cabombas


Eliezer costa

Recommended Posts

Boas Tardes

 

vou ver se consigo explicar o meu problema de modo correcto.

Adquiri a uns tempos (+- 2 meses) umas cabombas ate aqui tudo bem

tenho valls e agora à menos de 1 mês musgo java.

tenho luz inssuficiente (25W) e tenho estado a deitar co2 (caseiro) 1bps juntamente com fertelização macros e micros.

não estava ha espera que as cabombas crescecem tanto e tive de as podar. ora depois de ler acabei por cortar e plantar as podas.

o que aconteceu é que a meu ver ficou um pouco mais denso e que impede a luz de chegar ao fundo dando como consequencia as folhas de um ou dois pés junto ao areão começaram a ficar amarelas.

não realizei nenhuma alteração alem de as arrancar e apanhar todas as que iam caindo na tpa seguinte.

ora infelizmente propagou-se e na tpa seguinte tive de praticamente retirar folhas de quase todos os pés (elas continuavam a crescer bem...bem para ja estarem a presizar de outra poda)

por motivos de €empo não acrescentei nenhuma luz extra (hj ja fica com mais uma t8 de 15W) mas apareceu-me um pé que parece-me completamente morto está amarelo ate praticamente ao topo e esbranquiçado na parte inferior das folhas alem de estar completamente tombado...so as raizes pelo caule a impedem de estar sobre o areão...

  1. isto será só falta de luz
  2. de co2
  3. outra coisa?

ou será como eu ja li que ja tenho todos os pés mortos?

desculpem alguns erros ortograficos

se alguem tiver algumas "luzes" sobre o assunto agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive esse problema também da primeira vez que comprei cabombas. começaram a esbranquiçar pela base e uma depois da outra foram todas à vida. Passado uns tempos troquei a iluminação para mais W e diferentes kelvins e agora voltei a comprar. Como não tenho substrato fértil nem faço grandes fertilizações elas não desenvolvem muito mas estão a aguentar-se muito bem mesmo. Daí eu achar que fraca iluminação torna muito difícil a manutenção desta planta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, segundo me disseram as Cabombas são plantas um pouco delicadas..

 

Vamos pensar um pouco..

 

Isto é o que acontece durante o dia:

Se elas nao apanham muita luz, nao fazem corretamente a fotossíntese. O CO2, a meu ver, é util quado tens a quantidade certa de luz.. porque, caso contrario, as plantas nao vao ter capacidade para absorver o CO2 e transformar em Oxigênio (Fotossíntese)..

 

(isto é o que acontece durante a noite)

Durante a noite o processo é exatamente o contrário.. as plantas precisam de Oxigénio para transformar em CO2.. ou seja, se durante o dia nao produziram oxigênio, durante a noite apenas vao ter a àgua carregada de CO2 (que nao consumiram durante o dia) e nao o Oxigênio que precisam..

 

 

Bom, nao sei se ajudei, nem se o que disse faz é completamente verdade.. no teu lugar tentava retirar o CO2, à noite por um pouco de O2 (existem uns frasquinho pretos baratitos).. e se calhar tirar algumas plantas (mas mais luz talvez tambem ajudasse)

 

 

Boa sorte

CMOA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas...

quanto ao o2 como tenho peixes e eles não estão a arfar à tona da agua creio que estará bom...mas só mesmo experimentando...tenho mantido o co2 a bombar de dia e de noite por isso estou a deitar pouco...espero não ter de as perder todas...

obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eliezer

 

Vou tentar ajudar sem brincar, aproveita :)

Desliga o CO2 de noite, só serve para gastares CO2. Se queres ter qualquer coisa a mexer no aquário, mete O2. Mas se fizeres circulação em cima, nem isso precisas e escusas de ter mais uma bomba a meter ar e a fazer barulho a ti e aos peixes.

Há quem tenha 1bps, outros 2bps, até já li quem tenha 4bps. Eu uso "umas quantas", é dificil contar bolhas :) Ligas o CO2 uma hora depois das luzes, desligas uma hora antes. Outras fertilizações, tem atenção às dosagens.

Luz é importante, mas mais do que a quantidade de luz é importante os espectros. Que "Ks" tens? (Não me apetece ir ao outro tópico ler :) )

Eu não conheço bem as cabombas, mas se cortares na zona ainda verde e replantares não ganha raiz? Tipo, se de metade para cima a planta ainda está boa, cortas e replantas. Se tiveres outro aquário, faz uma plantação antes de replantares esse.

Se entretanto encontrar mais alguma coisa, ajudo +, foi o que me lembrei por enquanto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho day ligth...

segundo o que sabia na altura pareceu-me uma boa solução...(ja está em caminho as melhorias é tudo questão de €empo...)

o co2 estava ligado pelo facto de ser caseiro ao desligar à noite criava pressão e depois quando ligava 1h antes das luzes (quando saio de casa) ela tinha pressão a mais sendo impossivel regular pois á medida que perdia pressão deixava de passar e tinha de abrir mais a torneira etc..assim encontrei o meio ponto e regulei ficando em modo sempre ligado (gosto co2? sim mas tinha a 1bps e estava a testar este modelo de co2...vou experimentar o liquido)

quanto as cabombas segundo o que li sim elas voltam a ganhar raizes mas este pé foi rapido...estava à espera da proxima tpa para podar...

outro aquario...pois maria issus...:S

op que me mata são as valls que crescem como doidas...

ja na sei nada recomeçar tudo de novo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens isso regulado e não te convém desligar, não tem mal. Nada acontece por estar ligado e 1bps não é nada que faça mal. Movimenta bem a água em cima e o O2 não falta.

Para as podas ganharem raizes, não precisas de um aquário propriamente dito, precisas de um sitio onde as por. Um balde com areão no fundo...

Se estás a tratar da luz, força nisso. As plantas vão agradecer. Mas até lá tens que tentar salvar as plantas. Um recipiente, areia/areão, água, podas e eu até lhe dava luz do sol. Ganha algas, mas isso resolves na boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também uso Co2 caseiro e como não posso desligar tá sempre a bombar. Como tenho boa movimentação na superficie não é por aí que vem problema. Mas creio mesmo que é falta de luz o problema dessas cabombas, então se tiveres os pés todos juntos ou junto a alguma planta e a cabomba só receba luz (que já não é muita) nas folhas perto da superfície ainda pior... e se fizeres como disseram acima, ou seja, cortar pela metade e voltares a plantar vai ser pior neste caso porque a planta fica ainda mais longe da fonte de luz. day light pode ter kelvins decentes, não sei. vê na própria lâmpada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens isso regulado e não te convém desligar, não tem mal. Nada acontece por estar ligado e 1bps não é nada que faça mal. Movimenta bem a água em cima e o O2 não falta.

Para as podas ganharem raizes, não precisas de um aquário propriamente dito, precisas de um sitio onde as por. Um balde com areão no fundo...

Se estás a tratar da luz, força nisso. As plantas vão agradecer. Mas até lá tens que tentar salvar as plantas. Um recipiente, areia/areão, água, podas e eu até lhe dava luz do sol. Ganha algas, mas isso resolves na boa.

ja estou a tratar disso...ver se as reavivo...

obrigado pela ajuda e pela força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também uso Co2 caseiro e como não posso desligar tá sempre a bombar. Como tenho boa movimentação na superficie não é por aí que vem problema. Mas creio mesmo que é falta de luz o problema dessas cabombas, então se tiveres os pés todos juntos ou junto a alguma planta e a cabomba só receba luz (que já não é muita) nas folhas perto da superfície ainda pior... e se fizeres como disseram acima, ou seja, cortar pela metade e voltares a plantar vai ser pior neste caso porque a planta fica ainda mais longe da fonte de luz. day light pode ter kelvins decentes, não sei. vê na própria lâmpada!

 

Boas

 

A minha sugestão era cortar pela metade e replantar noutro sitio, para tentar salvar as plantas, não seria plantar ao lado. Assim se as do aquário morrerem, ele não perde as cabombas, tem onde ir buscar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da quantidade de dias que vais manter isso assim.

Movimentação na água seria bom, um pouco de fertilização também. Mas um garrafão é pequeno, tens que fazer as contas.

Mesmo estando quase a chover (e sim, aqui está sol), não deixa de ser luz solar, poupas no candeeiro. Mas volto a dizer que vais ganhar algas :)

Na rua, talvez até bloodworms :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep, eu tenho um vaso grande na rua. Quando há bloodworms os escalares e os discus até arregalam os olhos. Mas não convém tirares da água e dares logo diretamente, por causa dos parasitas dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais