Mais um iniciante


Recommended Posts

Bem então cá vai:

Aquario 100L (100X30X30 comprado em 2ª mão)

Filtro Externo eheim classic 2215

Filtro interno (não sei marca)

Termoestato aluminio 500W

Co2 (caseiro) difundido por pedra porosa

2 cm de substrato

3cm de areia vulcanica

pedras de xisto

recentemente um tronco

 

Fauna:

2 Ramirezzi;

6 Neons;

3 Guppies;

2 Tetra Neon;

1 Betta;

1 Corydora albina;

2 Bótia Palhaço

1 (limpa vidros)

Alguns red cherry

 

Flora:

Não sei o que são a maioria comprei-as na net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iniciante com 100L, tudo bem composto, com Ramirezis e tudo... Sim senhor...

 

E bem vindo ao fórum! :D

 

Posso só assinalar uma coisa mas é do meu gosto pessoal... A luz é muito amarelada :| Just saying :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com bom aspeto.

Mas como já foi referido, um fundo escuro desse aquário dava-lhe outro graça :)

Eu normalmente tendo a preferir fundos escuros. No meu caso uso azul bem escuro ;)

 

Outra questão.

Tens andado de olho nesse betta?

É capaz de fazer vida negra aos guppys.... morder-lhes a cauda até nao sobrar nada!

 

Os red cherry...

São camaroes com tempo de vida curto!

É certo que se reproduzem muito bem, mas as crias nesse aquário vao ser comidas bem rápido.

Penso que dentro em breve nao existirá nenhum :(

 

O filtro interno, nao percebi que filtro é.

Com o externo que lá está, cheira-me que esse interno estar lá ou não é capaz de ser indiferente! com o inconveniente de ocupar espaço :)

Mas guarda, que pode dar jeito para alguma emergência que seja necessário usar alguma resina ou carvão. E como normalmente estas filtragens

especiais são por pouco tempo, é mais simples colocar um pequeno filtro interno com elas, que arranjar espaço no externo, para depois voltar a tirar.

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma vez mais,

Obrigado a todos desde já, em relação ao fundo, como poderei fazer um?

mad&mor: irei seguir o teu conselho da luz, até porque, também está a precisar de ser trocada. O ramirezi, sim, é muito porreiro, principalmente este que é um blue electrizante.

cesar_dias: O betta nunca o vi fazer mal aos guppies, por outro lado e como disses-te, os red já não são os mesmos que comprei.

O filtro interno, realmente ocupa espaço, só o coloquei porque lhe fiz uma adaptação, coloquei uma esponja e dentro dele está cheio de carvão.

Aproveito para colocar mais umas fotosimg3711w.jpgimg3731b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo.

Nos meus sempre usei simples cartolinas azul marinho coladas do lado de fora do aquário :rolleyes:

Já vi com cartolinas pretas. Eu pessoalmente prefiro o azul marinho! Mas é sempre uma questão de gostos :)

 

Porque tens carvão activo no filtro?

Fizes-te algum tratamento recente na agua?

Em situação normal, o carvão activo não é necessário!

 

As plantas que vejo nesta ultima segunda foto, parecem um bocado amarelas!

Estão plantadas à quanto tempo?

Existe algum subtrato para plantas por baixo do areão?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não fiz tratamento nenhum na àgua, mas, por aquilo que leio por aí, o carvão deixa a agua cristalina.

Em relação às plantas, era mesmo isso que queria perguntar, elas estão plantadas em substrato à cerca de 4 meses, embora as que vez na foto com o ramirezzi não tenham substrato, não coloquei en redor das pedras mas tenho algumas cujas folhas do fundo estão amarelas, axas que é da luz??

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá informaster, em primeiro lugar, bem vindo!

 

Aqui vai a minha opnião.

 

Em relação ao material, parece-me que tens tudo o que é necessário, acho só que tens pouco substrato (inerte), devias considerar acrescentar mais uns quantos cms, de maneira a conseguires um maior efeito de profundidade (mais substrato na parte de trás, tipo 4 cm à frente e 8 cm atrás)

 

A fauna, como já te disseram, pode te vir a dar problemas relativamente a compatibilidades (ex: betta e guppies). Mas uma coisa que ainda não te chamaram à atenção foi o facto de teres aí peixes de cardume que não estão em numero suficiente:

 

Neons - tens 6, mas com um aquário desse tamanho consegues aumentar esse numero, e vais ver que eles se vao tornar muito mais activos e dar outra vida ao aquário

Tetra neon - não percebi muito bem que espécie é esta, visto que os tetra neons são os que tens em 6! Mas independentemente da espécie de tetra, se só tens dois, vais ter que acrescentar mais!

Corydora - Aqui estás realmente em falta, porque as corys devem estar sempre num cardume, no mínimo de 6 indivíduos da mesma especie, ou seja, no teu caso albina! Aqui não tenho bem a certeza como tens que fazer, porque visto que é albina (acredito que não saibas de que espécie é), o melhor é perguntares a alguém mais entendido, como é que as corys albinas se dão com outras especies de corys - já ouvi dizer que formam facilmente cardume com outras corys de outra espécie, mas mais uma vez, pergunta a alguém com mais conhecimento do que eu, que ainda sou novato nisto).

 

Por fim, esse carvão é para sair! Realmente o carvão faz com que a água fica mais cristalina, mas também te esta a tirar muito nutrientes da coluna de água! Mas nem sequer é essa a razão porque deves tirar, o problema do carvão é que tem uma vida útil muito pequena (mais ou menos 1 mês), e depois desse prazo passar, começa a libertar tudo o que absorveu durante esse tempo, ou seja, vai te dar muitos problemas! Só deves por o carvão para retirar possíveis medicamentos que tenhas posto, aí sim, o carvão é bastante útil! Se quiseres a água cristalina, compra o Seachem Purigen, muito falado em alguns tópicos deste forum!

 

Se disse alguma coisa errada, por favor corrijam-me!

 

De resto, força nisso e continua que vais no bom caminho!

 

Abraço

 

[EDIT] - p.s Quase que me esquecia...Alguém sabe o nome da planta com veios vermelhos que aparece na foto do betta?

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o carvão activo só deve ser usado para remover compostos quimicos da agua indesejados, como após o tratamento de aquario com medicação.

E so mesmo em caso que nao seja possivel tratar do problema noutro aquário (por exemplo peixes doentes).

 

O carvão tem algumas propriedades muito úteis, mas tem uma que faz com que a maioria das pessoas o usem apenas em casos de necessidade.

O carvão activo absorve sim muito produto quimico indesejado, mas quando fica saturado... começa a liberta-los de novo ao fim de cerca de 1 mes!

Daí evitar usar!

Se a agua nao fica cristalina, possívelmente haverá algo que nao esteja muito bem no aquário.

Se ficar muito turva... então algo de muito mau se estará a passar!

 

Um sintoma de falta de luz, é as plantas crecerem com folhas muito espaçadas umas das outras em direção à fonte de luz existente. As folhas

normalmente também são mais pequenas e morrem mais rapidamente que o normal em situação de pouca luz.

Se têm um bom substrato e estão amarelar... resta a luz ser fraca!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sc4rely: vou ter em atenção os conselhos, nomeadamente a do carvão, que mudo normalmente de 2 em 2 meses, o pá....em relação aos "tetra neons" são os da imagem que te vou enviar, pelo menos foi o que o sr. da loja disse que se chamavam, a planta é realmente bonita, mas não sei o nome dela.img3719mx.jpg

cesar_dias: o que disses-te em relação às plantas é o que está a acontecer, crescem em direcção à fonte de luz, vou comprar um lâmpada nova, já agora, vi uma no bricomarche, T8 35w 5 000k. Axas que serve?

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

35W T8....

Não são compridas de mais para esse aquário?

 

A lampada que la está é uma T8 de quanto?

Nao basta trocar a T8 por uma T8 de 35W. O circuito eletrico que la estiver pode não suportar essa troca (balastro e arrancador)!

 

6.500ºK é uma tempartura de cor interessante em termos de preço/beneficio ;)

Muitas vezes nao sendo indicada a temperatura de cor, indicam como sendo "day light", é uma temperatura de cor semelhante a luz de um dia de sol :)

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente 35W em 100 litros de agua e com uma coluna de agua de 40Cm... no fundo a luz já é muito difusa para manter verdes as plantas aí existentes!

 

Aumentar a luz é apenas um dos fatores!

Se aumentares de um momento para o outro a luz do aquário, sem que as plantas acompanhem esse aumento de luz, podes ter um aumento muito rápido de algas verdes!

Depois ainda ha a necessidade ou não de injectar CO2, dependendo das espécies e quantidade de verdura....

Necessidade ou não de fertelizantes, etc, etc...

São muitos fatores a ter em conta num aquário dito plantado!

 

Sugiro que vas evoluindo aos poucos :)

Aparentemente estás no inicio dos aquários... tentar logo a primeira manter peixes saudáveis e ao mesmo tempo um aquário plantado, é capaz de ser complicado e desanimador!

Sugiro apenas aumentar mais a potência de luz existente.

Quando as plantas existentes estiverem mais saudáveis, ir tentando adicionar algo que pretendas, se não se derem bem paciência!

Inicialmente tenta manter a fauna nas melhores condições possíveis ;)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impressão minha ou essas folhas das plantas estão amareladas? É que um dos maiores erros na iniciação é querer plantas e não meter uma camada de substrato fertil.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário. Está muito bom.

 

Gosto da tua ramirezi fêmea. O macho é que parece mais juvenil e talvez mais magrito. Não sou muito defensor de misturar casais de origens genéticas diferentes mas se procriarem vai ser interessante de ver como é que vão sair os filhotes. Normalmente eles não gostam muito de procriar nessas condições visto que o electric blue é considerado um "freak" para os companheiros(as) mas nunca se sabe.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.