Escalares muito parados


Rikass

Recommended Posts

Boas, já tive alguns problemas com escalares um deles foi uma doença que apareceu no meu aqua que afectava as guelras e matava-os, mesmo com tratamentos de alta qualidade não os salvava...

 

Desta vez só tenho um par de escalares num aqua de 100 litros, com tetras, ancistrus (2) e o que se passa é que nos ultimos tempos as temperaturas não se mantem, variam significativamente...

 

Por exemplo custumava ter o aqua a 27 e com o erão nos dias mais quentes aumentou para 30 e depois desceu para 28 e no dia aseguir voltou aos 30 e depois desceu para 27, eles comiam lindamente, mas quando baixou para 27 eles os dois estão parados ou quase parados num dos cantos do aquário, na parte de cima deste, não comem e o que comem é muito pouco e so vi um deles a fazer isso...

 

O pior é que eles estão muito bem a nível de aparência, não tem nada de errado e respiram muito bem...

 

Será por causa das mudanças de temperatura? Ou será parasitas internos?

 

Realmente reparei num deles a defecar algo transparente, mas ja aconteceu e eu fiz o tratamento com Flagyl isto foi a cerca de 2/3 meses, tenho de fazer desparasitação outravez? Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo, mas é que não faço a minima ideia de como foi lá para outravez parasitas, é que tinha feito a 2 meses a desparasitação...Só se foi o escalar novo que pus trouxe com ele parasitas...Vou fazer então o tratamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E só para que conste os problemas com as variações de temperatura vão acabar, porque ja tenho um sistema de aeração para refrescar o aqua...Mas isto só pode indicar parasitas internos? E como é que eles vão lá parar?

 

Outra coisa reparei em "fios de muco" na pele deles tipo dois ou tres fios...O que indica isso? Stress?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH: 6.8 até 7

amónia: 0

nitritos: 0

nitratos: 8mg/l

kH: 5

gH: 8

temperatura que agora está: 27

 

Tamnho do aquário:

 

100 cm comp/ 40cm altura/ 30cm prof. (total de 120 litros brutos)

 

Iluminação: Lampada de 39 watts (10k)

 

Filtragem: Filtro externo eden 511

 

termostato tetra 100 watts e bomba de ar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tambem podes dar umas vitaminas na comida e de x em x tempo, cozer ervilhas, retirar a pele e esmagar, (nos meus passo as ervilhas pela comida descongelada, eles adoram) as ervilhas ajudam na desparasitação

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@rodasaquarium

 

amónia e nitritos é que devem estar SEMPRE a zero. Os nitratos, depende muito do que está no aquário, mas existe um valor "padrão".

Nitritos a 20ppm é uma loucura... matará os peixes sem dares por ela.

Nitratos são um dos nutrientes que as plantas e algas consomem. Sem nitratos as plantas não "comem" nada.

 

NH4 (amónia) e NO2 (nitritos) = 0 (zero) sempre

 

Até porque, se o ciclo estiver completo e as condições do aquário estiverem "perfeitas" não deves ter nem amónia nem nitritos.

 

Espero que tenhas entendido agora, se calhar fizeste alguma confusão ao ler ehehe às vezes tenho de ler duas vezes as palavras nitritos e nitratos :P

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso acontece :)

Uma dúvida já não é a primeira vez que faço desparasitação com flagyl, mas parece que não está a resultar num dos escalares, os dois que tenho agora um deles está no aqua desde que acabei a ciclagem e é mesmo muito registente, esse não estava a comer mas no segundo dia de desparasitação comeu, o outro escalar que já tenho a cerca de 2/3 semanas (provavelmente o portador dos parasitas) não come e já estou no 3º dia de desparasitação, será que só a amanhã é que vai comer?

Se ele não comer é muito provavel que morra não é?

Obrigado :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os últimos escalares que tive com parasitas só começaram a registar melhorias ao 3ª dia, e só ao fim de uma semana é que se alimentavam de forma natural.

 

Qual a dose de Flagyl, e como o estás a aplicar?

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

250 mg, eu dou 2 comprimidos e meio (equivale a 80 litros) por dia e faço uma TPA de 15%, 24 horas depois de dar o medicamento...Misturo os dois comprimidos e meio num copo com água do aquário e coloco metade do medicamento do copo na água e a outra metade ponho ou comida congelada ou flocos, e depois dou-lhes a comida com o medicamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitas formas de fazer o tratamento...

 

Enquanto eles comem o melhor é desfazer o comprimido em pouca água e meter lá a comida congelada. Deixar embeber durante algum tempo e depois alimentá-los.

 

Quando já não comem eu faço à minha maneira... Antes de começar o tratamento faço uma boa TPA de 25%. Aplico 1 comprimido por cada 40L de água (previamente desfeitos em água) no 1º dia, no 2º, e no 3º, e só no quarto é que faço outro TPA de 50%.

 

Tem resultado. Mas como te digo, cada pessoa faz à sua maneira.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, trago boas noticias :D Ambos os escalares já comem, apesar que um deles (o que já comia) esta a comer muito mais que o outro...O outro é um pouco lento, quando dei flocos ele foi muito devagar, quase como se estivesse desconfiado de algo, e comeu floco a floco...Outra coisa que reparei nele e que me preocupa é que quando estava a comer ele estava a respirar ar atmosférico também, e mais nenhum peixe esta a fazer isso...Acham que deva fazer algum tratamento para as guelras? É que falta de oxigénio é impossível, tenho movimento na parte de cima da água e tenho a bomba de ar ligada 24h...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti tinha mais calma. São demasiados tratamentos seguidos...

 

Se ele se alimenta e estás a notar melhorias eu no teu lugar esperava mais um pouco, vigiando sempre o comportamento dele.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais