Ictio persistente


Paul

Recommended Posts

POis é, um dia havia de ser a minha (dos meus peixes) vez de ter ictio. Já mantenho aquários hà 6 anos e nunca tive nada, mas agora...

 

Reparei nos pontos brancos na 4a feira dia 9, no dia a seguir comprei esha exit e apliquei o tratamento de um dia. No meu caso, tendo um aquário com 200 L utéis, apliquei 40 gotas e aumentei a temperatura para 30º.

 

Como tive que me ausentar 3 dias, quando voltei (esta segunda feira) e vi que não havia diferenças, comecei com o tratamento de 3 dias. 40 gotas na segunda, 20 na terça + 5 colheres de sopa de sal, 20 gotas hoje.

 

Desde a segunda feira dia 7 que não faço TPA.

 

No entanto cada vez tenho mais peixes afectados e os que já estavam estão piores.

 

Os bótias foram os primeiros. Agora um deles anda sempre escondido (não o vejo há 2 dias), e o outro tem a respiração muitissímo ofegante, apesar de continuar a tentar alimentar-se.

 

Neste momento também já tenho cardinais e barbos tigres a aparecer com pintas.

 

Os testes (PO4, NO3 e NH4) deram todos normais

 

Quanto tempo demora esta doença a passar? Fiquei na impressão que seria de relativa facilidade a tratar.

 

Que mais posso fazer?

 

Obrigado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho, ainda tentei tirar fotos mas eles andam stressados e escondem-se logo.

 

Mas o aspecto é exactamente este:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/File:ClownLoachesWithIch.JPG

 

http://www.google.pt/imgres?um=1&hl=pt-PT&sa=N&biw=1203&bih=826&tbm=isch&tbnid=-5LFvqmg00tFxM:&imgrefurl=http://www.melhorpeixe.com/ictio.html&docid=_dJ10kM_w54JoM&imgurl=http://www.melhorpeixe.com/wp-content/gallery/ictio/ictio.jpg&w=320&h=236&ei=gA-2T4ygDqml0QXi2PG4Cg&zoom=1&iact=hc&vpx=282&vpy=161&dur=383&hovh=188&hovw=256&tx=140&ty=107&sig=109431675635378802808&page=1&tbnh=152&tbnw=188&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:1,s:0,i:72

 

Os sintomas também coincidem com os da doença:

 

Coçam-se ao fundo e aos troncos

Letargia

Respiração ofegante

Não se alimentam bem

 

Eles parecem me estar ligeiramente melhores, vou continuar o tratamento prolongado da esha até hoje à noite (será a última dose) e ver como é que a situação evolui durante o fim de semana.

 

Tenho o aquário a 30º há uma semana, deitei 5 colheres de sopa de sal (são 200 L de água) na 3ª

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os procedimentos estão correctos, em relação à temperatura mede pelo termómetro e não pela temperatura marcada no termostato, para teres a certeza que estás na temperatura certa. O tratamento com sal e aumento de temperatura é indicado para 3 semanas, 22 dias pois é o tempo que leva a incubação do parasita o aumento da temperatura faz dissolver a gelatina dos ovos e mata-os

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer uma tpa, com uma boa sinfonagem, no fundo, pode ajudar a diminuir o numero de parasitas no aquário. Confirma que tens mesmo o aquário acima de 30º. Pois o tratamento que estas a fazer esta correcto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dois termómetros que tenho no aquário (um de vidro, e o outro vem colado ao aquário) indicam 30º.

 

No caso da TPA, devo repor a dose de medicamento correspondente?

 

Obrigado pela ajuda malta!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei como ajudar melhor do que já fizeram, mas quero colocar uma questão. No caso do sal, há animais que não o suportam. As Bótias não se inserem nesse grupo?

Se fizeres TPA a dose de medicamento existente na água diminui. Faz a TPA antes da colocação do medicamento.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul

 

Atenção com as TPA's e o ictio, TPA's podem levar a uma quebra de temperatura momentânea, se não conseguires garantir a entrada de água a 30ºC é preferível que não faças TPA's nenhumas durante a fase de tratamento, até pq fica difícil de saber que quantidade de medicação deves repor tal como a quantidade de sal que saiu com a TPA.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também estava com essa dúvida.

 

Tenho andado a controlar os parametros, para já tudo normal. Acho que só vou fazer TPA quando os niveis de nutrientes (amónia também) começarem a subir.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres o filtro bem dimensionado não vais ter picos de amónia certamente, poderá é ter acumulação de Nitratos caso não tenhas plantas

 

Quanto a isso não há problema! Tanto a nivel de plantas como de filtragem!

 

Isto tem tudo para correr bem! :)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar enganado, mas sempre que tive ictios fiz tpa, dado que ovos vão para o areão, e é uma maneira de diminuir a sua proliferação. Sempre foi a primeira coisa que fiz, tpa com uma boa sinfonagem.

Aquecer água para a tpa, para não haver variação de temperatura.

O sal não uso dado que é prejudicial para peixes sem escamas, como as corydoras.

O medicamento, se ao final de 3 dias não esta a resultar ele vai ter de voltar a repetir a dose, logo não faz diferença a tpa. Além disso interligado, a debilidade dos animais, para não haver mais azar, eu faria uma tpa.

 

Até porque ele já esta com ictios a 1 semana e não esta a passar. Fazia mesmo a tpa e repetia a dose, o sal depende dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Ontem de manhã tive de me ausentar de casa, só voltarei logo à noite. No entanto, antes de sair os peixes parecem me sinceramente melhores. Um dos bótias já andava cá fora a comer e com bastantes menos pintas. Estou um pouco mais preocupado com o outro porque não o vejo hà 3 ou 4 dias, mas ele sempre foi mais tímido do que o outro...

 

Vamos lá a ver como está tudo quando chegar a casa!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noticias,

 

Ontem cheguei a casa e a minha colega de casa avisou me logo que os dois bótias andaram o dia todo a passear e estão "Spot free"!! :)

 

De facto fui espreitar o aquário (as luzes estavam apagadas) e não vi sinais de pintas.

 

Infelizmente perdi um Cardinal, mas como ele já era velhinho e estava com ictio, já estava mais ou menos à espera.

 

Agora é manter o aquário a 30º mais uns 10 dias e acho que vai ficar tudo bem!

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Não sei se é melhor eu começar outro tópico, mas cá vai...

 

Notei que um dos barbos tigres está visivelmente descolorado, e um pouco menos activo mas até agora são os únicos sintomas que apresenta. Também tem dois pontinhos de ictio, mas como todos os peixes estão a perder as pintinhas, não sei se será um sintoma desta doença ou de outra. Aqui vão as fotos

 

DSCN7074.jpg

 

DSCN7075.jpg

 

DSCN7082.jpg

 

DSCN7079.jpg

 

Só com este sintoma é díficil de ver o que será, talvez alguém tenha experiência com esta situação.

 

Todos os parâmetros continuam dentro do normal!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais