Fertilizar P


i980311

Recommended Posts

Bom dia,

 

Tou com um problema no meu aquário com falta de P que está a causar muitas green-spot e falta de crescimento. Tenho sempre a 0. Que fertilizante aconselham já que o meu aquário não produz PO4 suficiente? DYI? Ellos?

Agradeço as sugestões.

O meu sistema não é um plantado puro, mas tem várias plantas desde musgo, anubias, lotus, etc. Faço fetilização com Ferropol da JBL. Luz neste momento estão ligadas 2 T5 de 39w mas tenho 3 na calha, só desliguei uma para controlar melhor as algas e as dimensões do aquário são 105x50x50.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou com um problema no meu aquário com falta de P que está a causar muitas green-spot e falta de crescimento. Tenho sempre a 0. Que fertilizante aconselham já que o meu aquário não produz PO4 suficiente? DYI? Ellos?

Agradeço as sugestões.

 

Se só necessitas de fosfatos, a Ellos só tem o Fase 2 que tem Macros (incluindo fosfatos). É uma solução se quiseres adicionar todos (provavelmetne precisas!).

Só fosfatos tem o Seachem Flourish Phosphurus.

 

Flourish Phosphorus™ is a safe solution (4500 mg/L phosphate) of potassium phosphate that takes the guess work out of phosphate dosing. Unlike competing products that mix nitrate and phosphate in a fixed ratio, Flourish Phosphorus™ (being nitrate free) allows you to dose phosphorus according to the needs of your plants without the risk of overdosing nitrates. When used as directed Flourish Phosphorus™ will enhance and accelerate the growth of aquatic plants without enhancing algae growth.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de perguntar: não fizeste teste de Nitratos?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Mas para fazer o Fase 2 da Ellos não deveria também fazer o Fase 1? Não são complementares um ao outro? Posso utilizar so o 2 sem o 1?

 

Fiz teste de nitratos e estavam dentro do normal (não sei ao certo o valor porque não estou em casa) mas como o PO4 está a 0 provoca algas. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro que sim, mas tu no post parecias certo que só precisavas de fosfatos.

De facto o que descreves indicia isso, mas não é certo que seja só fosfatos.

Fertilizas com potassio? Pode estar em falta tb, embora não se relacione tão diretamente com vidros verdes mas com outras carencias nas plantas, como "buracos" castanhos ou deficiencias nas folhas mais antigas.

 

Ainda só tens essas plantas no aquário? (vi no post da tua assinatura).

Quantas horas de luzes fazes?

É que com tão poucas plantas talvez as duas lampadas ainda sejam demais.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não fertilizo com mais nada, excepto o ferropol daí a pergunta sobre fertilização.

Neste momento o aquário já está bastante diferente com mais plantas, mas sem ser um plantado. Já tive um plantado mais pequeno há 5 anos atrás e nessa altura fazia fertilização DIY com cada NPK, micros e ferro com bastante sucesso mas como agora não é plantado e as plantas são simples como as anúbias e musgos não pensei que seria necessário o mesmo, mas já estou a perceber que será necessário :)

As horas de iluminação são 10h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada aquário é um aquário, mas parece-me demasiada luz (em intensidade e periodo temporal) para poucas plantas.

Se for isso, terias que aumentar a fertilização para elas crescerem e não as algas.

Se quiseres manter o aquário como está e sem grandes fertilizações, exprimenta a desligares uma luz e reduzires uma ou mesmo duas horas, nas proximas duas semanas. Ao mesmo tempo fazias uma TPA no inicio desse periodo e outra a meio.

Como sabes, testes e paciencias é o que se quer nestas coisas.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, obrigado por toda a ajuda. Assim farei até conseguir arranjar os fertilizantes de que necessito para normalizar o sistema.

A mim também me pareceu que fosse essa a falta, mas como já estou afastado dos plantados à tanto tempo ignorei alguns princípios básicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais