Neonoemacheilus labeosus


Paul

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Sendo um grande fã de biótopos (apesar de não possuír nenhum) e principalmente de bótias, resolvi começar a investigar para um dia criar um biótopo do sudoeste asiático.

 

Bótias, barbos, danios, entre outros, fazem todos parte das espécies comuns nesses biótopos. No entanto, notei que me faltava um nicho ecológico a preencher no aquário, o dos peixes com boca de ventosa.

 

Depois de alguma investigação acerca de espécies passiveis de serem utilizadas num biótopo desse género, (re)descobri o Comedor de algas chinês, que não é chinês na realidade mas sim da Tailandia. Visto que este peixe ainda cresce um bocado, e se torna mais agressivo com a idade, resolvi procurar outra espécie mais pequena e mais pacífica.

 

Descobri esta o Neonoemacheilus labeosus , que sinceramente é bem mais bonita do que o comedor de algas chinês e cumpre a mesma função.

 

AGC7_02645.jpg

 

Existe pouca informação acerca dele na aquariofilia, apesar de ter lido relatos de gente que mantêm alguns espécimens, não é de todo uma espécie comum neste mundo.

 

Sendo um peixe pacifico e que não atinge proporções gigantescas (o tamanho máximo rondará os 7 cm) acho que é uma boa alternativa aos peixes gato Sul-Americanos.

 

Se alguém souber onde encontrar agradeço, senão, ficam feitas as apresentações, pode ser que se o interesse por este animal crescer, talvez começe a aparecer mais na aquariofilia.

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais