Apresentação - O meu 1º aquário...


_stimpy_

Recommended Posts

Olá a todos,

Após muita pesquisa, quase sempre neste fórum, acabei de montar o meu primeiro aquário (em seguida está a descrição completa). Já se encontra “ciclado” e com a fauna e flora praticamente toda introduzida e terminada. Terminado? Será que um aquário está realmente terminado? Não sei se também acontece com vocês mas eu estou com uma sensação que tenho que fazer mais…alterar… acrescentar…bem, mas isso não interessa agora...

 

Fiz tudo como encontrei descrito neste fórum, fiz o ciclo do azoto com o aquário todo montado (filtro, substrato, iluminação, aquecimento, etc.) e fui inserindo comida para aumentar os níveis de amónia. Introduzi os peixes aos poucos aproximadamente 3 de cada vez com um intervalo de 1 semana entre cada um.

O aquário já tem 3 meses e até agora tudo bem.

 

Ou melhor até hoje… Hoje fui fazer as medições aos parâmetros da água e reparei que os nitratos (NO3) estão num nível alto, pelo menos nunca atingido nem no processo de cliclagem. Estão com 75mg/l. Já fiz uma TPA de emergência mas os níveis mantêm-se iguais. De salientar que os niveis de NO3 à saída da torneira são praticamente 0 mg/L.

 

O que posso fazer para baixar os níveis de NO3? E, já agora, acham que á primeira vista o “setup” do meu aquário está correto ou alteravam alguma coisa?

 

Descrição do aquário:

Material

Aquário 120 cm * 40 cm * 50 cm - 240l brutos, 190 úteis

Filtro Eheim 2071 - 950 L/H

Termostato Jager 125W - 26º

Termostato Jager 125W - 25º

Iluminação - 3 * 14 W; 6400 k T5 - 10 horas/dia

 

Hardscape

Substrato não fértil - Areia de sílica 15 kg

1 Tronco pequeno

Fundo 3D em cimento e esferovite

Algumas plantas artificiais (que já estou arrependido e estou a troca-las por verdadeiras...)

 

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 75 mg/L

pH - 7,5

Kh - 65ppm

 

Flora

2 Anubias barteri

1 Egeria densa

1 Vallisneria americana

4 Vallisneria spiralis

 

Fauna

8 Hyphessobrycon herbertaxelrodi

4 Chromobotia macracanthus

3 Corydora aeneus

3 Corydora paleatus

2 Ancistrus dolipchopterus

 

Manutenção

TPA - 20 Litros uma vez por dia

Ainda não limpei o filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá _stimpy_,

 

Bem vindo a este vício.

 

Bom, tens aí a meu ver dois assuntos para resolver.

 

Mas antes, duas perguntas: há quanto tempo puseste as plantas? Como sabes, são elas que irão consumir esses Nitratos. Talvez elas não estejam aí há tempo suficiente e ainda se estejam a adaptar, assim, não estão a consumir esses nitratos, explicando assim o porquê de eles estarem tão elevados.

 

Porquê uma TPA uma vez por dia? Por causa dos Nitratos?

 

Agora as coisas que acho que terás que resolver.

 

- Não tens substrato fértil, assim as plantas não se vão safar. Pelo menos essas que tens aí não.

- A iluminação que tens não me parece suficiente para manteres plantas, talvez anubias, mas... apesar de serem T5, não sei se 42 W chegam para 190 L de água...

 

Pensa nisso e vai dizendo coisas

 

abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas ::D:

 

Antes de mais bem vindo ao forum e ao mundo da peixada. À primeira vista vejo que fizeste muito bem o trabalho de casa, ficam a faltar umas fotos do aqua. Vamos a mini-ajustes:

 

Os nitratos podem estar altos por vários motivos. Porvavelmente será no teu caso por excesso de comida e poucas plantas naturais capazes de os utilizar. Que quantidade de comida das aos peixes e quantas vezes por dia?

 

Não tens muita luz,mesmo para o tipo de plantas que tens (fácil manutenão), e como tambem nao tens substrato fertil recomendo que adubes com fertilizantes liquidos SÓ COM MICRONUTRIENTES, senão é pior a emenda que o soneto :P

 

Relativamente à fauna, esses bótias crescem imenso, julgo que 4 são demais para esse aqua, sobretudo dependendo do layout.

 

Ficamos à espera de fotos.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pelas respostas. Deram-me muito que pensar… já me está a doer a cabeça bang Vou tentar responder a cada um, nesta mensagem (não sei se será a maneira mais correcta de responder, a todos de uma vez, se esta mensagem ficar muito longa peço desde já desculpa).

 

Manik48:

Os nitratos podem estar altos por vários motivos. Porvavelmente será no teu caso por excesso de comida e poucas plantas naturais capazes de os utilizar. Que quantidade de comida das aos peixes e quantas vezes por dia?

 

Já pensei que pudesse ser esse o caso já que no inicio dava comida 2 a 3 vezes ao dia. O tipo de comida que dou é variada, neste momento estou a dar, alternadamente:

Granulado: Astra Tropical Multi Granulets

Flocos: Tetra Dr.Wu Alimento completo para peixes tropicais

Congelada: "Tropical Quintet" da Ocean Nutrition

Comprei recentemente “Algae Wafers” da Ocean Nutrition para peixes de fundo a pensar nos ancistrus. Li que eram peixes herbívoros. Os meus dois ancistrus têm-se alimentado da comida dos outros, principalmente da granulada, que afunda rapidamente. Comprei estas pastilhas de algas mas os bótia afastam os ancistrus não os deixando comer. Algumas ideias para resolver esta disputa?

 

Não tens muita luz,mesmo para o tipo de plantas que tens (fácil manutenão), e como tambem nao tens substrato fertil recomendo que adubes com fertilizantes liquidos SÓ COM MICRONUTRIENTES, senão é pior a emenda que o soneto

 

Já vi que tenho que acrescentar mais iluminação… Em relação à fertilização liquida só com micronutrientes, podes me esclarecer o que é e como se aplica?

 

Relativamente à fauna, esses bótias crescem imenso, julgo que 4 são demais para esse aqua, sobretudo dependendo do layout.

 

Pois, também achei isso. No inicio tinha só dois bótias (era esse o plano inicial) mas eles pareceram-me muito tristes e tímidos, e desde que acrescentei os outros dois ficaram muito mais vivos e energéticos… sei que podem crescer muito mas li, não sei bem onde, que o tamanho máximo de 30cm que aparece descrito da literatura só é atingido na natureza e se o próprio aquário tiver condições (tamanho e número de espécies) propicias que caso contrario eles crescem até 15-18cm, o que me parece mais ou menos razoável…

 

ReDsOuL:

Nunca mediste os nitritos? Também é importante.

 

Colocas algum produto na água nova antes de a colocares no aqua?

 

Nunca medi os nitritos. Fiquei com a impressão que o nível de nitratos é que era importante monitorizar. Não coloco nenhum produto na água nova, apenas deixo num balde 48horas para libertar o cloro. Será necessário por algum produto?

 

Paul:

Mas antes, duas perguntas: há quanto tempo puseste as plantas? Como sabes, são elas que irão consumir esses Nitratos. Talvez elas não estejam aí há tempo suficiente e ainda se estejam a adaptar, assim, não estão a consumir esses nitratos, explicando assim o porquê de eles estarem tão elevados.

A última a ser colocada foi à 3 dias, as outras têm sido plantadas aos poucos à duas semanas. Talvez sejam recentes demais… embora a Vallisneria americana já tenha duplicado de tamanho. Já a tive de podar duas vezes...

 

Porquê uma TPA uma vez por dia? Por causa dos Nitratos?

Sim. Para tentar baixar os valores dos nitratos, e mesmo assim sem sucesso...

 

- Não tens substrato fértil, assim as plantas não se vão safar. Pelo menos essas que tens aí não.

 

Esta do substrato fértil é que me está a dar dor de cabeça :smile2: … Tinha a ideia que as plantas que tinha colocado eram as indicadas para não ter substrato fértil… mas se tiver que por significa esvaziar por completo o aquário, arranjar sitio para por os peixes, e montar tudo de novo… não é uma coisa que me assuste muito, se for absolutamente necessário eu o farei.

 

- A iluminação que tens não me parece suficiente para manteres plantas, talvez anubias, mas... apesar de serem T5, não sei se 42 W chegam para 190 L de água...

 

Já vi, também com nos comentários, que a minha iluminação deixa muito a desejar. O que é que recomendas? Acrescentar mais 2 réguas de T5 de 14W? Em relação à temperatura é correcto os 6400K ou será melhor as novas réguas serem de outro espectro?

 

Muito obrigado a todos, e espero vir a aprender cada vez mais...

Editado por _stimpy_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Bem vindo ao Fórum!

 

O Aquário está muito bonito e muito bem conseguido! Não te posso dar nenhum conselho pois se não foi dito tudo, foi dito quase tudo para tentares resolver esse assunto dos No3!

 

Boa sorte e vai actualizando :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

Já vi, também com nos comentários, que a minha iluminação deixa muito a desejar. O que é que recomendas? Acrescentar mais 2 réguas de T5 de 14W? Em relação à temperatura é correcto os 6400K ou será melhor as novas réguas serem de outro espectro?

 

Muito obrigado a todos, e espero vir a aprender cada vez mais...

 

O teu aquário está muito giro, é pena nem todas essas plantas serem verdadeiras! ;) mas de certo que dás a volta a isso! ;) Essas "pedras" estão muito bem pensadas! Prevejo boas possibilidades para este aquário:) bom trabalho.

 

Quanto à luz, eu deixaria as calhas que tens, e acrescentaria (não sei se tens espaço) uma regua/calha de 54W (é uma T5 com 115 cm). Com os 42 W que já tens, é luz suficiente para o teu aquário.

 

Quanto à temperatura, os 6500 k são correctissimos a meu ver. O que podes fazer é combinar com outras de cores diferentes. No meu caso por exemplo tenho uma de 6500 k com uma grolux (tem um tom rosa e 8500 k, pessoalmente não gostei muito da cor, mas agora já está)

 

Como já tens 3 de 6500k podes acrescentar uma de 54 W com 8500 k, 5000k ou até mesmo 10000k. A partir de agora acho que é mais gosto pessoal do que outra coisa. a de 5000k tem um tom azulado, a de 8500 já vimos que é rosa e a de 10000 é bastante branca (espero não estar a dizer nenhuma asneira).

 

Realmente não sei se fará alguma diferença significativa à plantas, espera por mais opiniões.

 

Quanto aos bótias, também sou da tua opinião.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback...

Vou aumentar a iluminação acrescentando mais uma régua T5.

Em relação ao substracto fértil... será mesmo necessário. Ou consigo manter as plantas só com areia de sílica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já acrescentei mais uma régua T5 e voltei a fazer novas medições:

 

Temp 25.1

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 75 mg/L

pH - 7,0

Kh - 65ppm

 

Continuo com os mesmos valores de nitratos... ainda estão altos... os habitantes parece que não estão muito incomodados. Será que este valor, 75mg/L, eles aguentam? É que é o valor máximo do meu teste cromático, não sei se o valor real não poderá ser ainda mais elevado...O pH parece que estabilizou nos 7.0, embora eu gostasse que fosse um pouco mais ácido. Vou fazer outra TPA para tentar baixar os nitratos.

Editado por _stimpy_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste de nitratos (marca "Wave") foi comprado à cerca de 3 meses. A validade não vem na embalagem. Mas ele deve estar bom pois eu meço a água da torneira e dá-me 0mg/L de nitratos.

Em relação aos TPAs: posso fazer multiplos e consecutivos TPAs até baixar os níveis de nitratos para níveis aceitáveis? Isso não iria atrapalhar as colónias de bactérias, que devem estar ainda a instalar-se, visto que o aquário ainda é relativamente recente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto nunca fiz análise para os nitritos. Fiquei com a impressão que como eles são um processo intermédio do ciclo do azoto, e se tenho níveis altos de nitratos isso significa a presença em de bacterias do tipo nitrobacter que convertem NO2 em NO3, então poderia assumir que os níveis de nitritos estariam controlados pelas bacterias?

Estou correcto ou tenho que investir em mais um teste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que não, como tu dizes, o nitrito é um produto intermédio que poderá ser transformado em amónia ou nitritato. No nossos aquários o ciclo faz-se preferencialmente na direcção da formação de Nitratos.

 

Mas posso estar a dizer asneira, há quem perceba bem mais do que eu destas coisas...

 

Pessoalmente, eu investia num de amónia.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Na passada sexta feira fiz o teste de Nitratos e deu me valores muito altos, superiores a 75mg/L... já estava quase a desistir e a pensar fazer uma TTA (Troca Total de Agua), quando hoje passados três dias, repeti o teste e os valores eram na ordem dos 5mg/L ou inferior, e sem ter feito nenhuma TPA. Repeti várias vezes o teste para ter a certeza. Estes são os parametros da água actualmente:

pH: 7.0-7.5

NH3/NH4: 0

NO3: < 5 mg/l

KH: 3º (65ppm)

 

Acho que foram as plantas que começaram a "pegar"... enfim, este problema parece estar resolvido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma!

 

Vai testando todos os dias à mesma hora a concentração de NItratos. Temos muitas vezes tendência para confiar cegamente nos testes que compramos mas eles podem estar errados. Não há nada como o método cientifico, testar, duvidar, testar, duvidar, testar, comparar, pensar, discutir, conclusão!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.