Encher aquários for dummies


rdomingu3s

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Há muito tempo que sigo este forum porque queria dar início à pratica deste hobby. Depois de muito ler, decidi neste fim de semana dirigir-me a uma loja especializada no tema e adquiri um aquário (46,5*30,5*30), um filtro externo eheim classic, um termostato de 75watts também da eheim, um luminária com 38 watts, um substrato de 2,5kg da JBL e um areão preto que lá havia (não sei qual a origem dos sedimentos).

 

Depois de andar à luta para montar o filtro e de ter estudado a melhor forma de distribuir o termostato e os tubos do filtro decidi preencher o fundo com o substracto e por cima o areão. Na minha perspectiva de dummy, aquilo até tinha bom aspecto, mas quando decidi verter àgua lá para dentro acontenceu um problemazinho...

 

Conforme deitei àgua lá para dentro, a àgura ficou automaticamente turva, cor de terra, ao início até pensei que pudesse ser do areão mas à medida que o tempo passou e alguns sedimentos se depositaram eu verifiquei que era mesmo substrato. Mural da história, acho que deitei àgua com demasiada força o que fez revoltar o fundo.

 

Às páginas tantas decidi abortar a montagem porque o areão misturou-se irremediavelmente com o substracto, acho que vou ter de comprar novo areão e tentar de novo.

 

O que vinha aqui pedir, às pessoas experientes deste forum é que me ajudassem partilhando a vossa técnica de colocar àgua dentro do àquario sem "levantar demasiada poeira".

 

Obrigado pela vossa partilha.

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então podes sempre usar uma mangueira de ar e colocar o garrafão/balde a uma altura mais alta do que o aquário, dás uma chupadela e lá vem a água.

 

Demora um pouco, mas o teu aquário não é muito grande

 

Foi assim que enchi o meu de 240 L

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete um prato em baixo.

Recomendo tambem passar o areão por água e o substracto antes de colocar no Aqua.

É natural que nos primeiros dias o aquário permaneça com água turva.

Dá-lhe tempo para estabilizar. Duas semanas.

Passar o substracto por agua nao vai tirar os nutrientes? Ou so mesmo se o lavar bem lavadinho é que tira?=s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sbstrato se for fertil poderá ter uma passagem rápida por água apenas para retirar eventuais poeiras, mas nada mais que isso

 

Vai mesmo depender do substrato fértil alguns não convêm mesmo nada passar por água senão lá se vai o ganha mijaretes :) Diria mesmo que nos férteis não estou a ver a vantagem de passar por água...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso com uma mangueira/tubo de 4mm enche devagarinho e não levanta nem um pózinho. É preciso é ter paciencia. Como o meu é de 60L, meti um balde de 20L acima do nível do aquário e coloquei o tubo... passados 30 minutos, voltava, trocava o balde e pronto... em 3x estava feito e tudo perfeitinho.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que nenhum substrato de marca conhecida se deve passar por água (ex. da ADA e Elos). Dizem mesmo nos pacotes para NÃO passar.

Areias admito que se deva passar.

Agora sub. rertil passar por água acho no minimo irónico: gastamos dinheiro para comprar "pedras com nutrientes" e depois lavamos? :)

Lá está, vê-se de tudo, pelo que se me derem um exemplo de um fértil onde isso é aconselhado eu passo a acreditar :tongue:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai Tony Tony quando tiveres um aquário de 540L quero ver-te 1 semana sentado à frente do aquário à espera que ele encha!!

 

aí é diferente... pegava numa mangueira ligado à torneira, abria tipo conta gotas e deixava encher durante um mês... quando tivesse cheio, já tinha ciclo feito e tudo. Queres melhor? :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.