Primeiro Aquario - AquaAtlantis 60


CyberJ

Recommended Posts

Bom dia a todos;

 

À Cerca de um mês e meio comprei o meu primeiro Aquario, um AquaAtlatins 60 (60cm +- 54L)

 

Apesar de Já estar arrependido, pois deveria ter comprado maior, para já vou ficar com este por mais uns meses.

 

A configuração é:

 

 

Hardware

Aquario: 60cm - 54L

Filtro 1 - TetaAtlantic Mini BioBox 2

Bomba interna de 300L/H

Termostato de 75W

Materia Filtrante: Fibra, Esponja, Ceramica (Já tirei o carvão vegetal)

 

Filtro 2 Bomba com "chuveiro" de 200L/h e com uma esponja como filtro

 

Substrato: Não me lembro da marca

Areão:

 

Iluminação: Lampada flurescente, não sei mais caracteristicas, foi a que veio com o aquario.

 

Flora:

 

Tenho duas plantas que não sei o nome, gostaria que me ajudassem a indentificar pelas fotos

 

Fauna:

 

3 Mollys Femeas(Preta, malhada, e Branca)

6 Mollys "bébés" Pretas ( A moli preta veio gravida)

2 Goppys Femeas (Acho que estão gravidas, podem confirmar pelas fotos)

1 Goppy Macho

2 Corydoras

 

..................................................................................................

 

img0594rk.jpg

img0595zn.jpg

img0596f.jpg

img0597kr.jpg

img0598ri.jpg

img0599s.jpg

img0600y.jpg

img0601v.jpg

img0602bv.jpg

img0603os.jpg

img0604lr.jpg

img0605es.jpg

img0606oj.jpg

img0607l.jpg

 

....................................................................................

 

Diario:

 

Após ter comprado o aquario, montado tudo, adicionei bacterias e anti-cloro à agua e esperei uma semana.

 

Comprei então os 3 goppys e correu tudo bem.

 

Mais uma semana e comprei então os mollys,

 

Mais uma semana comprei 3 corydoras.

 

À duas semanas aconteceram as primeiras supresas, a primeira e desagradavel, morreu uma corydora, mas no mesmo dia apareceram os bébés da Molly.

 

Na semana passada, quando fui fazer o TPA e a limpeza dos filtros, vi mais de uma duzia de bébés mortos dentro da BioBox, que tinham sido sugagos :(

 

Resolvi colocar uma meia de vidro nas entradas de agua da biobox e colocar então o 2º filtro com a esponja para compensar algum menor fluxo de agua que a meia de vidro pude-se provocar.

 

O que acham ? pode ficar assim?

Editado por CyberJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, em primeiro lugar devias ter esperado mais tempo para introduzir os peixes, uma "voltinha" aqui no forúm e ficavas logo com uma ideia do que era necessário e ter ciclado esse aquario...

Deves fazer testes á agua para ver como estão os valores. Mas neste momento o ciclo deve estar a acabar. Agora deves fazer TPA semanal ou quinzenal (depende da quantidade e das opiniões).

 

Eu tenho um Kit igual a esse, A iluminção é fraca (pelo menos a minha é), mas para as plantas que mantenho (anubia nana, fetos de java, musgo, e Valisnerias mais uma ou duas) tem dado.

Agora o maior problema vai ser esse filtro que fica sujo muito rápido e perde o caudal muito depressa. Eu tive que optar por um externo e acho que quando poderes deves fazer a mesma coisa, na área dos classificados podes encontrar uns muito bons.

 

Em relaçao ao aspeto, nao gosto muito desse aviao e dessas jarras é muito artificial, mas isso já vai do gosto de cada um.

E coloca um fundo preto, azul escuro ou mesmo branco que fica melhor.

Esse areão pareçe-me um pouco "grosso" demais para teres corys, (alguém que tenha que explique melhor).

 

 

Boa Aquariofila....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sim, as guppys paracem grávidas, tens que arranjar um pouco de musgo de java ou plantas que sirvam de esconderijos para os alevins.

 

Em relaçao ao filtro nao estou bem a ver como fizeste, mas se tiveres uma rede no sitio por onde entra a água nao tens o problema de os alevins serem sugados para dentro do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Antes de mais obrigado pela opinião.

 

Então vamos por partes.

 

Sem duvida que introduzi os peixes muito rapido, mas felizmente apenas morreu um, os outros estão de boa saude.

 

Relativamente ao avião...lol tambem não gosto muito, é daquelas ideias que parecem boas ao inicio e depois dão para o torto.

 

Ainda não avancei para um filtro externo, não por falta de $ mas sim de espaço, mas limpo o Biobox de 3 em 3 dias.

 

Relativamente aos dados da agua, apenas tenho um kit de PH e está a 7,1

 

No que diz respeito ao fundo, vou colocar preto, preciso é de tempo.

 

O que fiz ao filtro para impedir os alvins de serem sugado está na ultima foto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segui o teu conselho e fui comprar mais umas plantas rasteiras e musgo.

 

Já retirei o avião, a ânfora deixei ficar, pois os delfins gostam de ir lá para dentro.

 

Comprei também 3 caracois para limparem o verde-te dos vidros, e eles estão a chamar-lhe um Figo.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião tirava as coisas artificiais e a ânfora que dizes trocava por meio coco pequenino com uma entrada e podias 1 ou 2 anúbias agarradas a ele.Acrescentava mais 3 corys da mesma espécie que as outras pois elas são de cardume mesmo assim é pouco mas não tens espaço para mais (acho eu).Com Guppys e Mollys vais ficar com o aquário com população a mais (por exemplo tinha dois guppys machos e três fêmea em quatro meses nasceram mais de sem mas alguns foram comidos).

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Ui, agora é que me lixas-te.... não sei que especie de caracol é que é....

 

O que eu sei é que os bichos agarraram-se aos vidro como se não ouvesse amanhã, e hoje de manhã já notava uma diferença abismal na transparencia do vidro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Obrigado pela ajuda que me têm dado até agora.

 

Aqui vai as novidades, comprei mais algumas plantas, e os caracois, comprei tambem um KIT da JBL Easy test 5 in 1, Acredito que não seja o melhor teste, mas só hoje deixei 60€ na loja. (KIT, Sifão electrico a Pilhas, e uma planta agarrada a um tronco).

 

Fiz uma TPA de 50%, mas antes disso fiz as medições com o teste e deu o seguinte resultado:

 

NO3 -> entre 0 e 10mg/l

NO2 - > 0 mg/l

GH - > entre 7ºd e 14ºd

KH -> entre 6ºd e 15ºd

PH-> 7.2

 

Depois fiz o TPA mas já não medi.

 

Relativamente à bomba electrica que comprei para as TPA's, é simplesmente fantastica, aspira o fundo do aquario para um filtro, faz a TPA em 5m sem qualquer esforço e ainda limpa algas.

 

Se quiserem mais informações podem ver o site: http://www.hagen.com...=01110040030101

 

Como alterei o Layout do Aqua, aqui fica umas fotos novas:

 

A Planta que se vê ao fundo foi a que comprei hoje, acho-a muito bonita e está agarrada a um tronco, espero que dure. Comprei tambem à dois ou trés dias o musgo que se vê.

 

img0608p.jpg

 

O Carracol que está agarrado à Anfora foi um dos 3 que comprei para limparem as algas que estavam a sujar o vidro, grandes maquinas...:)

 

img0609ob.jpg

 

img0610hy.jpg

 

O Caracol visto de perto

img0611g.jpg

 

img0612hv.jpg

 

img0613ub.jpg

 

img0614er.jpg

 

 

Esta pequena bomba que se vê nesta foto apenas serve para fazer uma bolhinas e ajudar a filtrar a agua, é uma bomba de 200l/h com um filtro de esponja, e "chuveiro.

 

A Juntar à Mini Biobox de 300L/h, penso que seja suficiente para o aqua.

img0615dt.jpg

 

Aqui vemos o substrato fertil da JBL e o cascalho,

img0616wf.jpg

 

img0618hg.jpg

 

img0619oa.jpg

 

Este é o garanhão de serviço que comprei esta semana, um Molly com olhos vermelhos, é Albino certo?

img0620kn.jpg

 

img0621ui.jpg

 

img0622m.jpg

Editado por CyberJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de medir a amónia.

 

Podias ter poupado uns trocos no sifão (um manual) e já podias comprar tipo 2 teste individuais (amónia e nitritos) :)

 

Boa sorte

 

Mas a amonia não é o NO3?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a amonia não é o NO3?

 

A amónia é NH4, NO3 é nitratos.

 

A amónia é transformarda pelas bactérias em nitritos (NO2) e depois em Nitratos. É assim que sabes se o aquário já fez o ciclo, quando tiveres amónia e nitritos a 0 e nitratos a > 10 ppm.

 

Logo no primeiro post disseste que só querias manter este aquário durante uns meses, mais à frente alguém falou em arranjares um filtro externo. Se pensares nisso, compra já um que dê para o outro aquário que queres. Senão estás a desperdiçar €€€€€!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paul;

 

Obrigado pela informação... A minha quimica está muito esquecida...lol

 

Relativamente ao filtro, não vou investir num filtro externo enquanto tiver este aquario, pois não tenho espaço para o colocar....

 

Quando trocar o aqua, (Até ao final do ano de certeza, ai sim, como vou comprar um de >400L com movel, irei apostar num filtro externo.

 

Mesmo nessa altura, e tendo em consideração o investimento que um aquario de >400L com movel, não sei se terei dinheiro para investir num filtro externo de Marca...

 

Depois de Ler alguns DYI fiquei com algumas ideias para fabricar o meu proprio filtro externo.

 

Vou começar ainda este verão a fazer algumas experiencias, só mesmo pelo gozo.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

fazer o filtro é facil (+-) mas como não são coisas de fabrica tens de ter em conta que as bombas perdem muito caudal...compra uma bomba bastante potente (ou duas)400l de aquario=2000l/h...nesse caso compra uma bomba que vá ate aos 3000/4000

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eliezer, é essa a minha ideia... Uma ou duas bombas potentes, se calhar té coloco duas para a entrada de agua ser feita em dois locais diferentes do aqua...

 

OFF TOPPIC: Ainda me Ri dos interesses que tens no teu perfil, pois tambem pratico airsoft e toco Bombardino lol...

 

Editado por CyberJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

airsoft???serio???(a supresa está toda no airsoft o bombardino não intereça a ninguem....xD)

que arma usas?

a minha perferida é uma eagle a gás...mas estou a ver se vendo para ver se arranjo uma eletrica ou mesmo de mola...ando a praticar muito pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao airsoft tenho uma MP5 eléctrica com silenciador e cano de precisao, como arma urbana e uma M4 electrica como arma de mato.

 

Ambas com 4 carregadores hi-cap, e 4 Low-cap para os jogos mais realistas.

 

Como o dinheiro não abunda, uso o mesmo red dot para as duas armas.

 

Como arma secundaria uso uma glock 9mm a gás.

 

No que diz respeito a munições não sou muito esquisito, 22g para urbano e 25g para mato.

 

No que diz respeito ao equipamento, usamos o camuflado multi.cam, colete táctico modular, 2 granadas, uma mina pessoal, e normalmente flashbangs para combate urbano...lol

 

Que radio usas? Eu comprei uns no lidl que foram baratos, mas não funcionam muito bem com o laringofone.

 

Neste momento tenho tudo encostado por falta de tempo, a ver se no verão já lhes tiro a ferrugem ;)

 

..........

 

E para não fugir ao tópico, comprei um sistema de CO2 da será.

Daqueles de pastilhas, até agora 5estrelas

Já começo a notar nas plantas.

Editado por CyberJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.