Micranthemum umbrosum Iluminação


Recommended Posts

Olá,

 

No minha primeira tentativa para ter um plantado, tenho tido vários problemas. No caso da Micranthemum umbrosum e da micranthemum micranthemoides, não tive sucesso nenhum.

 

Após ter montado o aquário, plantei estas duas especies na parte de trás do aquario e apodreceram em poucas semanas, o apodrecimento ocorria sempre de baixo para cima e as folhas começavam a ficar com buracos até apodrecer, e as plantas ficavam moles e podres.

Acabei por ficar apenas com staurogyne repens e com eleocharis parvula no aquario.

 

 

Não sei o que se passou, já li que estas duas especies que apodreceram necessitam de bastante iluminação, será esse o problema? Aqui vai o setup do meu aquario:

 

Dimensões:60x30x30

 

Capacidade: 54L

 

Iluminação : Calha 2x24W PL

 

Filtro : Eheim pro 130

 

CO2: Pressurizado botija 500g, 1 bolha a cada 2 segundos, difusor de vidro.

 

 

Agradeço a vossa ajuda. :fart004:

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essa luz chega perfeitamente, o CO2 é talvez pudesses aumentar um pouco, aí para 1 bolha por segundo.

 

Não referes se fertilizas, é importante fertilizar.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira, até agora ainda não usei fertilizantes excepto o Excell, eu estou a guardar dinheiro para comprar os produtos da seachem para fertilizar. No entanto,acho estranho estas duas especies terem começado a apodrecer logo desde o inicio da montagem do aquario, deveria ter fertilizado desde o primeiro dia?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Isso pode ter acontecido por falta de qualidade das plantas, também não dizes se tens substrato fértil...

 

Mandei-te uma MP.

 

Eu uso os fertilizantes em pó, sai tremendamente mais barato.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Esta tem e a bons preços: http://www.aquariumplantfood.co.uk/

 

Por acaso os meus foram comprados numa outra, que não envia para a Tugalândia, mas básicamente são os mesmos.

 

Vê a MP e, se estiveres interessado, diz qualquer coisa.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora onde compraste essas plantas?

 

Boas,

 

As umbrosum foi na crystalred, e demoraram uns 3 dias ate chegar a Madeira, e chegaram esbranquiçadas, mas não acredito que tenha sido do transporte. Eu acho que já não eram de boa qualidade. E a micranthemum micranthemoides comprei a alguem aqui no foram, mas apodreceram logo de inicio. No entanto, ate agora tenho a elocharis parvula e a staurogyne com um desenvolvimento normal.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As umbrosum foi na crystalred, e demoraram uns 3 dias ate chegar a Madeira, e chegaram esbranquiçadas, mas não acredito que tenha sido do transporte. Eu acho que já não eram de boa qualidade. E a micranthemum micranthemoides comprei a alguem aqui no foram, mas apodreceram logo de inicio. No entanto, ate agora tenho a elocharis parvula e a staurogyne com um desenvolvimento normal.

 

 

Eram capaz de já não terem grande qualidade e depois 3 dias de viagem ditaram o fim delas. A Tropica cultiva a maioria das plantas na sua forma emersa e não é por acaso porque além de serem mais saudaveis serão tambem mais resistentes a transportes.Um planta saúdável, sem carências de nutrientes, é uma planta que tem reservas para se adaptar a novos ambientes.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à micranthemum micranthemoides, sei por experiencia própria que a mesma gosta de se esfumar antes de pegar de estaca ou seja faz mesmo um melting antes de pegar, u tufo que comprei foi-se completamente a baixo e agora esta bastante forte por isso não desistas, volta a colocar os pés e ve-los crescer.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à micranthemum micranthemoides, sei por experiencia própria que a mesma gosta de se esfumar antes de pegar de estaca ou seja faz mesmo um melting antes de pegar, u tufo que comprei foi-se completamente a baixo e agora esta bastante forte por isso não desistas, volta a colocar os pés e ve-los crescer.

 

Pedro

 

Tenho no meu aquario e não aconteceu o mesmo e por acaso ela vinha bem crescida até porque na tropica que a produz na sua forma emersa ela confunde-se com a "Cuba". Vale a pena mensionar que é considerada uma planta díficil e deve ser plantada como a "Cuba".

 

Quando recebi as plantas, que mandei vir da Aquaeden, a Hemianthus micranthemoides ( Micranthemum micranthemoides ) vinha enorme, aí com uns 15 cm de altura. Sempre pensei que não se ia aguentar mas deu-se perfeitamente até porque plantei caule a caule. As únicas variaveis diferentes em relação as do Pedrokas88 é que tenho o substrato Amazonia da Ada que liberta Amónio (NH4) de onde as plantas preferem retirar primeiro o nitrogênio e fazia tambem desde o principio fertilização com micros. Mas eui acho que o problema do Pedrokas88 é que as plantas não eram de melhor qualidade e depois de estarem sujeitas a 3 dias sem luz, o stress de uma ambiente novo, e sabe-se mais sei la o quê, contribuiu para a morte da planta...

 

Eu tambem tive essa planta numa outra experiência aí há uns 4 anos atras. Era um aquario 60x30x35, com 2x15W T8, uma camada de substrato fertil e outra inerte, CO2 caseiro, mas acho que de fertilização so metia ADA Bright K (Potassio). O resultado é que a planta foi-me morrendo aos poucos...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.