Ajuda no 1º aquario


RosinhaJu

Recommended Posts

Olá boa tarde.

Eu gostava de me iniciar na aquariofilia mas precisava de algumas luzes.

A ideia que eu tenho em mente para já era começar por um aquario relativamente pequeno (cerca de 50 ou 60l) e de agua fria.

Andei a pesquisar e acho que já sei como dar os primeiros passos. Mas será que alguém me pode dar umas luzes? Sei que tenho de ter um filtro, uma bomba de ar, cascalho e será que devo colocar uma planta? E quanto aos peixes? O que me aconselham a comprar e em que numero? E sobre peixes de limpeza o que me podem dizer?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

bem vinda ;D

  1. vou te dar os meus parabens por perguntares antes de fazeres :D smart girl.
  2. vou te tentar demover dos teus propositos

para iniciados, como eu, em termos de aquarios quanto maior melhor, mais facil de controlar.

  1. 60L ja é um bom tamanho
  2. filtro, procura, ecomendo externo eu tenho interno e não é a mesma coisa, que tenha um caudal de 5x a tua litragem, se bem que isto é susceptivel
  3. bomba de ar? se te conseguir mudar os planos não creio que será necesario, menos um sitio onde gastar dinheiro.
  4. cascalho = substrato...e tens fertelizante e inerte, este ultimo deverá ficar por cima...

agora é que te vou tentar mudar os planos

 

agua fria? alem dos peixes, normais e que eu conheço, crescerem muito, e utilizando uma regra, algo a olho, de 1 cm/l(atenção que esta regra é para teres algum controlo não é literal) um gold fish que, segundo não me engano, chega aos 4 a 6 cm, ficarias, num aquario de 60l, so com um peixe a bater na superlotação, e se acrescentares que são peixes muito badalhocos, sujam imenço, estarias com um filtro que fize-se apenas 5x a tua litragem com peixes em más condições...

 

agua quente :D

ai e tal termostato...mas ja não comprarias bomba de ar.

os peixes são bonitos e relativamente, dependendo das especies, faceis de manter, e tens elementos aqui no forum com aquarios de sonho de 60l...

se for pelo preço eu acho ate mais barato.

 

quanto aos peixes...

ainda te falta um longo percurso pela frente para te estar a dar ideias sobre peixes...

 

Não sei se ajudei, mas foi o melhor que consigo

P.S. Descula erros ortograficos....

vai dando noticias para poder-mos ajudar a comprires esse sonho :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou mesmo muito iniciante nesta materia..

agua quante vs agua fria... é o tema pelo qual me debato.

para montar o aquario de agua quente nao preciso de bomba de ar? estou confusa =)

 

para um aquario quente preciso de termostato e filtro? e como é feita a oxigenação da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tentando explicar como me explicaram...

  1. a oxigenação da agua é feita por trocas à supreficie da agua...por isso convem ter agitação à supreficie...
  2. a bomba de ar, como se vende, vem com uma pedra difusora, que produz bolhas demasiado grandes para serem absorvidas pela agua no curto espaço de tempo entre o fundo e a supreficie, mas ajuda na agitação desta, a supreficie (o que é conseguido tambem pelo filtro), e tambem tem uma capacidade decorativa, para quem gosta de ver bolhinhas a subir.
  3. tanto para quente como para fria precisas de termostato e filtro, os peixes de agua fria não a suportam tambem assim tão fria :D, o filtro e sempre necessario, alias é a peça mais exencial, para alem do aquario e da agua, para teres peixes saudaveis.

aconselho-te a ler mais um pouco aqui pelo forum. tens de compreender o ciclo de azoto, exencial para teres peixes, tanto de agua fria como de agua quente

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas so agora entendi que nao fica debaixo lol... acho que estou meia pronta para começar a fazer compras =)

obrigada pela ajuda

vou continuar a pesquisar e depois de ter os equipamento peço ajuda para plantas e peixes =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de ires gastar dinheiro faz uma lista

assim

  1. aquario...escolhe bem o tamanho...vais ter de viver com ele xD (tipo casamento)
  2. agua quente ou fria...Ja sabes a minha opinião...quente (podias ter-te esquecido)
  3. subestrato, fertil e inerte...faz calculos para 1cm de fertil, 3cm de inerte à frente e uns 5 /6 atras (ideia de profundidade)
  4. luz...verifica se o aquario que vais compar ja tem luz (quase todos/todos tazem luz) e verifica o tipo de lampadas, para umas t5 utiliza a regra de 05W/L...ou seja 30W de luz...(mais coisa menos coisa) claro que vai depender das plantas mas mais vale a mais que a menos.
  5. termostato, 100W deve ser suficiente, ajuda-te a poupar eletricidade
  6. filtro regra das 5x a litragem, por isso terá de fazer um debito, para 60L, de 300l/h (não baixes dos 3x a litragem...é muito fraco)
  7. o resto fica para depois :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

acho que se mandares fazer o aqua fica-te mais barato.

e se calhar ate escolhes um com mais litragem..

 

cumps

Sandro

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, e bem vinda a este mundo :)

 

Já vi que tens algumas ajudas mas resolvi também dar um pouco o apoio :)

Como o Eliezer Costa disse o aquário quanto maior melhor, mas 60l é bom e não compres aqueles kits visto só trazerem coisas que não vais usar, um kit só compensa se a luz for, no teu caso de 30W(0,5W/L), verifica-te bem disso :)

Eu também aconselho agua quente, tens mais variedade e podes ter mais no aquário, caso optes pelos mais pequenos :)

Filtro: o mais importante, tenta fugir ao máximo dos internos porque ocupam o espaço e são muito fraquinhos, na minha opinião, os melhores são mesmo os externos, sim são mais caros, mas tem a eficiência a seu favor. Caso não queiras investir tanto, ao menos um de cascata, já mais em conta e podes por mais matéria filtrante, aconcelho-te a teres 5x ou mais a litragem :)

Termoestato, a regra de 0,5w/L ou mais

Bomba de ar, só para feitio, penso que não seja necessário

 

Agora vais queres plantas naturais? Se sim como o Eliezer Costa disse :)

 

Depois de tudo comprado é leres bem sobre o ciclo de azoto.

 

Vou-te dar outro conselho, visto que também passei por isso tudo a pouco tempo, tens no forum, meia duzia de tópicos com muitas páginas, perde 3 ou 4 dias a lê-los porque ajuda em muito mesmo, tudo que aprendi foi de ler lá :)

Outro site caso não conheças é o: http://faq.thekrib.com/pt/ muito bom para iniciares

 

Qualquer duvida dispões e pergunta antes de fazeres alguma coisa que tenhas dúvidas porque há sempre alguém disposto a ajudar :)

 

Abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

acho que se mandares fazer o aqua fica-te mais barato.

e se calhar ate escolhes um com mais litragem..

 

cumps

Sandro

 

obrigada sandro realmente pelo que pesquisei fica muito mais barato. alem disso preciso de um aqua com medidas muito exactas para o sitio onde o quero colocar. por isso tem obrigatoriamente q ser por medida.

 

obrigada joao =) vou continuar a ler sobre o assunto.

 

 

algo q ainda n entendi é sobre a luz. é mesmo obrigatorio ter luz? no local onde quero o meu aqua é um sitio com muita luminosidade. nao bate a luz directa mas realmente é iluminado. como eu queria plantas n sei se realmente preciso de luz ou se a natural chega

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é importante para a fotossíntese das plantas, penso não estar a dizer nenhuma barbaridade :)

O recomendado é 0,5/L, assim que tiveres o aqua, vês os litros que tem e depois é só fazeres as contas :)

 

Uma coisa que tenho isto por aqui é se vais fazer um aqua por medida, o melhor é usar medidas certas (60 por exemplo), nem que fique mais pequeno uns cms, pois facilita-te no caso da iluminaria.

 

No sitio que vais querer por tem que espaço? E se não te limita em termos de altura também :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas me limita a largura... posso escolher a altura e o comprimento há vontade a largura é que terá de ficar pelos 20cm.

sim luz é importante para a fotossíntese das plantas mas se tenho luz natural a fotossíntese da se na mesma. julgo eu =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a luz natural, faz com que apareçam mais algas, mas o melhor é deixar os mais experientes falar :)

 

20cm de largura, vai ficar fininho,mas há um elemento que também tem um dessa largura e está muito fixe :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

será pedir muito se eu te pedir para postares aqui uma foto do sitio onde vais meter o aquario??

assim dava para termos mais ou menos uma ideia porque na minha opinião 20cm é pouco..

 

mete um foto só para ver..

tks

 

cumps

Sandro

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.