Aquário contaminado (bacterias, fungos, ...)


RicSilva

Recommended Posts

Boa noite

 

Infelizmente o que me leva a iniciar este tópico é uma série de acontecimentos que assolam os peixes em geral.

 

Tenho um aquário de 100 l à cerca de 3 anos, manutenção de cerca de 15 em 15 dias (nem sempre) com 20 litros de água engarrafada.

 

Todos os peixes foram introduzidos de forma gradual.

 

Ao longo deste três anos aconteceu o seguinte:

 

A minha população de mollys (duas femeas e um macho) morreram, dois com evidente hidropisia.

 

De uma população de 20 neons restam-me 3. Num deles pode-se observar a coluna torta.

 

Morreram 2 corydoras pandas e 4 albinas. Reparei que tinham a pele a desfazer-se quando as retirei.

 

Actualmente uma corydora aeneus apresenta apodrecimento das barbatanas e dois danios zebras a nadar no fundo do aquário sem comerem.

 

Tenho também outros tetras que nadam de forma esquisita e apresentam deformações.

 

Nenhum dos peixes morreram em grupo. Simplesmente foram morreram sem motivo aparente, outros notava-se bem a doença

De resto todos os peixes apresentam-se saudáveis e a comer bem. Mas não adianta colocar qualquer peixe novo no aquário pois acabará por morrer no espaço de uma semana. (tenho todos os cuidados com a climatização e habituação)

.

Peço ajuda de forma a poder limpar o áquario das (bacterias, fungos, ...) para tentar curar estes peixes mas sobretudo poder restablecer a população sem haver baixas.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Qual é o setup do aquário?

Fazes testes à agua? se fazes podes postar os valores?

Quando referes que fazes a "manutenção", estás a falar em TPA's?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

Aquário: 100 L

Aquecimento: 150W Fluval

Filtro: Cerca de 650 L/h (212L/h reais) da marca Aquael externo. É composto por dois cesto com algodão e mais dois cesto com 1L de Sera Siporax misturada com 1 L de cerámica da marca Prodac

iluminação 2x25w

Substrato: Areia de sílica

 

Flora:

-Vários pés de Feto de Java e elodea;

-Anubias.

 

Fauna:

-Vários guppys (todos nascidos no aquário)

-3 neons cardinal

-2 neon rosa

-2 neon negros

-5 nariz de bêbado

-2 tetra fantasma

-2 corydora panda

-1 corydora aeneus

 

pH < 7.0

NH3 = 0.5 mg/l (nunca consegui 0) (testes da masca Prodac)

 

Quando falo em manutenções falo em TPA's

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa por comprar um filtro melhor. 300L/H é muito pouco. Ainda mais se for interno...

 

Acho que devias comprar também teste de nitritos e nitratos, aconselho testes de gotas, são mais fiáveis.

 

Verifiquei o caudal do filtro e não são 300 L/h como tinha indicado mas sim 650 L/h. Informação já corregida.

 

Hoje morreu mais um neon cardinal que tinha a coluna torta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São reais.

 

Actualização:

 

Fiz uma TPA de 20L e acrescentei mais 10L para repor a água evaporada. Ao todo adicionei 30L de água limpa.

 

Não tinha indicado, mas antes de iniciar este tópico já tinha iniciado um possivel tratamento com Sera costapur e ectopur (apesar de ser especificamente para o combate ao ictio também actua noutros fungos; Não resultou mas não custou tentar). No fim de quatro dias fiz uma TPA de 20L e acrescentei carvão activado que permanece até hoje no filtro.

 

 

P.S.

Aproveitei esta manutenção para realizar um teste ao filtro.

Apesar de o filtro debitar 650L/h teóricos debita só 212L/h reais. Fiquei parvo com o resultado.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é externo e tenho a consciência da fraca qualidade do matérial.

 

Medi da seguinte forma:

 

Com um recipiente de 1L medi o tempo que demora a encher.

Realizei vários ensaios e tirei a média dos valores.

Depois com uma simples regra de três simples descobrir o caudal real.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as matérias filtrantes. Tive isso em conta e sabia que ia dar um valor mais baixo do teórico, mas tanto?!

De qualquer forma está planeado comprar um novo com provas dadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

De facto tenho essa ideia. Quando comprar um filtro novo comprar também um reactor UV-C.

Obrigado pela sugestão.

 

Neste momento tenho como prioridade limpar a água. Estou a pensar fazer tratamento com esha 2000 e no fim TPA´s regulares de cerca de 30%.

Será uma boa solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será isso mesmo que vou fazer.

Ja tive a oportunidade de ler a bula do esha 2000 e indica que podemos duplicar a dose.

No meu caso acredito ser melhor seguir essa via.

 

Obrigado

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as matérias filtrantes. Tive isso em conta e sabia que ia dar um valor mais baixo do teórico, mas tanto?!

De qualquer forma está planeado comprar um novo com provas dadas.

Pois não me admira muito. Já o meu, dos 600 e tal L anunciados, com as matérias filtrantes o caudal baixar para metade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RicSilva,

 

Eu não tenho muita experiência nisto mas cá vai:

 

Fazes manutenção do Filtro Externo, tipo lavar tudo com água do aquário? Se sim, de quanto em quanto tempo.

 

Esse valor de Amónia está correcto? 0,50?

 

Se estiver está aí o problema, passo a citar: "Concentrações da amônia/NH3, próximas a 0,01mg/l mostraram efeitos insignificantes sobre os peixes, enquanto valores próximos ou superiores a 0,25mg/l podem ser mortais para algumas espécies. Mortandades em massa, tanto de larvas, alevinos, girinos, imágos e juvenis, são presentes em baixas concentrações de oxigênio dissolvido, com nível igual ou pouco acima de 1,0mg/l NH3/l. Os anfíbios/girínos não toleram concentrações altas de hidróxido de amônia e carbonato. "

 

Tens é que tentar descobrir porque é que a amónia não está a ser convertida em nitritos e posteriormente em nitratos

 

Alguém mais experiente que corrija se tiver errado, a questão não está no caudal do filtro mas sim no que tens lá dentro e de que forma é que limpas isso tudo.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não me admira muito. Já o meu, dos 600 e tal L anunciados, com as matérias filtrantes o caudal baixar para metade!

 

Tirei o algodão de um cesto e notei melhoria no caudal.

 

Boas RicSilva,

 

Eu não tenho muita experiência nisto mas cá vai:

 

Fazes manutenção do Filtro Externo, tipo lavar tudo com água do aquário? Se sim, de quanto em quanto tempo.

 

Esse valor de Amónia está correcto? 0,50?

 

Se estiver está aí o problema, passo a citar: "Concentrações da amônia/NH3, próximas a 0,01mg/l mostraram efeitos insignificantes sobre os peixes, enquanto valores próximos ou superiores a 0,25mg/l podem ser mortais para algumas espécies. Mortandades em massa, tanto de larvas, alevinos, girinos, imágos e juvenis, são presentes em baixas concentrações de oxigênio dissolvido, com nível igual ou pouco acima de 1,0mg/l NH3/l. Os anfíbios/girínos não toleram concentrações altas de hidróxido de amônia e carbonato. "

 

Tens é que tentar descobrir porque é que a amónia não está a ser convertida em nitritos e posteriormente em nitratos

 

Alguém mais experiente que corrija se tiver errado, a questão não está no caudal do filtro mas sim no que tens lá dentro e de que forma é que limpas isso tudo.

 

Abraços

 

Quando limpo o filtro externo só mudo a lã filtrante. Não mexo nas cerámicas nem as deixo sem contacto de água do aquário. A manutenção é aproximadamente de mês a mês ou de dois em dois mêses. Acho que a lã filtrante fica extremamente suja para o tempo de manutenção.

 

A concentração de amónia/NH3 desde o primeiro dia nunca foi 0 mg/l. E acredito que foi esse o factor de ter enfraquecido os peixes e ter hoje estes problemas. Hoje fiz nova medição após a TPA de ontem e o resultado foi < 0.5 mg/l de NH3.

Nitritos e nitratos não tenho valores.

 

Quanto ao tratamento invés de aplicar esha 2000 optei por um metodo mais radical e arriscado.

Optei por fazer o tratamento com Sera baktopur direct. Ao menos tenho a certeza que qualquer bactéria será eliminada.

 

Obrigado a todos e continuem a ajudar-me

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,na minha humilde opiniao,sem querer ofender os ilustres colegas,visto que nao sabes ao certo o que se passa,tendo em conta que tens o aquario à 3 anos,que observas a coluna torta de certos peixes,que investes a comprar medicamentos carrissimos,que tens uns peixes de especies que sao muito faceis de encontrar , eu no teu caso sacrificava os peixes,desinfectava tudo com lixivia,mas tudo mesmo,deixava o aquario a seco uns tempos,voltava a desinfectar tudo de novo e recomeçava a zero.Se for um virus precisas de um microscopio eletronico e vàrios testes que sao fora do alcance da maior parte do pessoal,se for bactério precisas de um microscopio de visao por transparençia e vàrios colorantes para tentar identificar o mal,e gastarias no minimo 600 a 700 euros para tentares fazer um diagnostico.Lamento dar-te esta opiniao,apenas pensa no assunto e so tu veràs a melhor soluçao.Eu pessoalmente usario luvas para fazer manutençao nesse aquario.Aquele abraço para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou me repetir: Concentrações da amônia/NH3, próximas a 0,01mg/l mostraram efeitos insignificantes sobre os peixes, enquanto valores próximos ou superiores a 0,25mg/l podem ser mortais para algumas espécies. Mortandades em massa, tanto de larvas, alevinos, girinos, imágos e juvenis, são presentes em baixas concentrações de oxigênio dissolvido, com nível igual ou pouco acima de 1,0mg/l NH3/l. Os anfíbios/girínos não toleram concentrações altas de hidróxido de amônia e carbonato. "

 

A amónia tem que estar a 0, se tiver 0,20 já é prejudicial a longo prazo, acima de 0,30 já pode matar certo tipo de doenças.

 

O problema está aí, a amónia está a matar os peixes, uns mais rápido outros menos.

 

agora tens de descobrir porquê?

 

1- Fizeste o ciclo do azoto?

 

2-Apenas mudaste a lã durante 3 anos?

 

3- O que tens mais dentro do filtro?

 

4- Tens carvão activo lá dentro?

 

5- Já alguma vez limpaste as mangueiras?

 

Tenta responder a estas questões, algumas respostas vão ajudar, na solução do problema.

 

Abraços

 

Ps: Se puderes coloca fotos do aquário, às vezes também ajuda

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Fiz

 

2 - Sim

 

3 - Lá e cerámica

 

4- Não

 

5- Não

 

Compreendo a tua citação. E sei que tenho um grande problema com a amónia no meu aquário.

Mas tenho peixes que morrem de hidropisia e apodrecimento das barbatanas. Alguma bacteria o aquário tem de ter.

Sei também que se não tivesse amónia não havia stress nos peixes e o mais certo era nunca isto ter acontecido.

 

Obrigado

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RicSilva

 

Eu quando li inicialmente o teu tópico e indicaste NH3 a 0.5 eu na realidade li NH4, o que o que é totalmente diferente. Eu sei que os teus peixes aparentam não ter morrido por asfixia, mas a presença de amónia na coluna de água debilita o sistema imunitário o que tb favorece o aparecimento de doenças oportunistas que de outra forma não tinham hipótese de contagiar os teus peixes pelo estado debilitado que se encontram, embora não aparente. O resultado é que tens tido como tu muito bem indicas uma mortandade generalizada no teu aquário ao longo do tempo da sua existência e contra facto não há argumentos.

 

Tratar com Esha 2000 e Exit, mal não vai fazer, colocar um reactor UV-C como tb te recomendei tb não, mas antes de mais tens de perceber essa fonte de amónia que de entre todos os compostos produzidos num aquário é de todos o mais tóxico. Eu apontaria para um problema de construção da forma como montaste internamente as matérias filtrantes do teu filtro e até possivelmente à qualidade do mesmo, visto se tem amónia das duas uma, ou o teu filtro é pouco potente ou então tens pouco espaço para alojar as bactérias nitrificantes.

 

Eu não sei como é o teu filtro por dentro, mas seja qual ele for, a regra é sempre a mesma, o filtro é composto por 2 componentes, filtragem mecânica e filtragem biológica/química. Seja qual for o circuito que a água fizer dentro do teu filtro, ela deverá passar primeiro, por uma sistema de porcelanas não porosas, em forma de cilindro, tb existem em material plástico, estas cerâmicas apenas funcionam como filtro mecânico e filtram as maiores partículas, de seguida deverá passar por uma esponja relativamente aberta, geralmente são azuis, aí a maior parte dos detritos serão depositados. Se não colocares as cerâmicas cilíndricas antes esta esponja vai ficar completamente empapada em lama e vai entupir-te o filtro, diminuir-te em muito o caudal. Após esta filtragem mecânica deverás ter então as cerâmicas porosas que devem ser trocadas periodicamente, pois o alvéolos que alojam as bactérias com o tempo vão ficando entupidos e as cerâmicas perdem a capacidade de as alojarem convenientemente, e quanto mais poroso é uma cerâmica maior será o volume que ela suporta. O aconselhado é até que tenhas 2 sacos separados. Isto para quê. o 1º saco de cerâmicas que capta 1º a água deverá ficar com as cerâmicas saturadas mais rapidamente, quando isso acontecer, dentro de 6 meses a 1 ano esse saco vai para o lixo e o 2º saco para para o lugar do 1º, e no lugar do 2º saco entram cerâmicas novas, e assim sucessivamente. colocam-se em sacos as cerâmicas para sabermos quais as que pertencem ao 1º saco e ao 2º saco, se tiveres gavetas isso á não será necessário, pois elas ficam devidamente separadas.

 

Após então passarem pelas cerâmicas, deverão passar por uma FINA camada de lã de vidro, que capturará qualquer partícula mais pequena que tenha escapado a todo este processo, desta forma se montares o filtro assim, as taxas de manutenções vão diminuir, o fluxo vai aumentar, maximizas a filtragem mecânica e a biológica e o teu problema da amónia será resolvido, acredito verdadeiramente que após o problema da amónia ter sido ultrapassado que a tua taxa de mortalidade irá diminuir drasticamente e poderás a começar a preocupar-te com outras coisas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Adoro ter razão lol,

 

Ric segue as instruções do João Pedro que isso com certeza irá melhorar.

 

 

Eu não sei como é o teu filtro por dentro, mas seja qual ele for, a regra é sempre a mesma, o filtro é composto por 2 componentes, filtragem mecânica e filtragem biológica/química. Seja qual for o circuito que a água fizer dentro do teu filtro, ela deverá passar primeiro, por uma sistema de porcelanas não porosas, em forma de cilindro, tb existem em material plástico, estas cerâmicas apenas funcionam como filtro mecânico e filtram as maiores partículas, de seguida deverá passar por uma esponja relativamente aberta,

 

@Jp - NO meu filtro externo Fluval 206, mal a água entra no Filtro passa logo por uma esponja até ao fundo do copo, só aí é que começa a subir passando pelas diversas etapas. Não consigo colocar nada antes da esponja, achas que devia alterar alguma coisa?

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr

 

Obrigado pela resposta.

 

Após ter lido a tua resposta ainda tenho mais a certeza que o filtro não está nada bem.

Primeiro comprei uma bela treta.

Tem o motor antes do filtro o que faz triturar todo o lixo em particulas minusculas.

Tinha a tal esponja azul mas não adiantada nada devido a lama passar por ela. substituía por lá filtrante

Assim passei a ter duas gavetas com lá filtrante. A de cima estava completamente ensopada de lama.

Por baixo duas gavetas cheias de cerámica cilindricas.

 

Com a tua resposta confirmei o que suspeitava para ter este nivel de amónia.

Sem duvida que vou comprar um filtro de marca de renome mais um reactor UV-C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais