Um Novato na agua salgada!


almodovar

Recommended Posts

Eu na minha sumo fiz o seguinte, a bomba coloquei-a numa zona pequena para o caso do meu overflow falhar o aquário não transbordar, tens que fazer as contas a divisão onde vais meter a bomba de quantos litros leva e ver se esses litros forem parar ao aquário de vai transbordar. tens que jogar com a litragem da divisão e com a altura de agua do aquário.

Outra coisa que fiz foi não meter o tubo que vai da bomba pro aquario dentro de agua para que no caso da luz ir abaixo por efeito sifão não me mandar a agua toda pra sump. O que podes fazer pra prevenir isso é fazer um furo no tubo ou colocar uma válvula anti-retorno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a sump a divisão onde tens a bomba metei-a a cair agua por cima e não a entrar por baixo.

 

Ah o escumador pode ser metido na sump. As medidas da sump vais ter que jogar com o escumador que vais comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Bem, já vos trago algumas novidades:

 

Filtro externo e fauna ja estao resolvidos, falta entao despachar pelo menos o kit c02 e a flora.

 

Ja tratei de reservar um novo movel, de 80x35x70 com 2 portas e respectiva sump de 50x30x40

 

 

Falta entao, saber o escumador a comprar, comprar uma bomba de circulaçao de 3000lt (pelo menos), produtos para a agua, tal como o sal, e quê mais?

Partindo do principio que começo a montar o topico no fim deste mes, digam me tudo o que preciso inicialmente, ou seja, todos os mecanismos, sais, outras coisas a introduzir na agua, para começar a fazer o ciclo e introduzir a vida marinha nele de seguida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes informar-me em que sitio é que encomendaste o móvel e a sump? E Preços?

 

Tenho um aquario identico ao teu de água salgada, mas com escumador interno. Passado 2 anos, a opção de ter em sump é melhor...

 

Obrigado

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substracto/areao - areia de coral

sal marinho -

Rocha Viva - 4kg fiji/indonesia + 4kg outra qualidade

Rocha Morta - 6kg

Circulaçao - M620 sup flow magnet tropic marin, 2400LPH?

escumador - V2 Skim 200 Compact TMC ou deltecmc300

 

que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, na altura nem reparei no preço do deltec mc300.. na seahorseshop esta a 187€...

procurava algo ate aos 100.

 

Nao Percebo o porquê de 100% de rocha morta... nao será 100% rocha viva ? :D

 

como alternativa estou a pensar num tunze 9002 - 115€ (Ate 200L. e Litragem bruta deverei chegar aos 100 apenas.)

Circulaçao - M620 TMC - 39€ aquaeden

 

estou a planear em começar a arquitectar isto no inicio do proximo mes, pelo que começar a adquirir o material é uma prioridade.

 

Portanto, fico a espera de umas opinioes finais para encomendar entao:

 

- Escumador da tunze 9002 115€

- Bomba Circulaçao tmc 620 40€

- Movel + Sump - 150€

- areia de coral - 15kg 10€ ?

- Rocha viva - 6kg - 60€

- Rocha Morta 4kg - 40€

 

Material necessário para a sump ? :

 

bombas de retorno

mais o que?

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, hoje fui entao buscar a rocha viva, do membro rsilvaa (obrigado desde ja ruben).

como nao tinha nenhuma agua salgada, ele ofereceu-me cerca de 20L.

infelizmente, um dos garrafoes estava sujo (nem tinha reparado) de gasolina, pelo que contaminou a agua. eu deparei me com isto enquanto enchia a caixa de agua com as rochas la dentro. cheirou-me a gasolina e retirei logo as rochas.. mas, pensei de ser um cheiro normal da agua. no entanto estranhei ser apenas naquele garrafao pelo que tirei as rochas da agua imediatamente. dei-lhes um banho de agua doce e , apos ter feito 60km ida/volta ate a quinta do conde, fui novamente com as rochas vivas até sesimbra, e dei-lhes um belo banho em agua do mar (parecia um maluco que andava aos banhos as 22h da noite a lavar pedra em sesimbra).

recolhi entao 60L de agua e deixei neste momento a RV dentro de 30L de molho, e amanha pela manha meterei a mesma noutros 30L de molho e com bomba e escumador a funcionar.

espero que as tenha lavado bem e que nao tenham sido muito afectadas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais