Iluminação led em aquário plantado.... ajuda


Recommended Posts

Boa noite pessoal do forum...

Possuo um aquário adquirido de um amigo com 200*60*70cm(comp.*larg.*alt.), o qual estou a pensar montar um plantado de plantas de fácil e media manutenção...agora vêem as duvidas...Que tipo de iluminação usar para este comprimento e para esta altura??

Depois de muito ler aqui pelo forum e por outros lados também, acabei por ficar quase na mesma. A minha ideia é utilizar estes leds:

http://imageshack.us...696/led10w.jpg/

Gostaria sinceramente que opinassem e peço a ajuda dos membros que tenham alguma experiencia em concreto que me possam ajudar.

Em relaçao aos leds sao 10w 6500k 700 / 900 lumens com respectivo driver. Aminha ideia era criar uma calha com dois metros e utilizar 10 destes leds em conjuntos de dois tipo o esquema:

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

led---------------------led----------------------led------------------------led----------------------led

l l l l l

l l l l l

l l l l l

led----------------------led----------------------led-----------------------led----------------------led

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sera que a iluminaçao é alguma coisa de jeito???? é trabalho e dinheiro pra nada??? qual a capacidade destes leds para 70cm de profundidade? sera suficiente? Virão a satisfazer as necessidades das plantas?? junto com co2 é claro...

Agradeço desde ja a paciencia e aguardo respostas.

 

 

Cumprimentos

Pedro solas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Eu tenho o sistema da TMC que usa leds de 7w e o meu aqua é 150x60x60, de facto essa altura de 70cm com leds deixa-me bastantes dúvidas, mas tb se fizeres injecção de CO2 necessitas de menos intensidade de luz pois as plantas redirecionam a energia.

 

No teu caso não é o problema do comprimento. será mesmo a altura, eu no meu tenho 30 Leds e utilizo 3 "focos" em forma de quadrado dispostos lado a lado.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

É assim quando se fala de 70cm de altura na pratica nunca é isso.... vamos considerar 60cm contando com areão e o resto do aqua que não se enche biggrin.png' alt=':biggn:'> conheces estes leds??

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses leds não conheço, mas se são de 10w devem ser mais potentes que os meus, mas tem atenção que é recomendado que à frente do led tenhas uma lente para ampliar o ângulo da iluminação, se não o que vai acontecer é uma iluminação demasiado focalizada, obrigado-te a teres mais leds ao longo do comprimento do aqua

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Uma radiaçao nos 6500K com 700 lm cada LED em princípio servem. Agora tens que ter atençao ao angulo em que essa luz é emitida. Faz um projecto em papel com as devidas medidas e desenha o angulo da luz emitida de cada LED. Isto interessa muito porque junto ao substrato tens uma area iluminada por cada LED e a medida que vais subindo tens outra. Se os LED ficarem muito dispersos arriscas-te a ficar com zonas sem luz para as plantas junto a superficie. Isto tb e útil para calculares a quantidade de LED necessario.

 

Espero ter acrescentado alguma coisa.

Cumprs.

Aires

 

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora onde foste buscar essa informação sobre esse LED e driver (parece ser uma fonte de alimentação) e deve dar para um e ou dois LED.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

A imagem e a informaçao foi tirada da pagina do ebay do vendedor

É assim eu comprei o conjunto igual á imagem e acho que so da mesmo so para um led.

Sabes qual o comportamento destes leds??? conheces???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao conheço e para conhecer as caracteristicas tecnicas convem tirar o datasheet do mesmo do site do fabricante ou de outro site que o tenha. Se isso vier empacotado com alguma referencia sera possivel obter é que os LED que conheço normalmente nao tem nenhuma referencia ao contrario da maioria dos componentes electrónicos.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10W não significa nada e pelos poucos dados que dás (700/900 lumens) são menos potentes que os do jpospr. Os holofotes que ele utiliza, têm, cada um, entre 3000 e 3500 lumens num total de 9000 a 10500 lumens (o que mais do que um projetor multimédia profissional de auditórios). Cada holofote dele gasta 30W (não é 7W amigo :)... tens leds de 3W cada. Um holofote leva 10... da 30W) num total de 90W. São bons? São. São caros? Ui Ui. Quanto à penetração, tenho sérias dúvidas com 70cm de profundidade. Se o preço dos leds não fosse tão alto, dizia-te... experimenta e logo vês mas é chato gastar uma fortuna em leds e depois o resultado não é grande coisa.

 

Posto isto, digo-te que tenho um aquário de 60x30x35 e tenho 10 Leds Cree XP-G 1500 R6 (3W por led) montados a 7cm de altura (num total de 45cm do fundo do aquário) com um espaçamento de 6cm cada e funciona perfeitamente com plantas que pedem muita luz. Inclusive tenho uma planta (E.Tenellus) que tem algumas folhas cor de cobre/avermelhadas que é uma situação que só acontece quando existe luz intensa disponível portanto sei que funciona.... mas os meus leds estão a metade da distância que os teus irão estar. Eu também utilizo lentes de 43 graus para concentrar a luz e não deixar espalhar demasiado.

 

Boa Sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Eu tambem me ando agora a aventurar nas calhas de led, mas concordo com o "TonyCh" penso que usando leds mais fracos como 3 ou 5 w mas em maior quantidade te dê maior rendimento e te uniformise melhor a luz.

 

Quanto aos leds cree sao demasiado caros para o que rendem, tens por exemplo algo como estes que sao bem mais baratos, podem e' ter uma eficiencia energetica mais baixa mas tambem a diferença deve ser pouca.

 

3W High Power LED White/Cool White/Cold White Star Emitter 140-200LM

ou

5W High Power LED White 260-290LM

 

Penso que os que fiquem economicamente mais rentavens serao os de 3w.

 

 

O que e' que voces acham?

 

um aparte, o que é que voces acham de isto como calha?

 

http://www.satisled.com/power-led-aluminum-heatsink-groove-cast-reflector-60cm-p-891.html

 

dcc

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.