Equipamento CO2


rukatny_83

Recommended Posts

Boas. Hoje entregaram-me o resto do sistema de CO2 com extintor de 2 kg.

Agora, como é que regulo isto?

Desculpem a ignorância... Imagino que tenho que por alguma coisa para manter sempre a garrafa aberta, visto que tenho a válvula solenoide. Como é que os ponteiros devem estar para injectar CO2 numa dose nao exagerada para um aquário de 400 litros com Discus?

 

Eis a foto do reductor.

 

dsc0277m.jpg

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para manteres a garrafa sempre aberta prendes a pega com um arame, o 1º manometro indica a pressão da garrafa que deverá rondar os 50psi, pelo que vejo da tua está um pouco a cima, não há problema. o segundo manómetro deverá estar pelo 1 psi, o número de bolhas por segundo depende do objectivo que queres atingir, mas experimenta 4 por segundo e vai medindo o pH do aquário pois a injecção faz baixar um bocado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jpospr. Quando te referes a que o segundo manómetro deve tar no 1 psi, o primeiro numero que me aparece é o 20, pra tar no 1, a gulha tem que estar mesmo colado a baixo, é assim? Quanto às bolhas, ainda nao tenho contador de bolhas, é necessário?

 

A ideia é alimentar as plantas.... mas sem excessos, por causa do ph nao baixar demasiado, se bem que os Discus nao se queixam, mas tenho medo pelo resto da fauna...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, não são psi são BAR, sendo que o 2º manometro está quase na posição certa.

 

Conta bolhas é importante, pois assim como controlas a quantidade de CO2 que estás a introduzir sem que seja pelo numero de bolhas? O teu sistema tb deverá ter uma agulha que te dá maior precisão regulares melhor

 

Por exemplo na seguinte foto

194030_p1.jpg

 

O manómetro da direita será o que indica a pressão da garrafa, o manómetro de cima a pressão após a saída da garrafa que deverá estar no 1, e à esquerda a "valvula agulha" que é o ajuste fino do sistema e que te permite ter o total controlo da quantidade de saída de CO2.

 

Só pelo controlo do pH não vais conseguir controlar isso o conta bolhas é essencial

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou entao comprar o conta bolhas. Pelo que percebi, a tal agulha que posso ajustar, é o parafuso na parte superior, aperto ou desaperto e agulha que dizes q deve estar no 1 baixa ou sobre. Fixei-a no 1, como referistes. Agora, outra dúvida (desculpa se estou a abusar): se reparares na foto que pus, entre os 2 manometros, há uma peça quadrada com uma espécie de tampa plástica, com uma argora de segurança. Há pouco experimentei aumentar para 4 bar, quando estava a explorar a "coisa" e ver o que fazia; quando a agulha sobe acima dos 4/5 bars, por essa tampa quadrada sai gás... será normal, algum sistema de segurança para nao injectar mais gás do que o recomendado, ou será que tem uma fuga por lá mas, como tá sempre a sair a 1 bar nao se nota?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço os teus manómetros mas deve ser a válvula de segurança como têm as panelas de pressão, quando atinge a pressão perigosa o CO2 é libertado por essa válvula

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais