Recommended Posts

Publicado

Boas. Hoje entregaram-me o resto do sistema de CO2 com extintor de 2 kg.

Agora, como é que regulo isto?

Desculpem a ignorância... Imagino que tenho que por alguma coisa para manter sempre a garrafa aberta, visto que tenho a válvula solenoide. Como é que os ponteiros devem estar para injectar CO2 numa dose nao exagerada para um aquário de 400 litros com Discus?

Eis a foto do reductor.

dsc0277m.jpg

Obrigado

Publicado:

Para manteres a garrafa sempre aberta prendes a pega com um arame, o 1º manometro indica a pressão da garrafa que deverá rondar os 50psi, pelo que vejo da tua está um pouco a cima, não há problema. o segundo manómetro deverá estar pelo 1 psi, o número de bolhas por segundo depende do objectivo que queres atingir, mas experimenta 4 por segundo e vai medindo o pH do aquário pois a injecção faz baixar um bocado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Obrigado Jpospr. Quando te referes a que o segundo manómetro deve tar no 1 psi, o primeiro numero que me aparece é o 20, pra tar no 1, a gulha tem que estar mesmo colado a baixo, é assim? Quanto às bolhas, ainda nao tenho contador de bolhas, é necessário?

A ideia é alimentar as plantas.... mas sem excessos, por causa do ph nao baixar demasiado, se bem que os Discus nao se queixam, mas tenho medo pelo resto da fauna...

Publicado:

Desculpa, não são psi são BAR, sendo que o 2º manometro está quase na posição certa.

Conta bolhas é importante, pois assim como controlas a quantidade de CO2 que estás a introduzir sem que seja pelo numero de bolhas? O teu sistema tb deverá ter uma agulha que te dá maior precisão regulares melhor

Por exemplo na seguinte foto

194030_p1.jpg

O manómetro da direita será o que indica a pressão da garrafa, o manómetro de cima a pressão após a saída da garrafa que deverá estar no 1, e à esquerda a "valvula agulha" que é o ajuste fino do sistema e que te permite ter o total controlo da quantidade de saída de CO2.

Só pelo controlo do pH não vais conseguir controlar isso o conta bolhas é essencial

Publicado:

Vou entao comprar o conta bolhas. Pelo que percebi, a tal agulha que posso ajustar, é o parafuso na parte superior, aperto ou desaperto e agulha que dizes q deve estar no 1 baixa ou sobre. Fixei-a no 1, como referistes. Agora, outra dúvida (desculpa se estou a abusar): se reparares na foto que pus, entre os 2 manometros, há uma peça quadrada com uma espécie de tampa plástica, com uma argora de segurança. Há pouco experimentei aumentar para 4 bar, quando estava a explorar a "coisa" e ver o que fazia; quando a agulha sobe acima dos 4/5 bars, por essa tampa quadrada sai gás... será normal, algum sistema de segurança para nao injectar mais gás do que o recomendado, ou será que tem uma fuga por lá mas, como tá sempre a sair a 1 bar nao se nota?

Publicado:

Não conheço os teus manómetros mas deve ser a válvula de segurança como têm as panelas de pressão, quando atinge a pressão perigosa o CO2 é libertado por essa válvula