Calculator e escreve onde diz mg/L que é o resultado que tu tens, neste caso 40mg/L depois podes ver a conversão em todas a outras unidades

Muito bom... Tem todas as conversões que se precisa... Tá confirmado os 2.24 de KH...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.