Como emendar?


Zazevedo

Recommended Posts

Em Março comprei um aqua de 10/15l com 4peixinhos de agua fria, passado uma semana fui aos meus pais buscar uma aqua antigo (5anos) do meu irmão de 40l e comprei um filtro já que o dele não funcionava na totalidade, colocamos plantas mas como os peixes as mordiscavam acabamos por deitar-las fora porque a água estava sempre suja das plantas, semanas depois os meus peixes apareceram com pintas brancas no rabo que foram-se alastrando pelo corpo comprei um medicamento e 2dias depois como não havia melhoras comprei um termostato para aquecer a agua, de nada adiantou e acabaram por morrer. Fui a uma loja com a intenção de me informarem o que fazer já que queria comprar peixes de agua quente, disseram-me apenas para lavar tudo em agua bem quente e colocar tudo a funcionar durante 15dias e apenas controlar o ph já que não valia a pena complicar(?), assim fiz. Passados os 15 dias comprei guppys, 4femeas e 3 machos, uma semana e meia depois uma guppy gravida (teve os bebes que nunca foram vistos) e 3/4 dias depois morreu. Depois disso já as outras 3 tiveram peixinhos (2 delas numa maternidade a outra no aqua mas resgatamos cerca de 10alvins)! Devido á densa população decidimos comprar um aqua maior (devemos ter cerca de 30/40 alvins), 96l daqueles que vendem-se com kit completo (não sei potencia do filtro nem do termostato), passamos os guppys adultos para lá e fizemos do aqua mais pequeno maternidade, entretanto e 3semanas depois uma guppy pariu novamente (achei estranho ser tão pouco tempo depois) apenas vi 2alvins.

 

O que eu queria era que me dissessem o que é necessário fazer mais uma vez que pelo que pesquiso medir apenas o ph não é suficiente bem como o que colocar no filtro ja que apenas é de esponja.

 

Gostava também de colocar plantas mas como tenho pedras de quartzo não sei se as plantas se aguentarão sem substrato.

Preciso que me ajudem, se possível, uma vez que depois de pesquisar acho que fiz tudo mal! De decoração tenho plantas artificiais e um tronco que veio do aqua mais pequeno.

 

Editei apenas para dizer que afinal o filtro que tenho chama-se biobox

Editado por Zazevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de meter também um "equipa de limpeza" que não cresça muito que especie aconselham? Como já disse em cima neste momento apenas tenho guppys. Acham que poderei colocar um casal de colisas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo Zazevedo ao mundo da aquariofilia. Antes de tudo, como todas as respostas a novos membros aconselho-te a ler o topico sobre o ciclo do azoto.

 

cycle_azote_aquarium_poisson.jpg

 

Apesar da imagem estar em françês vais perceber que tens de uma forma muito simples Amoniaco, Nitritos, Nitratos e fosfatos (não consta na imagem)

 

Os nitritos e amoniaco são altamente tóxicos para os teus peixes, contudo ao ciclares o filtro as bactérias nitrificantes vão decompor o amoniaco e nitritos em nitratos e penso que também em fosfatos.

 

Como é que me aparecem estes quimicos no aquário se eu não os meti lá?

Vêm da alimentação que damos aos peixes, o grande conselho que te dou é dar comida dia sim dia não, pequenas quantidades para se seja tudo devorado em menos de 5minutos.

 

cycle_azote_3.gif

Ao ciclares o teu aqua, ao fim de 20-25 dias o amoniaco tende a desaparecer por completo do teu aqua, findo esse periodo podes começar a meter peixes.

Ao fim de 35 dias os nitritos também vão desaparecer quase por completo.

 

Os nitratos e os fosfatos não são tóxicos para os peixes e deves querer mante-los em determinados valores (vê em Fertilização), representam a matéria prima das plantas (bem como o potássio).

 

Basicamente eu só me preocupo com o ph (porque uso Co2), nitratos(No3) e fosfatos (Po4), considero que são os testes essenciais para um aquário saudável livre de algas e peixes felizes.

 

Uma forma de reduzires bastante a probabilidade de mortes no aquário será meteres plantas (lê sobre iluminação, fertilização e co2).

 

Lê os tópicos marcados como "Sticky" que vai ajudar-te bastante e não te preocupes com coisas muito técnicas tal produtos xpto para reduzir/aumentar ph/no3/po4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tenho o aqua montado á mais de 1mes, sera que ainda contem amoniaco? Apenas o deixei a fazer o ciclo 15dias

 

Uma vez que nao tenho sustracto fertil será que posso la colocar plantas? se sim quais?

O ph já costumo a medir, estava a pensar em comprar o NH3/NH4 e o NO3 pelo que li por aqui sao os mais importantes, aconslhas tambem o PO4?

 

Desculpem tanta ignorancia mas tem tudo termos muito tecnicos e eu acabo por me sentir perdida uma vez que a loja onde vou tambem nao me parece estar a informar correctamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O amoniaco já passou à muito tempo então, como tal não precisas de comprar o NH3/NH4.

 

Aconselho vivamente o NO3 e PO4!

 

As plantas a colocar depende das medidas do aquário, do substato, da iluminação. Se referires estes 3 aspectos podemos dar umas dicas. Vai à secção de Plantas e procura o tópico das plantas low-tech (aquelas plantas que nao requerem muita iluminação, co2 ou até mesmo substrato fértil).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem 80cm de comprimento e acho que 40 de largura, 96lts! o substrato são 15kg de quartzo. a iluminação nao sei pois vinha no kit do aqua, ja andei a tentar ver mas nao refere nada, mas caso seja necessario é facil de se substituir! Vou tratar de fazer uma pesquisa á cerca das plantas.

 

Ja agora o que aconselham para "equipa de limpeza" neste momento so tenho 6 guppys e gostava de um casal de colisas mas ainda nao sei se a "mistura" será aconselhavel, que me dizes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes olhar para a calha de iluminação e procurar pelo número de Watts e a temperatura de cor Kelvins (K). Essas informações costumam vir impressas na lâmpada.

 

Quanto a equipas de limpeza nada melhor que umas corydoras, na minha opinião.

 

Ottocinclus Affinis também são bons a limpar algas, bem como camarões...mas isto é mais à frente quando tiveres um aqua estável com plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18W para 90 litros de àgua dá 0.2W/l. O ideal seria entre 0.5 a 1W/l. Já pensaste numa luminária nova ou melhorar essa luminária que tens?

Consegues manter anubias e musgos com essa iluminação, se pretenderes algo mais exigente devias primeiro melhorar para pelo menos 45W de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

nos casquilhos t8 cada tamanho de lâmpada corresponde a uma potência..por isso não e possível aplicares uma lâmpada do mesmo tamanho com mais watts..há sim é com mais ou menos lumens.os lumens é a quantidade de luz emitida sobre uma determinada área..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tambem achei que nao deveria dar! Vou entao ver se troco por uma com mais quantidade de luz!

Já agora alguem me sabe dizer nao zona de Famalicão, Trofa, Maia onde posso adquirir plantas low-tech baratinhas? ou até mesmo uma loja on-line ou user que envie pelo correio?

 

http://imageshack.us/photo/my-images/254/img1108k.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Esse Kit que compraste deve chegar para te iniciares neste hobby, a luz chega e o tamanho também fiquei é com duvidads relativamente ao filtro.

 

Dá uma vista de olhos no link abaixo, relata a minha aventura neste hobby (as dúvidas e problemas) e vê o que se pode fazer apenas com 18W de luz

 

http://www.aquariofi...howtopic=192421

 

Qualquer dúvida, estamos cá para ajudar.

 

cumps

Editado por Aqualtis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi agora que o filtro é uma bio-box provavelmente bio box2, qual é o caudal da bomba??? Apesar de ter mudado a minha bio-box para um filtro externo devo dizer que esse filtro cumpria com o seu dever.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso(continuo) de ajudas!

As ceramicas coloco em baixo? Vi por aqui biobox que tem as materias filtrantem em "caixinhas", a minha nao traz nada disso, compra-se á parte ou é mesmo de ser assim? outra questao eu tenho 1º a lã de vidro e depois a esponja é suposto ser assim ou ao contrario, é que pensando bem deveria ser 1º a esponja que filtra particulas maiore e depois a lã de vidro que filtra as mais pequenas!

A sra da loja onde tenho comprado as coisas disse-me para colocar Nitrivec uma vez por semana, num outro topico li que apenas é necessário quando se inicia o aqua, continuo ou aconselham a deixar?

E por ultimo, uma das corydoras perdu os "bigodes" sabem-me dizer qual o motivo?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.