2217 em 200Lt adequado ou nao?


Recommended Posts

Boas.

 

Acham o 2217 demasiado potente para um aqua plantado de 200lt? Para ser preciso as dimensões são 1.00 comp x 40 larg x 50 alt.

 

É que noto que as plantas mais pequenas, em crescimento, vão gradualmente ficando mais tortas na direção da mangueira do filtro por onde a água é puxada.

 

 

De resto não notos que os peixes pareçam nadar em corrente.

Passo a decrever o meu setup para que melhor possam ter a noção:

 

aqua 100 x 40 x 50

 

Subtratos:

- areão branco

- Sera floredepot

 

Rocha vulcânica

 

Eheim 2217

Termostado tetra 150w

 

Fauna:

- 7 escalares

- 5 nariz bebado

- 8 cardinais

- 10 ampularias douradas (pomacea bridgesi)

- 2 ampulárias purpura

- 2 ampulárias azuis

- 5 corbivula javanicus (ameijoas)

 

Flora: não sei o nome pois foram todas plantas oferecidas e na altura todos os nomes que me foram ditos eram demasiado estranhos para os meus ouvidos de principiante.

Editado por sfrpe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para 200 litros não me parece demasiado, especialmente pela capacidade de filtragem, tive um 2217 num aquário de 1,45M 320l e so o achava efectivo até perto de um metro, após essa distancia praticamente não havia circulação no aquário.

 

caso consideres que tens demasiada movimentação da água ,virar a saída da agua para um vidro pode ajudar, depende do layout que estejas a usar.

 

podes tentar alargar a saída para uma mangueira 16-22 em vez da mangueira 12-16 que faz a saida do filtro.

para isso usas um pedaço de tubo 16-22 com 5 a 10 centímetros e um adaptador 1/2-3/4, isso vai fazer com que a agua saia consideravelmente mais devagar do tubo

 

uma coisa do género da que está ao meio, em baixo nesta figura

http://www.plastic.com.br/sites/default/files/imagecache/img_produto_grande/conexoespretas_Lconexoespretas.jpg

 

 

se quiseres uma solução mais estética para reduzir a agitação da agua podes por uma flauta submersa.

 

se reduzires muito a agitação sugiro que ponhas a saída do filtro no lado oposto ao lado onde tens a entrada no filtro, para evitar tanta acumulação nas mesmas zonas do aquário, e diferenças de temperatura dentro do aquário.

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.