Ajuda urgente! Hepatus doente


marcortiga

Recommended Posts

Olá a todos!

Infelizmente tive que colocar este post.

O meu Hepatus está com o corpo coberto de pontos brancos e negros e a esfregar-se em tudo. Nesta noite morreu-me um gramma que também apresentava estes sintomas, embora não tão evidentes.

Está a comer bem, mas com um comportamente estranho, não para quieto.

Estes indicios apareceram à cerca de 3 semanas, mas nestes ultimos dias agravaram.

Estou a dar-lhes de comer comida variada (flocos com alho, nori e congelada) kh.

Da última vez que fiz análises a água estava da seguinte forma:

-ph 8,3

-nitritos 0

- nitratos 30

- amónia 0,2

-kh 10

-temperatura +-26ºC

O aqua tem um total de 120l e tem 8 meses. A água é natural da zona da nazaré.

 

Estou com muito medo que se transmita ao flavensis e aos ocellaris.

Obrigado e espero desesperadamente conselhos

Marco Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Marco.

 

O cryptocarion irritans é um parasita oportunista. Muitas vezes nem se dá por ele, mas por alguma alteração no ritmo normal do aquário, ele aparece. Muito invasivo e contagioso.

 

A única maneira de evitar este parasita é quarentenar todos os peixes que entram no aquário e depois de instalado o parasita, só há duas soluções. Cobre ou hiposalinidade. Num aquário de quarentena pois qualquer um dos métodos vai matar invertebrados e bactérias e corais.

 

E não é é só o hepatus... todos os peixes... o ciclo de vida do parasita são cerca de 30 dias... e nestes dias o aquário não pode levar nenhum peixe para que não haja reprodução do parasita e que se extinga por completo.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí tens boa informação. Eu apenas relembro que há um peixe que ajuda nestas situações... Labroides Dimidiatus. Ajuda a limpar o cryptocarion.

 

Durante este período de recuperação deverás intervir o mínimo possível no aquário para não aumentar o stress aos peixes. Ajuda muito na recuperação deles...

 

Boa sorte!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo!

 

O labroide é um bom peixe para se ter num aquário para o dia-a-dia... lá aparece um pontinho lá vai ele fazer a limpeza... quando há surtos é tão susceptível de apanhar quanto os outros peixes.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta manter sempre a alimentação dos peixes com extracto de alho e reduzir o stress deles ao mínimo...

 

Como já foi dito é um parasita oportunista e tem uma afinidade especial para alguns cirurgiões... mas pode atacar qualquer peixe.

 

Basicamente eu gosto de o ver quase como a gripe nos humanos... ataca em força quando nos sentimos mais desgastados, quando apanhamos algum resfriado que nos baixa as nossas defesas, etc... acontece o mesmo nos peixes com este parasita. Stress, má alimentação ou má qualidade da agua pode provocar baixa da imunidade e permitir ao parasita completar o seu ciclo no peixe... e depois ataca em força.

 

O hepatus é um dos preferidos do parasita... eu acho que é também pelo facto de ser um peixe com comportamentos "estranhos". Tanto está bem com começa a nada que nem um louco...

 

É o peixe chanfrado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos , gostei desta ultima intervenção do Sérgio, de facto o peixe parece que é chanfrado (eu que o diga).

Bom pouco tenho a acrescentar pois os conselhos atrás descritos estão correctos e são úteis, apenas sublinho o que disse o Gonçalo pois a aquisição de um Labroides Dimidiatus num aquário é uma mais valia .

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Pelo que li uma das hipíteses seria o tratamento por hiposalinidade!

 

Já tenho um recepiente para fazer de hospital e vou iniciar esse processo. Lentamente vou baixando a densidade.

 

Gostava só de saber em que densidade devo terminar! 1.015?

 

Em relação aos tratamentos com cobre não sei como se fazem !!!

 

Grato e vamos ver

 

Marco Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema neste momento é que ao tentares apanhar o peixe (dependendo da rocha/corais tarefa pouco fácil) poderás acabar por stressar mais o peixe.

 

Tenta apanhá-lo quando acenderes a luz.

Penso que a salinidade se baixa até cerca dos 1.10 mas espera por confirmações.

 

Os tratamentos por cobre também são feitos à parte por causa dos invertebrados. Compra-se nas lojas.

 

PS: não te admires se o "chanfrado" se deitar de lado no chão... É práctica comum de defesa dele...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Eu tive um problema parecido com um Naso e fiz o seguinte:

 

- montei um aquário hospitalar 20l e com agua do aquário e agua de osmose fiz agua com 1012 de salinidade.

 

- aumentei a temperatura para ficar igual ao do aquário principal e meti o peixe directamente, para apanhar choque de baixa salinidade ( 5 minutos lá e notei logo que os parasitas estava a largar o peixe).

 

- a partir do segundo dia aumentei a densidade 1 valor por dia trocando agua do aquário principal para o aquário hospital ( por exemplo na 1 vez troquei 5l de agua do aquário hospitalar com salinidade 1012 com agua do aquário principal a 1025 e aumentou a salinidade (com as devidas precauções) e fui aumentado, na segunda troca penso que foram 7l...

Agora depende da litragem do aquário hospitalar.

 

- Nos primeiros 2 dias o Naso estava mesmo mal, e deixou de comer. Mas mal aumentei a densidade a 1 vez começou a comer flocos, atermia com alho..

 

- tive sempre o cuidado de manter o aquário hospitalar sem restos de comida pois tem pouca litragem e poderia vir a ter picos de amónia por exemplo e levar à morte o peixe.

 

- Quando cheguei aos 1023 (mais ou menos uma semana depois), meti o naso no aquário principal como se tivesse comprado o peixe naquele dia ou seja climatizar bem... E está bom de saúde.. no entanto um Labroides e/ou um camarão lysmata ajuda a limpar o animal..

 

Antes deste método, dias antes, também experimentei tirar o Naso e meter em agua de osmose durante 5 minutos á mesma temperatura, no entanto ficou bem melhor no momento mas voltou ao mesmo dias a seguir.

 

Espero ter ajudado

Abc

Editado por mja_mauro
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Antes de mais obrigado pela ajuda!

 

Ontem apanhei os peixes, sem grandes agitações, pois como não tenho muita rocha no aqua foi relativamente fácil!

 

Estão no aqua hospital, comecei com uma densidade de 1.020 e agora está nos 1.015, amanhã fica nos 1.010. Só o ocellaris é que não está a comer bem :(, o hepatus e o flavencis estão aparente mente bem.

 

Para controlar a água coloquei um escumador dentro do aqua hospital e uma bomba de circulação.

 

Vamos ver como se aguentam.

 

Grato

Marco Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu ñ fiz assim.. Baixei de imediato de 1025 para 1012 e a partir do segundo dia fui aumentando. Só deves fazer isso aos peixes que tiverem muitos parasitas, se forem só quatro ou cinco pontos brancos eles recuperam... Quanto a estares a baixar assim a densidade n sei o resultado pois n tenho conhecimento de quem tenha feito assim. Acho que ñ deverias baixar assim a salinidade pois vais estar a fazer com que i sistema imonitario se esteja a esforçar a suportar uma descida lenta e a um aumento o que os peixes mais fracos n vão aguentar. Por isso uma descida drástica de dois dias depois e começar a aumentar logo.. Quanto a bomba de circulação eu tirava pois quanto mais circulação mais energia os peixes vão gastar, já tens o escumador a mexer a água... Mais isso é o que eu penso... Cumps

Editado por mja_mauro
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais