Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)


Toutinho

Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

estou perdido agora

 

Não há nada para te perderes. Passo a explicar:

Se leres sobre lampadas e e luz vais entender que para plantas o melhor é tudo entre 4000 e 6500k. Por causa da temperatura de cor, fotosintese e imitar os K do sol.

Mas... há sempre um mas... Eis que surge algo que é um pouco contra-senso, uma lampada de 8500k q é feita especificamente para plantas. Trata-se daquelas leituras que dá cabo da moleirinha, porque lê-se uma coisa num sitio e depois existe outras soluções que parecem não ter lógica.

Perguntei a várias pessoas sobre isso e é verdade que existem diversas plantas, não existem só as HZs, ou só a Lemna Minor. Se é boa para todas as plantas? Não sei, mas no meu aquário tudo se tornou gigante com a conjuntura LUZ+CO2*TCH+ :)

A Grolux é "vermelha" e promove o crescimento, é adequada para colocares juntamente com uma lampada branca (luz do dia, daylight). Foi uma lampada desenvolvida em horticultura, nem sequer nasceu para aquários.

 

A questão é, se as plantas requerem luz entre 4000 e 6500k, porque uma lampada de 8500k promove o crescimento? Não tenho tantos conhecimentos que me permitam explicar isso, mas decidi apostar.

 

Foi uma decisão na qual apostei sem uma certeza concreta de a+b=c, mas sim acreditar que é uma boa lampada para aquário.

É como comprares um filtro, lês as caracteristicas, quem tem dá-te opinião daquilo que tem e compras um.

Confesso que depois de ler tanta coisa, avancei para uma compra baseada em quem já tinha plantados com sucesso. Na altura que comprei, li e pesquisei, mas também dei atenção a quem tem bem feito. Eu nem sabia o que era uma Grolux, até ter visto um tópico a falar disso... :)

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é que ja não percebo nada.

 

Se a 8000 é boa para plantas e 10000 faz uma luz fria e branca, por que raios precisamos das outras?

 

Não basta tipo

10000

8000

8000

10000

 

?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo, existem lampadas HQI de 14000k. Teoricamente sobre o que se lê sobre a luz, não faz sentido, certo?

 

Mas se perguntarem a quem tem, as plantas crescem imenso. HQIs foi a sensação das luminárias, até a conta da luz se tornar um tormento.

 

Honestamente não sei explicar melhor. Como disse, na altura li e pesquisei bastante e por fim além do que aprendi, também me tomei como coorecto/base tópicos de aquários plantados, membros antigos e aquários com vários anos e com sucesso nas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é que ja não percebo nada.

 

Se a 8000 é boa para plantas e 10000 faz uma luz fria e branca, por que raios precisamos das outras?

 

Não basta tipo

10000

8000

8000

10000

 

?

 

era exactamente aqui que eu queria chegar

 

Não há nada para te perderes. Passo a explicar:

Se leres sobre lampadas e e luz vais entender que para plantas o melhor é tudo entre 4000 e 6500k. Por causa da temperatura de cor, fotosintese e imitar os K do sol.

Mas... há sempre um mas... Eis que surge algo que é um pouco contra-senso, uma lampada de 8500k q é feita especificamente para plantas. Trata-se daquelas leituras que dá cabo da moleirinha, porque lê-se uma coisa num sitio e depois existe outras soluções que parecem não ter lógica.

Perguntei a várias pessoas sobre isso e é verdade que existem diversas plantas, não existem só as HZs, ou só a Lemna Minor. Se é boa para todas as plantas? Não sei, mas no meu aquário tudo se tornou gigante com a conjuntura LUZ+CO2*TCH+ :)

A Grolux é "vermelha" e promove o crescimento, é adequada para colocares juntamente com uma lampada branca (luz do dia, daylight). Foi uma lampada desenvolvida em horticultura, nem sequer nasceu para aquários.

 

A questão é, se as plantas requerem luz entre 4000 e 6500k, porque uma lampada de 8500k promove o crescimento? Não tenho tantos conhecimentos que me permitam explicar isso, mas decidi apostar.

 

Foi uma decisão na qual apostei sem uma certeza concreta de a+b=c, mas sim acreditar que é uma boa lampada para aquário.

É como comprares um filtro, lês as caracteristicas, quem tem dá-te opinião daquilo que tem e compras um.

Confesso que depois de ler tanta coisa, avancei para uma compra baseada em quem já tinha plantados com sucesso. Na altura que comprei, li e pesquisei, mas também dei atenção a quem tem bem feito. Eu nem sabia o que era uma Grolux, até ter visto um tópico a falar disso... :)

 

posso te dizer assim rapidamente sem pesquiza, por isso sem muito palavriado tecnico, as plantas são seres multicelulares(ahhhh) como tal têm muitas celulas, nem todas são clorofila, que nós vemos verde porque ela NÃO absorve esse comprimento de onda

avançando

todos os comprimentos de onda são necessarios para as plantas se desenvolverem bem

e embora o espectro da luz solar contenha o vermelho este é pouco eficas, as plantas têm celulas que necessitam (usam) esse comprimento de onda, é o que difere as plantas de diferentes sitios crescimentos diferentes. o que a lampada 8000K promove é esse crescimento, mas terá de ser apoiada pelas outras entre os 4000 e os 6500k obrigatoriamente ou não iras ter grande sorte

 

o problema é não se pode misturar as 8000 com as 10000K porque as plantas não absorvem nenhuma(muito pouco eficiente) das 10000k e as 8000k sozinhas fazem muito pouco

 

a meu ver um aquario necessitaria apenas de lampadas entre as 4000 e 6500K e uma de 10000 para não nos ferir os olhos.

a não ser que tenhas uma estufa para plantas e nesse caso esquece a 10000...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era exactamente aqui que eu queria chegar

 

 

 

posso te dizer assim rapidamente sem pesquiza, por isso sem muito palavriado tecnico, as plantas são seres multicelulares(ahhhh) como tal têm muitas celulas, nem todas são clorofila, que nós vemos verde porque ela NÃO absorve esse comprimento de onda

avançando

todos os comprimentos de onda são necessarios para as plantas se desenvolverem bem

e embora o espectro da luz solar contenha o vermelho este é pouco eficas, as plantas têm celulas que necessitam (usam) esse comprimento de onda, é o que difere as plantas de diferentes sitios crescimentos diferentes. o que a lampada 8000K promove é esse crescimento, mas terá de ser apoiada pelas outras entre os 4000 e os 6500k obrigatoriamente ou não iras ter grande sorte

 

o problema é não se pode misturar as 8000 com as 10000K porque as plantas não absorvem nenhuma(muito pouco eficiente) das 10000k e as 8000k sozinhas fazem muito pouco

 

a meu ver um aquario necessitaria apenas de lampadas entre as 4000 e 6500K e uma de 10000 para não nos ferir os olhos.

a não ser que tenhas uma estufa para plantas e nesse caso esquece a 10000...

 

Pronto, é isso que eu não sabia, estás a ver :)

Sobre juntar as lampadas, sim, eu sabia porque já me tinham explicado. No caso da 8500k junta-se com a de 6500k, já tinha lido e fiz.

As lampadas de 10000k até são usadas nos aquários salgados, nem são especificas para água doce, também sei que só servem para nós, para embelezar as cores do aquário.

 

Eu não sou entendido em fisica e quimicas (nem biologias e ciências). O que quis dizer é que fiz segundo aquilo que li e aprendi que há feito.

A minha área de estudo foi economia e técnicas empresariais :)

 

Há coisas que eu pesquiso e leio e procuro quem tem com sucesso, não tenho conhecimentos para avançar eu com uma técnica inovadora que permita dizer que fiz ou inventei. Mas volto a dizer que com 4x39w + CO2 + TCh+ obtive plantas enormes, com saude, caules grossos e folhas enormes (em tamanho e quantidade). Na minha calha, ligando as lampadas 2 a 2, tenho a 8500 a ligar com a 6500 e a 4200 com a 10000k. Não liguei se estão mais à frente ou atrás. Disseram-me para começar à frente pela 10000k e fiz.

 

Em muitos assuntos sigo quem sabe mais, mesmo que por vezes seja um pouco contra-senso com o que se lê. Se fosse a fazer por aquilo que eu sabia, sem que me ensinassem, a esta hora tinha um aquário com pintarolas no fundo, peixes ao molho, sem ciclo e a lavar o aquário uma vez por semana :lol:

 

Mas sim, agora aprendi :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Há coisas que eu pesquiso e leio e procuro quem tem com sucesso, não tenho conhecimentos para avançar eu com uma técnica inovadora que permita dizer que fiz ou inventei. Mas volto a dizer que com 4x39w + CO2 + TCh+ obtive plantas enormes, com saude, caules grossos e folhas enormes (em tamanho e quantidade).

 

Sabes fazer isso melhor que eu, e tens mais conhecimentos que eu, garanto-te :D

 

8000K fazem isso caules grossos

 

6500K folhas e crescimento (para mim o mais importante)

 

utilizando a tua disposição de luz (e sabendo de K não são W) eu colocaria as 6500 com mais W...as outras relativamente mais fracas...

esta é a minha opinião claro...ja sabem que eu so digo asneiradas xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando mais sei só sei que nada sei...

 

Minis???Não posso ainda estou a trabalhar, era bonito, levantar o telefone pressionar o short number e pedir uma mini, ui que barraco.

 

ja fiz pior quando estava a fazer de segurança e telefonista ao mesmo tempo

 

estava a falar com a minha maria ao telefone e pare para atender outra chamada...resultado

"sim diz amor"...0.o...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha 2 dias que está uma encomenda minha nos CTT e não recebi aviso nenhum. Estou pior que estragado. se a estação tivesse aberta, fazia agora um escândalo... Assim so tenho vontade de atirar um tijolo e buscar o que é meu... Fdps

 

Ai que estou a ferver grgrgrgrgr

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens sorte...

a minha chegou a casa com a minha encomenda do toutinho e depois de tentar espremer aquilo na caixa do correio la tocou à campainha e disse a minha mulher, isto deitou agua, é normal?...0.o

nem digo mais nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes fazer isso melhor que eu, e tens mais conhecimentos que eu, garanto-te :D

 

8000K fazem isso caules grossos

 

6500K folhas e crescimento (para mim o mais importante)

 

utilizando a tua disposição de luz (e sabendo de K não são W) eu colocaria as 6500 com mais W...as outras relativamente mais fracas...

esta é a minha opinião claro...ja sabem que eu so digo asneiradas xD

 

Ter mais W em que sentido? Mais lampadas 6500k?

 

Não te menosprezes, quer dizer, estás a explicar-me que 800ok faz os caules + grossos e 6500k folhas e crescimento e dizes que sei mais que tu? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja fiz pior quando estava a fazer de segurança e telefonista ao mesmo tempo

 

estava a falar com a minha maria ao telefone e pare para atender outra chamada...resultado

"sim diz amor"...0.o...

 

LOOOOOOOOOOOOOOOL

 

Aqui na loja é eu a dizer "Boa tarde" às 10 da manhã e carregar nas memórias e em vez de ligar para onde quero, atende outra marca e eu nem dou hipotese a dizerem nada. Faço o pedido até ao fim e dizem-me "Pois, mas isso aqui nós não temos...." LOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens sorte...

a minha chegou a casa com a minha encomenda do toutinho e depois de tentar espremer aquilo na caixa do correio la tocou à campainha e disse a minha mulher, isto deitou agua, é normal?...0.o

nem digo mais nada

 

Já trataste das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.