Doença dos Pontos Brancos - Como tratar?


Recommended Posts

Boa Noite,

 

Iniciei recentemente este hobby mas a minha primeira experiência não me correu lá muito bem :)

 

Montei o aquário (como mandam as regras), coloquei os peixes e passado 15 dias eles começaram a ficar com pontos brancos e morreram todos!

 

Pesquisei e cheguei à conclusão que a àgua deveria ter amônia elevada (não fiz nenhum teste) e que isso provocou o aparecimento da doença e a respectiva morte dos peixes em poucos dias.

 

Agora tenho uma dúvida... Como não tenho nenhum peixe vivp, devo "deitar" o aquário a baixo, retirar a água toda, os acessórios, os filtros (esponja e cerâmicas) e colocar tudo de novo???

 

Sou mesmo uma novata no assunto e não quero desaminar agora...

 

Obrigada,

anacarv222

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo foi bem efectuado? Se calhar as bactérias não estavam a completar ainda o ciclo bem o que deve ter despoletado os níveis de amónia com a inserção de organismos em decomposição (fezes, comida, etc). Pode também ser um caso de teres adquirido os peixes já infectados, ou com indícios de tal. Eu não desmontaria tudo, faz umas tpa's e verifique diariamente os níveis de amónia e nitritos. Pode aumentar a temperatura, acho que as bactérias do íctio não actuam tão eficazmente em águas mais quentes.

 

Aumente a temperatura, faça tpa´s, verifique a qualidade da água e quando tudo estiver estável reintroduza os peixes, mas em pequenas quantidades. De qualquer maneira também existe tratamentos para isso.

Editado por joao.macarrony

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se realmente for a doença dos pontos brancos (íctio), não é difícil de tratar mas propaga-se bastante rápido. Se os peixes morreram todos dá para re-começar sem ter de retirar tudo.

 

Tratar o íctio - subir a temperatura da água para os 30ºc (estes parasitas começam a morrer com estas temperaturas). Existe produtos próprios nas lojas, é só perguntar lá. Existe também o método de usar sal na água.

 

Acho que a temperatura deverá chegar e ir fazendo TPAs pequenas mas regulares.

Depois disso, pesquisar por "ciclo do azoto" e a partir daí começa a aventura.

 

Boa sorte nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Ana

 

Montei o aquário (como mandam as regras), coloquei os peixes e passado 15 dias eles começaram a ficar com pontos brancos e morreram todos!

 

O ciclo foi bem feito? Como o fizes-te?

Quantos peixes colocas-te de uma vez?

 

 

Pesquisei e cheguei à conclusão que a àgua deveria ter amônia elevada (não fiz nenhum teste) e que isso provocou o aparecimento da doença e a respectiva morte dos peixes em poucos dias.

 

Convém fazer o teste amónia, NH4/NH3.

Normal o ictío aparece devido a uma queda brusca da temperatura. Por outro lado lado altos valores de amónia e/ou nitritos enfraquecem os peixes e surguem doenças oportunistas.

 

Agora tenho uma dúvida... Como não tenho nenhum peixe vivp, devo "deitar" o aquário a baixo, retirar a água toda, os acessórios, os filtros (esponja e cerâmicas) e colocar tudo de novo???

 

Faz como o Joao krub disse. Mantém a temperatura alta durante 2 semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Já descobri a causa para o aparecimento da doença... Apesar de ter feito a ciclo bem introduzi logo sete peixes de uma vez (quem me vendeu não me chamou a atenção mesmo sabendo que era um aquário novo).

 

Com medo de que não fizesse bem o tratamento acabei por deitar o aquário a baixo e comecei tudo de novo mas agora vou ter mais calma e intoduzir poucos peixes de cada vez,

 

Obrigada pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Penso que já tenhas começado tudo de novo.

Mas vou-te aconselhar uma coisa: durante duas semanas mantém a temperatura nos 30ºC/32ºC para teres a certeza que o protozoário é eliminado.

 

Como informação adicional lê este texto: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=1981

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não retiraste a água do aquário, faz o que RicSilva disse. Se retiraste a água toda, vais ter que iniciar novo processo do "ciclo de azoto". Não confies muito no que diz nos acondicionadores "Ao fim de 24h está pronto para receber novos peixes", isto não é muito fiável (mais vale esperar pelo menos 15 dias). Mais vale ter mesmo a certeza de que a amónia e nitritos não se encontram na água (fazer testes). Por sua vez, os nitritos passam a nitratos, daí que (geralmente) os nitratos encontram-se presentes.

 

Os 7 peixes de uma vez, claro que não é bom, mas dúvido que tenha sido a causa de íctio. Varios peixes podem despoletar um aumento de amónia (por exemplo, os excrementos) e consequentemente a amónia passa a nitritos.

 

Conselho que me aconselharam:

 

aquando do inicio do aquário pode-se colocar até 2 peixes (ATÉ DOIS PEIXES) ou deitar comida (sim, mesmo sem peixes). O ciclo de azoto começa com a formação de bactérias que transformam a amónia (dos excrementos dos peixes, decomposição da comida) em nitritos e depois bacterias que transformam os nitritos em nitratos (sem referir os nomes das respectivas bacterias).

Eu ficava pela introdução da comida para iniciar o ciclo, pois o peixe por mais resistente que seja pode sofrer "feridas" durante o processo do ciclo de azoto.

 

Outra coisa: quando comprou os peixes, chegou a casa e colocou logo no aquário? Em termos básicos o íctio aparece em diferenças de temperatura. Quando se compra o peixe, antes de o introduzir no aquário, deve-se colocar a saquinha do peixe na água do aquário e ir deixando a temperatura ambientar à do aquário. Mesmo sendo apenas 3 peixes, deve-se ir colocando cada um deles em intervalos de tempo, não todos de uma vez na água.

 

A água que vem na saquinha dos peixes também NÃO deve ser deitada na água do aquário. Pois pode conter doenças, PH diferente, pode conter amónia, etc etc.

 

Peço desculpa pelo comentário grande. Aqui fica a minha opinião que embora já percebendo disto um bocado quis acelerar o processo da coisa, correu um bocado mal.

 

Paciência é o que deve prosperar na aquariofilia.

 

João

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde, sou nova por estas bandas, preciso de ajuda, pois não sei o que fazer. Tenho um colisa que anda estranho, não come, de vez em quando atira-se de repente contra o vidro e esfrega-se no areão e fica virado ao contrário com a respiração muito rápida. Está também com a boca vermelha, as escamas esquisitas e com bolhas ao redor dele. A comida que vai ficando tem agora bolor à volta. Aumentei a temperatura e uma amiga disse-me para colocar azul metileno.O que me podem dizer acerca disto. OBRIGADA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais